“FORA DA ORDEM”: O PODER COMO CATEGORIA ANALÍTICA NO CAMPO DA GLOBALIZAÇÃO"
Palavras-chave:
Organização social, Poder, GlobalizaçãoResumo
O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre a noção de poder e como esta seconfigura como uma categoria analítica no campo da globalização. Partimos da perspectivahistórica a fim de provocar reflexões sobre os “velhos insights” para pensar novasquestões acerca de tal área. Além disso, foi possível ampliar a discussão sobre o podercomo um conceito crucial para compreensão do fenômeno globalizante e suas implicaçõespara os debates sobre as noções de Estado e organização social. Desse modo, objetivamosevidenciar como tal debate nos possibilita compreender questões atuais nos campos emque trabalhamos na condição de antropólogas e antropólogos.Downloads
Referências
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado: investigações de antropologia política. Porto: Edições afrontamento, 1979.
DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo: ensaio sobre a noção de poluição e tabu. Perspectiva: São Paulo, 1967.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1. ed. 13. reimpr. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
GRAEBER, David. Direct Action: an ethnography. Editora AK Press, 2009.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
LEACH, Edmund. Virgin Birth. Proceedings of the Royal Anthropological Institute, 1966.
MARX, Karl; ENGELS, Frederic. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2014.
MESQUITA, Benjamin Alvino. Grandes projetos de investimento na Amazônia e as questões do desenvolvimento regional. In: MARIN, Rosa Elizabeth Acevedo; NOVAES, Jurandir Santos de. (org.). Povos tradicionais em colisão com estratégias empresariais no Maranhão e Pará. Manaus: UEA Edições, 2015.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; COSTA, Ricardo Cesar Rocha da. Sociologia para jovens do século XXI.4.ed. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016.
ORTNER, Sherry B. Teoria na antropologia desde os anos 60. In: Mana. v.17. n.2. p. 419- 466, 2011.
RIBEIRO, Gustavo Lins. A globalização popular e o sistema mundial não hegemônico. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 25. n. 74. p. 21-38, 2010.
RIBEIRO, Gustavo Lins. Poder, redes e ideologia no campo do desenvolvimento. In: Novos estudos. v. 80. p. 109-125. 2008.
SILVA, Whodson. O conto das quatro mil almas: uma etnografia do confronto de Indígenas e Quilombolas com a Central Nuclear do Nordeste. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.