Sobre a Revista

Foco e Escopo

Management Control Review (MCR) é uma publicação acadêmica de periodicidade semestral, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Controladoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que tem como objetivo divulgar trabalhos científicos no formato de artigo, envolvendo temas relacionados à área de Controle de Gestão.

O foco central da revista é publicar artigos originais e inéditos. Seu público-alvo são professores, pesquisadores e estudantes da área de ciências contábeis, administração e áreas correlatas.

A Management Control Review publica anualmente pelo menos 8 artigos nos seguintes idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

Os temas contemplados por este periódico são:

  • Estrutura Conceitual do Controle de Gestão;
  • Funções e Estrutura Organizacional da Controladoria;
  • Institucionalização dos Controles Gerenciais;
  • Mensuração de Desempenho e Controle de Gestão em Mercados Emergentes;
  • Avaliação de Desempenho em Diferentes Desenhos Organizacionais;
  • Medidas de Desempenho Financeiras e Não-Financeiras;
  • Sistemas de Incentivo e Compensação;
  • Desempenho Gerencial e Organizacional;
  • Mudanças no Controle Organizacional;
  • Avaliação de Desempenho de Companhias, Unidades de Negócios, Equipes e Indivíduos.

A cobertura temática de Management Control Review possui as seguintes classificações:

6.02.04.00-1 (CNPq)

M41 (JEL)

Processo de Avaliação pelos Pares

Antes de serem enviados para o processo de avaliação por pares, os artigos submetidos para Management Control Review são analisados por software de detecção de plágio. O processo de avaliação pelos pares é composto por quatro etapas distintas:

Etapa 1 – Recepção do artigo: Nesta etapa é verificada a consistência dos dados cadastrais da submissão, bem como o atendimento às normas de submissão estabelecidas pela revista.

Etapa 2 – Desk Review: Nesta etapa o Editor Responsável verifica o enquadramento do artigo no escopo da revista, seu formato e conteúdo.

Etapa 3 – Avaliação por pares: Nesta etapa o Editor Responsável encaminha o artigo para dois avaliadores AD-HOC (Double Blind Review). Os avaliadores não poderão ter nenhum tipo de conflito de interesses. Após o recebimento dos pareceres, é verificada sua consistência. Caso haja divergência, o artigo é encaminhado para um terceiro avaliador.

Etapa 4 – Decisão Editorial: A partir dos pareceres dos avaliadores, o Editor Responsável comunica a decisão tomada, que pode ser uma das três opções abaixo:

Aprovação (o artigo foi aceito para publicação);

Revisão (o artigo precisa ser revisado/corrigido considerando os comentários/exigências dos avaliadores);

Reprovação (o artigo não foi aceito para publicação).

 

DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO

 

Para nortear o processo de avaliação dos artigos recebidos, Management Control Review considera os seguintes aspectos:

 - Originalidade do artigo;

- Clareza do objetivo no corpo do texto;

- Consistência teórica e a qualidade da revisão da literatura;

- Organização e qualidade do texto;

- Contribuição do artigo para a área;

- Adequação dos procedimentos metodológicos;

- Consistência e profundidade da análise dos principais achados;

- Profundidade e alcance das conclusões e contribuições.

Periodicidade

Management Control Review é uma publicação semestral da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Como parte integrante de sua política de livre acesso, Management Control Review não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, revisão ou publicação de artigos.

Política de Arquivamento

A política de arquivamento desse periódico é realizada por meio da Rede Cariniana que utiliza o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford e que consiste na preservação digital distribuida, espalhando as cópias dos documentos digitais em locais geograficamente dispersos por meio das caixas LOCKSS distribuidas as instituições parceiras, assegurando a preservação digital dos periódicos eletrônicos.

É possível conferir o arquivamento da revista via Rede Cariniana/LOCKSS no site The Keepers.

