WITTGENSTEIN: JOGOS DE LINGUAGEM

Autores

  • Leonardo Ferreira UFRPE

Palavras-chave:

Jogos de linguagens, Conceitos, Wittgenstein, Linguagem

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer, de forma sintética, os principais conceitos de jogos de linguagem. Para isso, procuramos elucidar algumas questões que envolvem as duas fases do filósofo austríaco. Em seguida, expomos o surgimento dos jogos de linguagem a partir da publicação dos cadernos Azul e Castanho e especialmente nas Investigações Filosóficas. Além disso, na tentativa de interpretarmos os jogos de linguagem, destacamos passagens das Investigações Filosóficas, com a finalidade de explicar de que forma Wittgenstein explorou a dimensão pragmática da linguagem e de que maneira as regras específicas autorizam os jogos. Como a ideia de jogos pressupõe regras, trazemos algumas observações sobre as regras, conforme o pensamento do próprio Wittgenstein (2010, 2014, 2020).

Downloads

Referências

ARA, Roshan. Wittgenstein’s concept of language games. Al-Hikmat. Volume 26 (2006), p. 47-62.

CARVALHO, M. Imagem e Dissolução: Entre as Investigações Filosóficas e Da Certeza. 2007. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

JÚNIOR, Gerson Francisco de Arruda. 10 lições sobre Wittgenstein. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

MORENO, A.R. Wittgenstein: os labirintos da linguagem – Ensaio introdutório. São Paulo/Campinas: Moderna/Editora da Universidade de Campinas, 2000 [Coleção Logos].

MOYAL-SHARROCK, D. Understanding Wittgenstein’s On Certainty. London: Palgrave Macmillan, 2004.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta linguístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Tradução Marcos G. Montagnoli. Revisão da tradução e apresentação de Emmanuel Carneiro Leão. 9. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2014.

_________. Tractatus logico-philosophicus. 3. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2020 [Trad., apres. e ensaio introd. De Luiz Henrique Lopes dos Santos. Introd. de Bertrand Russel].

_________. Gramática filosófica. 2 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

Downloads

Publicado

2025-06-30

Como Citar

Ferreira, L. (2025). WITTGENSTEIN: JOGOS DE LINGUAGEM. Revista Caboré, 1(11), 20–27. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/6675

Edição

Seção

ARTIGOS