CIBERIDEOLOGIA: NOVOS HORIZONTES IDEOLÓGICOS NO CAPITAL DIGITAL INFORMACIONAL
Resumo
Durante o curso da história as mudanças nos meios de produção social são acompanhadas de abruptas viradas nas estruturas sociais. Visando lançar um olhar filosófico/sociológico para as mudanças estruturais na produção social em curso referenciadas a partir das aplicações das TICs (tecnologias da informação e comunicação) e das tendências da automação da produção baseada nos parâmetros da industria 4.0, o presente trabalho busca apontar o surgimento de um inédito, mas de forma alguma independente, discurso ideológico que emerge a partir das mudanças nos meios de produção e da inevitável necessidade de reorientação social que se adéquem aos interesses de classe dos extratos dominantes do capital. Este novo corpo ideológico tem por fim a justificação e o amaciamento das contradições dos sistema vigente e a readequação social para os novos parâmetros da produção ensejados no projeto da industria 4.0. Por fim indicamos a aplicação prática dessa ideologia nas estruturas laborais ensejadas no modelo de negócios do UBER como práticas discursivas mobilizadoras que tem por fim o escamoteamento da exploração do mais valor em desigual relação de trabalho assalariado e desregulamentado.Downloads
Referências
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