O Fetiche da Tecnologia no Processo Civilizatório Contemporâneo

Autores

  • Walter Antonio Bazzo Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Processo Civilizatório, Equação Civilizatória, Educação Desobediente, CTS, Fetiche da Tecnologia

Resumo

Neste artigo, fruto de um convite de uma nova publicação direcionada para falarmos de educação, pesquisa, ciência e tecnologia e correlatos, busco trazer meu posicionamento firme e veemente em relação ao comportamento da pesquisa e da educação em um país que ainda clama por um mínimo de igualdade entre os componentes de sua população. Minha pretensão aqui é apresentar um alerta para a falta de contundência da educação tecnológica e, por extensão, da educação formal como um todo, especialmente relativa às análises das relações CTS e às soluções das graves questões contemporâneas, que vêm comprometendo a sobrevivência da espécie humana e dos demais seres vivos. Já dizia isso em outras publicações, enfatizando que estamos passando do limite da passividade e nos tornando quase que coniventes a um processo civilizatório suicida, elitista e, perigosamente, cruel. As variáveis em jogo no tabuleiro complexo das sociedades do norte e do sul do planeta, em algum momento, haverão de se constituir em objetos de trabalho docente, e essa nova revista, que hoje nasce, será um grande ponto de auxílio para tais tentativas, que ajudará a superar os apassivados sistemas educacionais no mundo inteiro e, ao mesmo tempo, a contribuir para a formação de uma mentalidade que priorize o bem-viver e a equidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bazzo, W. A. (2019). De técnico e de humano: questões contemporâneas, 3. ed. Santa Catarina: Edufsc.

Bazzo, W. A. (2020). Ciência, tecnologia e sociedade e o contexto da educação tecnológica 6. ed. Santa Catarina: Edufsc.

Bregman, R. (2018). Utopia para realistas: como construir um mundo melhor. Rio de Janeiro: Sextante.

Galeano, E. (1999). De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM Editores.

Harari. Y. N. (2016). Homo Deus: uma breve história do amanhã. São Paulo: Editora Schwarcz S. A.

Harari. Y. N. (2018). 21 lições para o século 21. São Paulo: Editora Schwarcz S. A.

Kelly, K. (2017). Inevitável: As 12 forças tecnológicas que mudarão o nosso mundo. São Paulo: Editora HSM.

Masi, D. (2019). Uma simples revolução. Rio de Janeiro: Sextante.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Bazzo, W. A. (2021). O Fetiche da Tecnologia no Processo Civilizatório Contemporâneo. Mandacaru: Revista De Ensino De Ciências E Matemática, 1(1), 25–39. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/mandacaru/article/view/4810

Edição

Seção

Processos de construção de significados