O ENSINO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM DIVERSOS CURSOS DA UFRPE

Autores

  • Raquele Barros Cruz

Palavras-chave:

Educação, Qualidade da Universidade, Ensino de Sociologia

Resumo

O objetivo do artigo é analisar de que forma a disciplina de sociologia é vista no ensino superior por alunos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) que não estudam o curso de Bacharelado em Ciências Sociais. Foram observados três aspectos empíricos: o conteúdo das aulas, o conhecimento obtido e o professor. Os conceitos trabalhados foram: sociologia da educação; qualidade da universidade; e o ensino da Sociologia. Concluindo que a disciplina de sociologia contribui na formação profissional dos estudantes dos outros cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTOLIN, J. C. G. Indicadores em nível de sistema para avaliar o desenvolvimento e a qualidade da educação superior brasileira. Revista Avaliação. v. 12, n. 2, jun. 2007. Campinas: Sorocaba, SP.

CANDIDO, Antônio. “A sociologia no Brasil”. Tempo soc., Jun 2006, vol.18, no.1, p.271- 301.

COSTA, Leomir Souza. Formação de professores de ciências sociais/sociologia: subsídios para o debate. Editada por discentes do PPG SP. v. 12, n. 2, ago. Dez. 2015.

DAMATTA, Roberto. O que faz do brasil, Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

DAVOK, D. F. Qualidade em educação. Revista Avaliação. v. 12, n. 3, p. 505-513, set. 2007. Campinas: Sorocaba, SP.

FEIJÓ, Fernanda. Breve Histórico do Desenvolvimento do Ensino de Sociologia no Brasil. Florianópolis, v. 13, n. 01, p. 133 – 153, jan/jun. 2012.

FERNANDES, Florestan. A ciência aplicada e a educação como fatores de mudança cultural provocada. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 86, n. 212, p. 125-161, jan. abr. 2005.

FERREIRA, Eduardo Carvalho. Sobre o conteúdo da sociologia na escola: O ensino e a problemática dos obstáculos epistemológicos. I Seminário Nacional Sociologia e Política UFPR. 2009.

FREITAG, Barbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Brasiliense, 1985.

GIOLO, Jaime. Os docentes da educação superior brasileira. In: Docência na educação superior: Brasília, 1º e 2 de dezembro de 2006 / Organização: DilvoRistoff e Palmira Sevegnani. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.

XX. (Coleção Educação Superior em Debate v. 5).

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras,1995.

LEMAITRE, Maria J. La Calidad Colonizada: universidad y globalizacion. Conferencia dictadaenel Seminario. TheEndofQuality, organizado por la Universidad de Central England, Birmingham, U.K. em mayo de 2001.

MORAES, Amaury Cesar. “O que temos de aprender para ensinar ciências sociais?”. Cronos (Natal),v. 8, p. 395- 402, 2008.

OLIVEIRA, Evelina F. Antunes de. Notas sobre o Ensino de Sociologia em Alagoas. InPLANCHEREL, Alice Anabuki, OLVEIRA, Evelina F. Antunes de (orgs.) Leituras Sobre Sociologia no Ensino Médio. Maceió: EDUFAL, 2007.

REGO, Virgínia Villas Boas Sá. SOCIOLOGIA E ENSINO SUPERIOR: NOVOS RUMOS?!.SBS – XII

CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 2006.

SANTIAGO, R. O conceito de qualidade no Ensino Superior. In: A Avaliação na Administração Pública, (Vários autores). Lisboa: Instituto Nacional de Administração, 1999.

SANTOS, Mário. A Sociologia no Ensino Médio: O que pensam os professores da Rede Pública do Distrito Federal. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Brasília. UnB: Instituto de Ciências Sociais – Brasília – DF. 2002.

SILVA, Ileizi. A Sociologia no Ensino Médio: Os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos (Natal), v. 8, p. 403-427,2008.

SILVA, Tânia E. M.;SANTOS, Manoel M. R. e SILVA, Adriana E. M. Sociológo/professor: novos desafios para a formação profissional. 2009.

SIMÕES, J. A. Um ponto de vista sobre a trajetória da Escola de Sociologia e Política. In: Iris KANTOR; Débora Maciel; SIMÕES, Júlio Assis. (Org.). A EscolaLivre de Sociologia e Política: anos de formação 1933-1953: depoimentos. São Paulo: Escuta, 2009.

SILVA, Ileizi L. F.; BRANCO, Carolina; PERA, Carolina Branco Ferreira e Karina de Souza. O ensino das Ciências Sociais: mapeamento do debate em periódicos das Ciências Sociais e da Educação de 1940 a 2001. In: CARVALHO, Cesar Augusto de. (Org.). A Sociologia no Ensino Médio: Uma Experiência. 1 ed. Londrina: EDUEL, v. 1, p. 64-83. 2010.

UNESCO, Relatório Conciso: O imperativo da qualidade/Educação para todos. França: UNESCO, 2004.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Website: Portal do estudante, Disponível em: https://www.portaldoestudante.wordpress. com/tag/lei/Acesso em: 11 de novembro de 2016.

Website: Universidade Federal Rural de Pernambuco, Disponível em: https://www.ufrpe. br/br/content/apresenta/ Acesso em: 03 de setembro de 2017.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Barros Cruz, R. (2020). O ENSINO DA DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EM DIVERSOS CURSOS DA UFRPE. Revista Caboré, 1(3). Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/4054