Influência da suplementação com concentrado extrusado, rico em óleo, nos parâmetros hematológicos, biométricos e biomarcadores na digestão de potros.

Autores

  • SK Melo

Resumo

A adição de concentrados ricos em óleos na dieta pode aumentar a densidade energética de forma segura em equinos. Objetivou-se com este trabalho avaliar os efeitos da suplementação com concentrado extrusado, rico em óleo, em potros. Foram utilizados oito potros, sob manejo nutricional similar. Para o experimento foi substituído 2,0 kg do concentrado comercial por 0,50 kg de concentrado comercial extrusado, rico em óleo durante 60 dias. Amostras de sangue foram colhidas no pré-teste e com 20, 40 e 60 dias de substituição. Foram realizadas análises do sangue (CGB, CGV, HB, HT, CHCM, CPL, RDW-SD, RDW-CV), a determinação da massa corporal e análises bioquímicas do sangue (URE, AUric, ColT, TRIGL, Ca, P e Mg), além da determinação das PPT e a concentração do fibrinogênio. Os resultados demonstraram variação significativa apenas na contagem total de glóbulos brancos (P<0,05) e na concentração do colesterol total (P<0,05). Os demais parâmetros hematológicos e biomarcadores não apresentaram diferenças (P>0,05), entretanto ocorreu um ganho médio na massa corporal de aproximadamente 250 g/dia e houve uma tendência na variação do fósforo (P=0,07). Diante disso, a adição de concentrado extrusado rico em óleo para potros pode ser utilizada já que não produz efeitos negativos sobre os parâmetros hematológicos, biométricos e biomarcadores analisados, mas aumenta a disponibilidade de lipídeos no sangue dos animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-01-2013

Como Citar

Melo, S. (2013). Influência da suplementação com concentrado extrusado, rico em óleo, nos parâmetros hematológicos, biométricos e biomarcadores na digestão de potros. Medicina Veterinária, 6(4), 41–45. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/medicinaveterinaria/article/view/611

Edição

Seção

Produção Animal