A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: UM OLHAR A PARTIR DAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS DA UFRPE

Autores

Palavras-chave:

Universidade, Movimentos Sociais, Extensão

Resumo

O trabalho tem como objetivo entender como o saber acadêmico dialoga com outros saberes, através do mapeamento de atividades extensionistas. A partir da discussão teórica, a realização de entrevistas semiestruturadas e a análise documental percebe-se que a UFRPE precisa entrar em consonância com a Política Nacional de Extensão Universitária (2012). A conclusão é que o curso de ciências sociais consegue, apesar de limites, estabelecer interessantes diálogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hacsa Priscila Soares de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFPB)

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal da Paraíba.

Referências

BENZAQUEN, Júlia F. Reflexões a respeito da ideia de (r)existências do Sul. In: Estudos. Soc. [online]. 2014, vol. 2, n. 20. Disponível em http://www.revista.ufpe.br/revsocio/index.php/revista/article/view/385/320.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 13ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

_______ Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

JEZINE, Edineide. Universidade-sociedade e extensão universitária. Construções teórico- etodológicas. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 28ª Reunião Anual. Grupo de Trabalho 11, Política de Educação Superior, 2005. Disponível em: ww.anped11.uerj.br/28/GT11-1110--Int.rtf.

________ As práticas curriculares e a extensão universitária. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2004. Disponível em https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pd.

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2012. Manaus. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras-FORPROEX. Disponível em http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica-Nacional-de-Extensao.pdf.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção da nossa época: v. 120)

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula G. e NUNES, João Arriscado (2004), “Introdução: para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo”. In: Boaventura de Sousa Santos (org.), Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Porto: Afrontamento. p. 19-101.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Oliveira, H. P. S. de. (2020). A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS: UM OLHAR A PARTIR DAS PRÁTICAS EXTENSIONISTAS DA UFRPE. Revista Caboré, 1(3). Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/3439