GESTÃO DE CUSTOS E O PROCESSO DECISÓRIO POR MEIO DE MIX DE PRODUTOS E SERVIÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESA DO RAMO DE FESTAS E EVENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51720/mcr.v4i2.3201

Palavras-chave:

Custeio variável. Margem de contribuição. Mix de produtos e serviços.

Resumo

A presente pesquisa tem como tema a gestão de custos e o processo decisório por meio de mix de produtos e serviços em uma empresa do setor de festas e eventos, buscando responder quais as contribuições que a aplicação da ferramenta de mix de produtos e serviços com base no custeio variável no processo de tomada de decisão empresarial. A pesquisa foi caracterizada como exploratória e descritiva quanto aos meios e documental e estudo de caso quanto aos fins, sendo de abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram obtidos através de relatórios internos e entrevistas não estruturadas com a gestão. Os resultados mostram que é possível a aplicação da modelagem em empresas, e que as informações obtidas através da análise custo volume lucro, contribuem para que a gestão tenha informações relevantes para o processo decisório, já que a mesma não seguia nenhum padrão gerencial para suas escolhas de mercado. Foi possível demonstrar para a empresa a importância de uma ferramenta gerencial e como isso afeta na sobrevivência no mercado competitivo. Sendo assim, considera-se que o problema de pesquisa foi respondido e o objetivo alcançado por meio das tabelas e quadros descrevendo os resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Vallim, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ).  Interesse de pesquisa em Contabilidade Gerencial: Foco na Gestão de Custos, Formação do Preço de Venda.

Daiany da Silva Prata, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduanda do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Referências

Associação Brasileira de Empresas e Eventos – ABEOC. (2015). Mercado de eventos e cerimônias despontam com grande potencial este ano. Clipping do Setor. Disponível em: <http://www.abeoc.org.br/2015/06/mercado-de-eventos-e-cerimonias-despontam-com-grande-potencial-este-ano/>. Acesso em 23 mar 19.

Bornia, A. C. (2002). Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman.

Cogan, S. (1999). Custos e Preços-formação e análise. Cengage Learning Editores.

Dal Magro, C. B., Picolo, J. D., & da Silva Zonatto, V. C. (2015). Análise do mix de produção para maximização da lucratividade em produção conjunta: um caso na indústria de lácteos. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

de Araújo, J. S., Pessoa, L. G. S. B., Santiago, J. S., & Soares, Y. M. A. (2016). A análise custo-volume-lucro como ferramenta gerencial para tomada de decisão: um estudo de caso em uma indústria alcooleira do estado da Paraíba. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Eldenburg, L. G., & Wolcott, S. K. (2007). Gestão de custos: como medir, monitorar e motivar o desempenho. LTC.

Franco, G. M. D. O. (2010). Contabilidade gerencial: um estudo no Brasil sobre diferentes ferramentas gerenciais para diferentes necessidades. Dissertação (Mestrado em Ciências Cont. Atuariais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://leto.pucsp.br/handle/handle/1770

Garrison, R. H., Noreen, E. W., & Brewer, P. C. (2013). Contabilidade gerencial. AMGH Editora.

Inácio Filho, J., Taveira, L. D. B., & da Penha, R. S. (2017, November). Análise das relações de custo-volume-lucro: um estudo de caso em uma empresa atacadista de alimentos em Natal (RN). In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Leite, D. U., Matias, M. A., & Borges, D. L. (2012). Análise da utilização do custo-volume-lucro como ferramenta de otimização de resultado. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Martins, E. (2003). Contabilidade de custos (Vol. 9). São Paulo: Atlas.

Megliorini, E. (2006). Análise e gestão de custos. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Nélo, A. M. (2008). Decisão de mix de produtos: comparando a teoria das restrições, o custeio baseado em atividades e o modelo geral com a utilização de custos discricionários (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

RAUPP, F. M., & MICHELS, R. (2015). Controles de Custos para uma Confeitaria a partir do Custeio Variável. In XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão (pp. 1-22).

Sansão, T., Eyerkaufer, M. L., & Marian, S. (2016). Mix de serviços otimizado pela lucratividade para empresas de pet shop. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

DOS SANTOS, M. A. R. C. O. S. (2010). O uso da Programação Linear Inteira (PLI) no Apoio à Decisão e a Otimização do Mix de Produção..In: Anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção: ABEPRO

SEBRAE (2018). Ideias de Negócio: Buffet. Disponível em <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-um 0buffet,76587a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD > Acesso em 23 mar 19

Vallim, C. R., Lima, L. T., Vallim, M. D. P. B. L., & Fiorio, G. G. T. (2017, November). Formação do preço alinhado à mix de produtos: o caso da arte reborn. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Vallim, C. R., Castao, J. V., Vallim, M. D. P. B. L., & Fiorezi, N. (2018, November). Processo decisório utilizando CVL em mix de produtos: Um estudo de caso em um frigorífico. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Vallim, C. R., & de Souza, H. F. R. (2014). Gestão de custos através do custeio variável de mix de produtos: estudo e aplicação em uma indústria de rochas ornamentais no município de Mimoso do Sul. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Vallim, C. R., Vallim, M. D. P. B. L., & MARTINS, R. R. A. (2018, November). Gestão de custos: Um estudo de caso em uma fábrica de sorvetes. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Vergara, S. C. (2011). Projetos e relatórios de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Wernke, R., dos Santos Faccenda, L., & Junges, I. (2017, November). Análise Custo/Volume/Lucro Aplicada em Escola de Idiomas. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Wernke, R., Junges, I., & Zanin, A. (2016). Análise Custo/Volume/Lucro aplicada na decisão entre comprar e produzir: estudo de caso em granja de suínos. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.

Wernke, R., Lembeck, M., & Mendes, E. Z. (2012). Análise CVL aplicada ao agronegócio: estudo de caso em pequena fábrica de pescados. Revista Brasileira de Contabilidade, (188), 42-57.

Wernke, R., Lembeck, M., & dos Anjos Zanelato, C. (2013). Avaliação da rentabilidade de segmentos de mercado: estudo de caso em distribuidora de mercadorias. Revista Brasileira de Contabilidade, (199), 76-89.

Yin, R. K. (2005). Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

Vallim, C. R., & Prata, D. da S. (2020). GESTÃO DE CUSTOS E O PROCESSO DECISÓRIO POR MEIO DE MIX DE PRODUTOS E SERVIÇOS: UM ESTUDO EM EMPRESA DO RAMO DE FESTAS E EVENTOS. Management Control Review, 4(2), 2–18. https://doi.org/10.51720/mcr.v4i2.3201

Edição

Seção

Artigos