FENÔMENO JOÃO CAMPOS: COMO A MÍDIA DIGITAL INFLUENCIA OS VOTOS ELEITORAIS
Palavras-chave:
Mídia, Eleição, Marketing eleitoral, João Campos, RecifeResumo
As redes sociais, cada vez mais presentes na vida cotidiana, exercem influência crescente na política. Este artigo analisa como a mídia digital molda votos eleitorais e, por consequência, a democracia, exemplificando o fenômeno João Campos nas eleições municipais de 2024 em Recife. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica, contextualização do caso e observação assistemática, revela a adaptação do marketing eleitoral ao cenário midiático.Downloads
Referências
ALMEIDA, Jorge. Entropia – Revista do Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia. vol. 1, n. 1, p. 57-87, Rio de Janeiro, jul/dez, 2016.
AMANTINO, Antônio Kurtz. Democracia: a concepção de Schumpeter. Revista teoria e evidência econômica, v. 5, n. 10, 1998.
ANDRADE, Ubiratan da Costa. Como ganhar uma eleição utilizando o marketing político. 1994.
CASTELLS, Manuel. Comunicación y poder. Alianza Editorial, 2009.
CNN, D. Quais são os países mais democráticos do mundo? Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/politica/paises-mais-democraticos/>.
COOK, T. Making laws and making news. Media strategies in the U.S. House of Representatives. Washington: The Brookings Institution, 1989.
DATA SENADO. Redes sociais influenciam voto de 45% da população, indica pesquisa do DataSenado. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/12/12/redes-sociais-influenciam-voto-de-45-da-populacao-indica-pesquisa-do-datasenado>.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO, 2018. Com mais de 400 mil votos, João Campos é o deputado federal mais votado de Pernambuco. Disponível em: <https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/politica/2018/10/com-mais-de-400-mil-votos-joao-campos-e-eleito-deputado-federal-mais.html>.
DOWNS, A. Uma teoria econômica da democracia. São Paulo: Edusp, 1999.
EL PAÍS, 2018. M.R. Filho de Eduardo Campos perpetua o poder da família em Pernambuco. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2018/10/10/politica/1539200181_132029.html>.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos: Como as fakes news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. Vestígio Editora, 2019.
JOÃO CAMPOS, 2024a. Pronto pra mais! ???? É 40! ????. Recife. 14 set. 2024. Instagram: @joaocampos. Disponível em https://www.instagram.com/p/C_59Jxtxhba/?igsh=cmkxMmFvZmRkOWVp.
JOÃO CAMPOS, 2024b. Tem que respeitar a Virada Recife, viu! ???? Mais um dia concluído com sucesso. ????????. Recife. 30 dez. 2024. Instagram: @joaocampos. Disponível em https://www.instagram.com/reel/DEM1xsixR4f/?igsh=Y3p2dWQ0dDBoYnM=
GUAZINA, Liziane. O conceito de mídia na comunicação e na ciência política: desafios interdisciplinares. Revista Debates, v. 1, n. 1, p. 49-49, 2007.
GUTEMBERG, Alisson; LEAL, Zulenilton S. O jogo político na arena midiática: uma análise do enquadramento noticioso na cobertura das manifestações de março de 2015. Revista Temática, Ano XI, n, 2015.
G1, 2020a. Justiça Eleitoral proíbe Frente Popular de distribuir panfletos contra Marília Arraes. Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/eleicoes/2020/noticia/2020/11/24/justica-eleitoral-proibe-frente-popular-de-distribuir-panfletos-contra-marilia-arraes.ghtml.
G1b, 2020b. Justiça determina que chapa de João Campos pare de distribuir panfletos contra Marília Arraes. Disponível em: https://oglobo.globo.com/epoca/guilherme-amado/justica-determina-que-chapa-de-joao-campos-pare-de-distribuir-panfletos-contra-marilia-arraes-1-24763491.
G1, 2024. Datafolha no Recife: confira intenção de voto para prefeitura por gênero, idade, escolaridade, cor, religião e escolha do presidente em 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/pe/pernambuco/eleicoes/2024/noticia/2024/10/04/datafolha-no-recife-confira-intencao-de-voto-para-prefeitura-por-genero-idade-escolaridade-cor-religiao-e-escolha-do-presidente-em-2022.ghtml>.
HABERMAS, Jürgen. Mudanças estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro, Biblioteca Tempo Universitário, 1984.
IBGE. Internet foi acessada em 72,5 milhões de domicílios do país em 2023 | Agência de Notícias. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/41024-internet-foi-acessada-em-72-5-milhoes-de-domicilios-do-pais-em-2023>.
MANIN, Bernard; PRZEWORSKI, Adam; STOKES, Susan C. Eleições e representação (Tradução de Felipe Duch). Lua Nova: revista de cultura e política, p. 105-138, 2006.
MIGUEL, Luis Felipe. Um ponto cego nas teorias da democracia: os meios de comunicação. BIB, Rio de Janeiro, n. 49, 1º sem, 2000.
MORINI, V., POLLACCI, L. e ROSSETTI, G. Toward a standard approach for echo chamber detection: Reddit case study. Applied Sciences, 2021.
NUNES, Felipe; TRAUMANN, Thomas. Biografia do abismo: Como a polarização divide famílias desafia empresas e compromete o futuro do Brasil. Rio de Janeiro, Editora Harper Collins, 2023.
OLIVEIRA, Vânia Aparecida Rezende de. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. CADERNOS EBAPE. BR, v. 8, n. 4, artigo 12, Rio de Janeiro, dez. 2010.
REIS, Maria Dulce. Democracia grega: a antiga Atenas (séc. V. a C.). Sapere Aude, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 45-66, 2018.
SANTANA, Ramon Davi; NEVES, Bárbara Coelho. O Efeito" filtro bolha" e a filtragem da informação por meio da mediação algorítmica. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 14, 2021.
TELLO, Diana Carolina Valencia. Estado, sociedade e novas tecnologias: compreendendo as transformações institucionais e sociais no século XXI. Curitiba: Juruá, 2015.
TSE. O Direito Eleitoral como elo entre a democracia e a representação política. Revista Eletrônica EJE ano IV - nº 4 - junho/julho 2014.
UFRGS, Instituições Políticas | I Seminário Internacional de Ciência Política. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/sicp/instituicoes-politicas/>.
WOLTON, D. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. Porto: Asa, 1994.
ZALLER, John R. Information, Values, and Opinion. American Political Science Review, v.85, n.4, 1991, p.1215-1237
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2019.