Indexadores/ Diretórios

Atualmente, Management Control Review está listada nos seguintes indexadores/diretórios:

Diadorim

Google Scholar

IBICT/SEER

Latindex

LivRe

Portal de Periódicos CAPES

Sistema QUALIS da CAPES

Declaração de Conduta e de Boas Práticas

Management Control Review está inserido no contexto das Boas Práticas de Publicação Científica preconizadas pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (ANPAD) compartilhando o entendimento de que o processo de editoração é um relevante serviço prestado para professores, pesquisadores, estudantes e demais profissionais da área com a finalidade de proporcionar o acesso ao conhecimento.

Detecção de Plágio

A Management Control Review utiliza a ferramenta de detecção de plágio www.duplichecker.com. A responsabilidade pelo plágio é dos autores. Em caso de detecção antes da publicação, o artigo será devolvido. Caso a detecção ocorra após a publicação, a revista se reserva o direito de notificar os autores e retirar o artigo, caso o problema não seja solucionado.

Declaração de Ética e Imperícia da Publicação

A Management Control Review entende que a adoção de padrões éticos é uma prática fundamental no seu processo de editoração, e por isso adota os seguintes padrões:

1. Padrões Éticos para Editor

a) Decisão Editorial

A decisão sobre os artigos que serão publicados é responsabilidade do editor da Management Control Review. As decisões de publicação levam em consideração a originalidade, consistência teórica, profundidade e abrangência das conclusões e contribuição do artigo para a área. Além disso, o editor considera as políticas do conselho editorial da revista e os aspectos legais, tais como violação de direitos autorais e plágio.

b) Avaliação Objetiva

O editor deve avaliar os artigos submetidos para Management Control Review considerando seu mérito acadêmico. Não haverá qualquer preconceito sobre raça, crença religiosa, nacionalidade ou qualquer outro aspecto que não esteja vinculado conteúdo do artigo.

c) Confidencialidade

O editor responsável e todos os membros da equipe editorial da Management Control Review não devem divulgar nenhuma informação sobre os manuscritos submetidos, exceto aos autores, revisores e membros do conselho editorial.

d) Conflitos de Interesse

Informações, dados ou qualquer outro tipo de material divulgado em um artigo submetido à Management Control Review nunca devem ser usados pelo editor em suas pesquisas autorais. Informações ou ideias devem ser mantidas em sigilo e nunca devem ser usadas para obter vantagem pessoal. O editor deve recusar-se a considerar manuscritos, se tiver conflitos de interesse resultantes de disputas acadêmicas, colaboração, relações pessoais ou conexões com autores, empresas ou instituições que possam estar relacionadas aos artigos.

e) Cooperação em Investigações

O editor de Management Control Review deve tomar medidas de resposta apropriadas caso ocorram queixas éticas em relação a artigos submetidos ou publicados. Essas medidas devem contemplar desde o contato com o autor do artigo para a consideração das alegações da queixa, até, caso necessário, novos contatos com instituições e órgãos de pesquisa. Caso a queixa seja acolhida, a devida correção, retratação, manifestação de preocupação ou outra nota será publicada.

2. Padrões Éticos para Revisores

a) Contribuição para a decisão editorial

A avaliação cega realizada pelos revisores dá suporte ao processo decisório do editor, bem como fornece subsídios relevantes aos autores para aprimoramento dos artigos submetidos para Management Control Review. O processo de revisão por pares é considerado fundamental para a condução do fluxo das comunicações acadêmicas.

b) Rapidez

O revisor designado que não se sentir qualificado para revisar um artigo submetido ou que não tenha disponibilidade para fazer a revisão dentro do período de tempo estabelecido, deve notificar o editor.

c) Confidencialidade

Os artigos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos sigilosos pelos revisores, não devendo ser mostrado, discutido nem compartilhado com outras pessoas.

d) Objetividade

As revisões devem ser imparciais e objetivas. Críticas pessoais ao (s) autor (es), ou ao objeto da pesquisa é inadequada e não deve ser expressa nas revisões. Os revisores devem expressar suas opiniões de forma clara e acompanhada da devida fundamentação.

