Sobre a Revista

Mandacaru: Revista de Ensino de Ciências e Matemática (ISSN Online 2965-6907) é um periódico de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas relevantes para a área de ensino das ciências e matemática. Tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento do conhecimento na área em nível nacional e internacional, propiciando o debate de ideias e a emergência de novos enfoques, práticas e estudos.

A Revista publica preferencialmente trabalhos com foco em formação inicial e continuada de professores, processos de construção de significados e didática das ciências e da matemática, assim como suas interfaces com tecnologias no ensino de ciências e da matemática e temáticas interdisciplinares e contemporâneas, entre as quais estão a educação ambiental e as questões sociocientíficas.

São aceitas pesquisas empíricas e ensaios teóricos de autores brasileiros e estrangeiros. Entende-se por pesquisa empírica a que pressupõe a comprovação prática a partir de diversos métodos sejam de observação ou experimentação em determinado contexto com o objetivo de colher dados em campo. Já o ensaio teórico pressupõe a discussão e fundamentação da teoria além de dar margem a possíveis contra-argumentos e questionamentos acerca da legitimação das hipóteses. 

Esta revista tem periodicidade quadrimestral e os interessados em publicar trabalhos deverão submeter pelo portal de periódicos no endereço http://www.journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru. 

Cada artigo poderá ter, no máximo, quatro (4) autores; preferencialmente pertencentes a grupos de pesquisas.