A AUSÊNCIA DA MULHER NA FILOSOFIA GREGA DO PERÍODO CLÁSSICO

Autores

  • Camylle Lais UFRPE

Palavras-chave:

Gênero. Patriarcado. Filosofia. Mulheres.

Resumo

Este artigo tem como ponto chave o debate sobre a ausência da mulher grega na filosofia do período clássico. Com esse embasamento, foi escolhido algumas mulheres que mostraram que mesmo silenciadas, é possível resistir e mostrar-nos a sua força, coragem e inteligência, para lutar contra a discriminização de gênero. Portanto, a primeira filósofa refere-se ao período clássico da antiguidade grega -Temistocleia de Delfos, entre outras mulheres que agregaram para história, como Safo de Lesbos, Hipátia, juntamente com o período contemporâneo, temos filósofa que contribuiu significativamente para a filosofia, como a Simone de Beauvoir. O método de pesquisa será análise, paralelamente, sobretudo bibliográfica. Assim sendo, entende-se o movimento das mulheres do ocidente na filosofia contribuiu para que as atuais possam ter mais espaço perante a sociedade.    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd. Bornheim da versão inglesa de W. D. Ross In: Os Pensadores. São Paulo: Nova. Cultural, 1973, v.4.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução Sérgio Milliet. 2.ed. Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 2009.

BERQUÓ, Thirzá A. Aspásia de Mileto: Mulher e Filosofia na Atenas Clássica I. In: PACHECO, Juliana. Filósofas: a presença das mulheres na filosofia. Editora Fi, 2016.

PLATÃO. A República. Introdução, tradução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira, 9.ª

LERNER, Gerda. A Criação do Patriarcado: História da Opressão das Mulheres pelos Homens.São Paulo: Editora: Cultrix. 2019.

HÉLADE: Dossiê. Gênero no Mundo Antigo: Contribuições para um Debate. Rio de Janeiro: Revista Hélade, 2018.

JAEGER, Werner. Paidéia: A Formação do Homem Grego. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

SUGAMOSTO, Victor. As Raízes do Patriarcado: contribuições teóricas sobre a violência contra as mulheres no Brasil. Florianópolis: Captura Críptica: direito, política, atualidade, 2015.

GONÇALVES, Ismael. Bem Aventurada é a Serva do Senhor: a construção da feminilidade das mulheres através do discurso Mariano. Uruguai: Estudos Históricos, 2016.

WOOD, Ellen Meiksins. O trabalho e a democracia antiga e Moderna. In Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003.

HALL, J. M. Quem eram os gregos. In: Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 11, 2001.

-PINSKY, Jaime. 100 Textos da História Antiga. In: Documento A Educação, a Família, a Mulher: O Divórcio no Código de Hamurábi; O Adultério no Código de Hamurábi; O Adultério entre os Hebreus. São Paulo: Editora Contexto, 1988.

FERREIRA, Maria; AMARAL Margarida: As Mulheres e a Filosofia. In Revista Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, Lisboa, húmus, 2016, nº 36, pp. 123-134.

GASPAR, Adília Maia. A Representação das Mulheres no Discurso dos Filósofos: Hume, Rousseau, Kant e Condorcet. Rio de Janeiro. Uapê: SEAF, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Como Citar

Lais, C. (2023). A AUSÊNCIA DA MULHER NA FILOSOFIA GREGA DO PERÍODO CLÁSSICO. Revista Caboré, 1(7), 84–95. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/5748

Edição

Seção

ARTIGOS