POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

Autores

  • Eduardo José da Silva UFRPE

Palavras-chave:

Pobreza; Capitalismo; População em situação de rua; Desigualdade Social; Políticas públicas.

Resumo

O presente trabalho aborda a pobreza e a miséria como efeitos estruturais do capitalismo, que exacerba as desigualdades sociais e condena muitos à situações de extrema vulnerabilidade. A análise é aprofundada com dados do Censo da População de Rua realizado no Recife, que revelou a realidade de 1.806 pessoas em situação de rua, destacando a predominância de homens e a importância de iniciativas como o Programa Recife Acolhe. Este programa busca mitigar a desigualdade social através de projetos como o "Moradia Primeiro Recife" e o "Centro Popinho", além de ações educativas como o "Programa Pão e Letra". A pesquisa também explora a perspectiva de Abelardo da Hora e a relevância do trabalho como meio para a cidadania, embora reconheça que a pobreza extrema e a situação de rua são características intrínsecas ao capitalismo. As entrevistas realizadas mostram que fatores como conflitos familiares e desemprego são as principais causas da situação de rua. Conclui-se que, apesar das limitações das políticas públicas e da necessidade de reformas mais profundas, o trabalho continua sendo um elemento crucial para melhorar a condição dessas pessoas, promovendo uma vida mais digna e acesso a direitos básicos.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo José da Silva, UFRPE

UFRPE

Referências

BRITTO, V. NERY, C. Favelas e comunidades urbanas: IBGE muda denominação subnormais. Agência IBGE notícia. 23 de jan. de 2024. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38962-favelas-e-comunidades-urbanas-ibge-muda-denominacao-dos-aglomerados-subnormais. Acesso em: 15 set. 2024.

Marx Karl. O Capital, Livro I. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

Miranda, H. et al., Censo da População em Situação de Rua Recife 2023. Recife: Prefeitura do Recife, 2023. Disponível em: https://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/censo_populacao_rua_recife_2023.pdf. Acesso em: 06 set. 2024.

Miranda, Humberto da Silva. A cor do abandono: as crianças em situação de rua no Recife na ditadura civil?militar (1964?1985). Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 7, n.14, p. 155 ? 179. jan./abr. 2015. Acesso em: 8 set. 2024.

Silva, Emmanoel Alexandre da. Os “Meninos do Recife”: o olhar de Abelardo da Hora sobre o abandono de crianças e adolescentes (1960-1962). 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. Acesso em: 08 set. 2024.

Downloads

Publicado

2025-10-16

Como Citar

da Silva, E. J. (2025). POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE. Revista Caboré, 1(12), 04–13. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/revistacabore/article/view/8012

Edição

Seção

ARTIGOS