CIBERIDEOLOGIA: NOVOS HORIZONTES IDEOLÓGICOS NO CAPITAL DIGITAL INFORMACIONAL

Autores

  • Eduardo Ebbers Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Durante o curso da história as mudanças nos meios de produção social são acompanhadas de abruptas viradas nas estruturas sociais. Visando lançar um olhar filosófico/sociológico para as mudanças estruturais na produção social em curso referenciadas a partir das aplicações das TICs (tecnologias da informação e comunicação) e das tendências da automação da produção baseada nos parâmetros da industria 4.0, o presente trabalho busca apontar o surgimento de um inédito, mas de forma alguma independente, discurso ideológico que emerge a partir das mudanças nos meios de produção e da inevitável necessidade de reorientação social que se adéquem aos interesses de classe dos extratos dominantes do capital. Este novo corpo ideológico tem por fim a justificação e o amaciamento das contradições dos sistema vigente e a readequação social para os novos parâmetros da produção ensejados no projeto da industria 4.0. Por fim indicamos a aplicação prática dessa ideologia nas estruturas laborais ensejadas no modelo de negócios do UBER como práticas discursivas mobilizadoras que tem por fim o escamoteamento da exploração do mais valor em desigual relação de trabalho assalariado e desregulamentado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MÉZÁROS, Istivan. O Poder da Ideologia, São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, Karl. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.

PINTO, Álvaro Vieira, O conceito de tecnologia vol. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

ANTUNES, Ricardo. O Previlegio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.

SLAVOJ, Zizeck, Menos que nada: Hegel a sombra do materialismo dialético. São Paulo: editora Boitempo, 2010

TRÓPIA. Carlos, Industria 4.0: uma caracterização do sistema de produção, Minas Gerais: UFMG, Dept. de Engenharia da produção, 2015.

BELL, Daniell. O Advento da Sociedade Pós-Industrial. São Paulo: Cultrix. 1974.

FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Ebbers, E. (2020). CIBERIDEOLOGIA: NOVOS HORIZONTES IDEOLÓGICOS NO CAPITAL DIGITAL INFORMACIONAL. Revista Caboré, 1(2), 17–32. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/3162