CONTROLADORIA NA GESTÃO DE COMPRAS COMO ESTRATÉGIA NA BUSCA DA EFICIÊNCIA E OTIMIZAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO

Autores

  • Adail José de Sousa Universidade Federal do Mato Grosso
  • Fábio Chaves Nobre Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Clóvis Luis Padoveze Universidade Metodista de Piracicaba
  • José Francisco Calil Universidade Metodista de Piracicaba

Palavras-chave:

Controladoria, Gestão de compras, Resultado econômico.

Resumo

Nos vários setores econômicos caracterizados pela escassez de diversos recursos, são as decisões tomadas nos mais diversos níveis da empresa que vão determinar de forma positiva ou negativa a adequada utilização de tais recursos para o alcance de seus objetivos. Por outro lado, o alcance da eficiência está condicionada ao direcionamento integrado das decisões que são tomadas por todos os gestores da empresa. A controladoria e atividade de compras, conforme sua própria denominação, deve ser respondida com exclusividade pelo gestor da área de compras, que também deverá buscar com eficiência a otimização do resultado econômico de sua área de responsabilidade. Dessa forma, o modelo de decisão de compras visa orientar a gestão por resultado econômico, induzindo os gestores de compras a selecionar a alternativa de ação que busque otimizar o resultado da área de sua responsabilidade e que consequentemente irá contribuir para a otimização do resultado global da empresa. Neste trabalho alcançou-se os objetivos demonstrando um modelo de decisão de compras, que proporcione aos gestores otimizar os lucros da área de compras e consequentemente de toda a empresa, também logrou-se êxito na questão problema, demonstrando de forma clara o importante papel e contribuição da controladoria auxiliando o setor de compras visando alcançar maior eficiência na geração do resultado econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baily, P.; Farmer, D.; Jessop, D.; Jones, D. (2008). Purchasing principles and management. Atlas: São Paulo.

Catelli, A. (Coord.). (1999). Controladoria: Uma abordagem da gestão económica- GECON. São Paulo: Atlas.

Coronado, O. (2000). Contribuição para o estudo de formação de preços e planejamento de resultado com a logistica integrada, no setor atacadista/distribuidor, sob a ótica da Gestão Econômica. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Guerreiro, R. (1989). Modelo conceitual de sistema de informação de gestão econômica: uma contribuição à teoria da comunicação em contabilidade. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Lemes, S. (1996). Aspectos da gestão econômica na atividade de bovinocultura. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Nakagawa, M. (1987). Estudo de alguns aspectos de controladoria que contribuem para a eficácia gerencial. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Peleias, I, R. (2002). Controladoria: gestão eficaz utilizando padrõe. São Paulo: Saraiva.

Pires, A. P. Amostragem e pesquisa qualitativa: ensaio teórico e metodológico. In:

Portal Educação. Função estoque e sua importância para a empresa. Recuperado em 21 março, 2016, de http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/40504/funcao- estoque-e-sua-importancia-para-a-empresa.

Poupart, J. et al. (2008). A pesquisa qualitativa enfoques epistemológicos e metodológicos. Rio de Janeiro: Petrópolis.

Santos, E. S.; Ponte, V. (1998). Modelo de decisão em gestão econômica. Caderno de estudos FIPECAFI, 10 (19), 43-56.

Santos, R. V. (1995). Modelos de decisão para gestão de preço de venda. Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Slack, N. et al. (1997). Administração de Produção. São Paulo: Atlas.

Sousa, A. J. (2003). Método de custeio ABC no setor público: Um estudo de sua aplicabilidade nas unidades de ensino fundamental. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Souza Neto, C. P.; Sarmento, D. (2008). Direitos sociais: fundamentos, judicialização e direitos sociais em espécie. Rio de janeiro: Lumen Juris.

Kauark, F. S.; Manhães, F. C.; Medeiros, C. H. (2010). Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum.

Downloads

Publicado

2016-11-24

Como Citar

Sousa, A. J. de, Nobre, F. C., Padoveze, C. L., & Calil, J. F. (2016). CONTROLADORIA NA GESTÃO DE COMPRAS COMO ESTRATÉGIA NA BUSCA DA EFICIÊNCIA E OTIMIZAÇÃO DO RESULTADO ECONÔMICO. Management Control Review, 1(1), 43–58. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/managementcontrolreview/article/view/1040

Edição

Seção

Artigos