ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA CONTROLADORIA

Autores

  • Gabriela de Vasconcelos Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Adilson Celestino de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Controladoria, Management Control, Bibliometria.

Resumo

O artigo promoveu um estudo bibliométrico com o objetivo de analisar a produção cientifica acerca da temática da Controladoria. Para tanto, adotou-se uma abordagem mista, de natureza analítica-descritiva, com vistas mapear a produção cientifica em torno da temática. Desse modo, levou-se a cabo uma pesquisa bibliométrica através do Portal de Periódicos da Capes a partir da base de dados Scopus, que evidenciou uma amostra reduzida, de apenas 18 artigos enquadrados no eixo da pesquisa. Observou-se, que autores como Lunkes (3 publicações), Schnorrenberger, da Rosa e Beuren (com 2 publicações cada) se destacam na produção a respeito do tema sendo os principais responsáveis pelo destaque do Brasil na produção cientifica relativa a Controladoria (com 10 publicações) concentrando assim a produção em Santa Catarina e São Paulo. Evidenciou-se também a existência de grupos de pesquisa e a continuidade dos estudos na área, uma vez que Lunkes, Schnorrenberger e da Rosa produziram artigos relacionados as funções e atividades da controladoria. Além disso, algumas melhorias são propostas ao estudo em questão, quais sejam: ampliação da base de dados, inclusão de livros, dissertações e teses como unidades de análise a fim de que haja o aumento da amostra e para melhoria dos métodos de análise bibliométrica e consequentemente o enriquecimento da análise e discussão dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Antunes, M. T. P. (2006). A controladoria e o capital intelectual: um estudo empírico sobre sua gestão. Revista Contabilidade & Finanças, 17 (41), 21-37.

Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em questão, 12 (1), 11-32.

Beuren, I. M., Schlindwein, A. C., & Pasqual, D. L. (2007). Abordagem da controladoria em trabalhos publicados no EnANPAD e no Congresso USP de controladoria e contabilidade de 2001 a 2006. Revista Contabilidade & Finanças, 18 (45), 22-37.

Borinelli, M. L. (2006). Estrutura Conceitual Básica de Controladoria: à Luz da Teoria e da Práxis. Tese de Doutorado em Ciências Contábeis, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Calijuro, M. S. S., Santos, N. M. B. F., & Santos, R. F. dos. (2005, novembro) Perfil do Controller no contexto organizacional atual brasileiro. Anais do Congresso Brasileiro de Custos, Florianópolis, SC, Brasil, 12.

Colton, S. D. (2001). The Changing Role of the Controller. Journal of Cost Management, 15 (6), n. 6, 5-10.

Gibbs, G. (2009). Análise de Dados Qualitativos: Coleção Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

Grande, J. F., & Beuren, I. M. (2008). Abordagens da Controladoria em Livros Publicados no Brasil. Revista de Informação Contábil, 2 (1), 40-55.

Guedes, V. L. S., & Borschiver, S. (2005, junho). Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. Anais do Encontro Nacional de Ciência da Informação, Salvador, BA, Brasil, 6.

Lunkes, R. J., Gasparetto, V., & Schnorrenberger, D. (2010). Um estudo sobre as funções da Controladoria. Revista de Contabilidade e Organizações, 4 (10), 106-126.

Maciel, L. F., & Lima, R. A. (2011, outubro). O perfil ideal do controller nas condições que se apresentam o mercado de trabalho no Brasil. Anais do Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, São José dos Campos, SP, Brasil, 11.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2001). Técnicas de Pesquisa. (6a ed.). São Paulo: Atlas.

Martin, N. C., Santos, L. R., & Dias Filho, J. M. (2004). Governança Empresarial, Riscos e Controles Internos: a emergência de um novo modelo de controladoria. Revista de Contabilidade e Finanças, 15 (34), 7-22.

Martin, N. C. (2002). Da contabilidade à controladoria: a evolução necessária. Revista Contabilidade & Finanças, 13 (28), 7-28.

Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. (2a ed.). Novo Hamburgo: Editora Feevale.

Siqueira, J. R. M. de., & Soltelinho, W. (2001). O profissional de controladoria no mercado brasileiro: do surgimento da profissão aos dias atuais. Revista Contabilidade & Finanças, 12 (27), 66-77.

Souza, C. D. de. (2013). A organização do conhecimento: estudo bibliométrico na base de dados ISI Web of Knowledge. Biblios Online, 51, 20-32.

Vanti, N. A. P. (2002). Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, 31 (2), 152-162.

Vasconcelos, Y. L. (2014). Estudos Bibliométricos: Procedimentos Metodológicos e Contribuições. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, 15 (2), 211-220.

Wahlmann, G. C. (2003). Um estudo exploratório sobre a atividade de controladoria nas microempresas na cidade de Ubatuba. Monografia de Bacharelado em Ciências Contábeis, Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, Brasil.

Wilson, J. D., Roehl-Anderson, J. M., & Bragg, S. M. (1999). Controllership: The Work of the Managerial Accountant. (6a ed.). New York: Willey.

Yin, R. K. (2001). Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. (2a ed.). Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

Vasconcelos, G. de, & Lima, A. C. de. (2017). ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA CONTROLADORIA. Management Control Review, 2(1), 31–49. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/managementcontrolreview/article/view/1489

Edição

Seção

Artigos