e) Completude e originalidade das fontes

Os revisores devem apontar publicações relevantes que não tenham sido citadas originalmente pelos autores. Afirmações, observações ou argumentações devem ser acompanhadas de citação relevante. Os revisores também devem apontar eventuais semelhanças ou sobreposições substanciais entre o artigo que esteja sendo revisado e outro artigo já publicado do qual tenha conhecimento pessoal.

f) Conflitos de interesse

Informações, dados, documentos ou qualquer material divulgado em um artigo submetido para Management Control Review nunca devem ser usados por revisores sem o consentimento expresso por escrito do autor. Informações privilegiadas ou ideias obtidas através do processo de revisão de artigos submetidos devem ser mantidas sob sigilo e não devem ser usadas para obtenção de vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar artigos com os quais tenham conflitos de interesse resultantes de disputas acadêmicas, colaboração, relações pessoais ou conexões com autores, empresas ou instituições que possam estar relacionadas aos artigos.

3. Padrões Éticos dos Autores

a) Padrões dos relatórios

Os autores de artigos que contenham pesquisa original devem apresentar um relatório preciso, bem como uma discussão objetiva de seu conteúdo. Um artigo deve apresentar informações detalhadas sobre os aspectos operacionais da pesquisa, bem como possuir referências suficientes para permitir futuras reproduções. Declarações que não tenham teor verdadeiro ou que sejam intencionalmente imprecisas são antiéticas e inaceitáveis

b) Acesso a dados

É possível que dados brutos de artigos em avaliação sejam solicitados para revisão editorial. Estes devem estar organizados para acesso público, quando solicitados, e devem ser retidos por um tempo razoável após a publicação.

c) Originalidade e Plagiarismo

O Plágio, em qualquer uma de suas formas, é considerado um comportamento antiético e inaceitável. Os autores devem certificar-se de que os textos de seus artigos sejam inteiramente originais e que o uso do trabalho e/ou de palavras de terceiros tenha sido devidamente citados. O plágio pode ser referir tanto a submeter um artigo de outro autor como seu, bem como copiar/parafrasear partes do artigo de outro autor sem citá-lo. O uso de palavras e dados dos autores referentes a artigos já publicados sem a devida citação é considerado autoplágio.

d) Padrões da Submissão de Artigos

Relatórios de uma pesquisa específica não devem ser submetidos para publicação em mais de um periódico. Submeter o mesmo artigo para publicação simultaneamente para mais de um periódico é um comportamento antiético e inaceitável.

e) Reconhecimento das Fontes

O reconhecimento devido ao trabalho de terceiros é uma obrigação dos autores. Devem ser citadas todas as publicações que influenciaram a elaboração do texto e a realização da pesquisa.  Informações obtidas através de contatos privados não devem ser usadas sem a prévia permissão explícita por escrito da fonte.

f) Autoria do Artigo

São considerados autores de artigos as pessoas que foram responsáveis por sua concepção, elaboração, execução e redação final.  O autor deve se assegurar de que todos os coautores sejam incluídos no artigo, bem como de que estes tenham tido a oportunidade de revisar a versão final do artigo e concordado com sua submissão para publicação.

g) Riscos e Assuntos Humanos

Se a pesquisa possuir algum procedimento que apresente risco referente ao seu uso, o autor deve apontá-lo claramente dentro do texto. Se houver o uso de seres humanos, o autor deverá solicitar declaração de conformidade dos procedimentos realizados com as leis e diretrizes institucionais pertinentes, bem como a aprovação do devido comitê de ética institucional.  Direitos de privacidade dos sujeitos humanos devem ser sempre preservados. O autor deve guardar todos os consentimentos por escrito, bem como apresentá-los à revista, caso solicitado.

h) Erros em Artigos Publicados

Sempre que um autor detectar um erro ou imprecisão em seu próprio artigo publicado, ele deve notificar imediatamente o editor da revista para que o artigo seja retratado ou corrigido.  No caso de detecção do erro por terceiros, o autor é obrigado fazer a retratação ou correção imediatamente ou fornecer informações ao editor referentes à correção.

Fontes de Apoio

Management Control Review conta com o apoio financeiro da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Histórico do periódico