Determinação de anticorpos anti-Leptospira spp. e anti-Brucella abortus em bovinos abatidos em matadouro público no Estado de Pernambuco.

Autores

  • M.B.Q. Rolim

Resumo

Objetivou-se determinar a prevalência de anticorpos anti-Leptospira spp. e anti-Brucella abortus em bovinos machosabatidos em matadouro público no Estado de Pernambuco. Para tanto, 412 amostras de soro sanguíneo dos animaisforam coletadas no momento da sangria Para o diagnóstico sorológico da Leptospira spp. foi utilizada a Técnica deSoroaglutinação Microscópica (SAM) e, para Brucella abortus, a soroaglutinação com Antígeno AcidificadoTamponado (AAT) e Teste de Fixação do Complemento (TFC). Com títulos aglutinantes entre 100 e 400, aprevalência de anticorpos anti-Leptospira spp. foi 13,3% (95% IC = 10,1% - 16,6%). Não foram detectadosanticorpos anti-Brucella abortus. Os resultados obtidos neste trabalho demonstraram que os bovinos estudadostiveram contato com vários sorovares de Leptospira spp., e que alguns animais podem ter dissemindo o agenteetiológico no ambiente em que eram manejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-04-2013

Como Citar

Rolim, M. (2013). Determinação de anticorpos anti-Leptospira spp. e anti-Brucella abortus em bovinos abatidos em matadouro público no Estado de Pernambuco. Medicina Veterinária, 7(1), 24–30. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/602

Edição

Seção

Medicina Veterinária Preventiva