CRISE DA REPRESENTAÇÃO E (DES)EVOLUÇÃO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA
Palavras-chave:
representação; democracia brasileira; crise da representação;Resumo
Busca-se neste trabalho expor a relação entre a problemática da crise de representação com a crise da democracia brasileira nos anos contemporâneos à elaboração deste trabalho. O trabalho visa esclarecer essa relação expondo a essencialidade de tais debates teóricos para a compreensão do atual momento de crise política. Para esse fim, serão aplicadas as contribuições teóricas de pensadores como Pitkin, para o esclarecimento do conceito de representação, e de Castells, para compreender o atual momento da democracia brasileira, assim como outros cientistas políticos, para compor os conceitos e as discussões dos temas buscando esclarecer o que é e o porquê dessa (des)evolução da democracia brasileira e qual sua relação com a crise de representação.Downloads
Referências
ÁVILA, J. M. Crise da democracia representativa e crise da representação. Revista Caboré. Recife, 2020. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/4032. Acesso em 10/11/2021.
CASTELLS, M. Ruptura: a crise da democracia liberal. Rio de Janeiro, 2018, p. 150. Disponível em: http://journals.openedition.org/polis/17173. Acesso em: 14/12/2021.
MANIN, B. Principes du gouvernement représentatif. Paris: Flammarion, 1996.
MIGUEL, Luis Felipe. Representação Política em 3-D: Elementos para uma teoria ampliada da representação política. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, nº. 51, p. 123-40, 2003.
NOGUEIRA, M. A.. A Representação, crise e mal-estar institucional. Revista Sociedade e Estado, Vol. 29, 2014.
PITKIN, H. F. O conceito de representação. Berkely: University of California Press, 1967.
_______, H. F. Representação: palavras, instituições e ideias. Lua Nova, n. 67. São Paulo, p. 15-47, 2006.