REPASSES DO SUS X CUSTOS DE TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS EM UMA CLÍNICA DE RADIOLOGIA NO ALTO OESTE POTIGUAR

Autores

  • Francisco Jean Carlos de Souza Sampaio
  • Manoela Karem Gonçalves de Lima Pereira

DOI:

https://doi.org/10.51720/mcr.v4i2.3061

Palavras-chave:

Administração de Custos. Tomografia Computadorizada. Custeio por Atividades.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal averiguar a viabilidade em ser prestador do SUS, estabelecendo comparações entre os custos totais e o rapasse do SUS para cada um dos procedimentos ofertados. Para isto, utilizou-se do método Activity Based Costing (ABC), neste intento, o período de apuração dos dados correspondente ao primeiro semestre do ano de 2019, foi identificado: o processo de atendimento e de realização dos procedimentos, os setores e as atividades neles desenvolvidas e consequentemente os recursos utilizados. Os dados foram coletados através da pesquisa de campo, da pesquisa documental e de uma entrevista aberta junto ao supervisor técnico em radiologia. Os resultados obtidos através do custeio ABC, compreendem à realização de 3.069 procedimentos, dos quais 1.520 foram realizados por meio do convênio SUS, representando uma margem de 49,5% da demanda total realizada pela clínica em análise. Entretanto, ao correlacionar os custos aferidos a cada tipo de procedimento às tabelas de valores SUS obtém-se déficit, em todos os procedimentos ofertados. Evidenciando com isto, a inviabilidade em ser prestador de serviços SUS e a necessidade de reaver os valores contratuais dos procedimentos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Azevedo, Y. G. P.; Santos, J. V. J. G.; Gomes, A. M.; Carvalho, D. R.; & Oliveira, R. M. A. (2016). Análise de custeio em exames de diagnóstico por imagem: Um estudo de caso utilizando o método activity- based costing. Rev. Eletrônica Gestão & Saúde, 7 (3), p. 1106-1125.

Barros, A. J. S.;& Lehfeld, N.A.S. (2000). Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. (2a ed. rev., e ampl.). São Paulo: Makron Books.

Bedê, M. A. (2016). Sobrevivência das empresas no Brasil/. Brasília: SEBRAE.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 20 Julho 2019.

Collis, J.; & Hussey, R. (2005). Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. (2a. ed.). Porto Alegre: Bookman.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. (4a. ed.). São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (2006). Métodos e técnicas de pesquisa social. (5a.ed.). São Paulo: Atlas.

Amaro Júnior, E.; & Yamashita, H. (2001). Aspectos básicos de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Rev. Bras. Psiquiatría, 23 (supl.1), p. 2-3.

Lakatos, E. M.; & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Leone, G. S. G. (2010). Curso de conatbilidade de custos. (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Leone, G. S. G. (2000). Custos: planejamento implantação e controle. (3a ed.) São Paulo: Atlas.

Martins, E. (2009). Contabilidade de custos. (9a ed.). São Paulo : Atlas.

Minayo, M. C. S. (2010). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. (21ª ed.). Petropolis: Editora Vozes.

Oliveira, S. L. (2002). Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Ribeiro, O. M. (2009). Contabilidade de custos fácil. (7a ed. ampl. e atual.). São Paulo: Saraiva.

Silva, E. L. (2001). Metodologia da pesquisa e elaboração de Dissertação. (3a ed. rev. atual.). Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

Sampaio, F. J. C. de S., & Pereira, M. K. G. de L. (2020). REPASSES DO SUS X CUSTOS DE TOMOGRAFIAS COMPUTADORIZADAS EM UMA CLÍNICA DE RADIOLOGIA NO ALTO OESTE POTIGUAR. Management Control Review, 4(2), 19–34. https://doi.org/10.51720/mcr.v4i2.3061

Edição

Seção

Artigos