Gamificação como ferramenta de apoio no ensino de práticas na Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.24221/jeap.5.4.2020.3192.398-404Palavras-chave:
Engajamento, Hábitos, Jogos.Resumo
Um dos grandes desafios da atualidade, no sentido de minimizar os impactos ambientais, está relacionada na mudança de hábitos. O que eleva as discussões de metodologias e práticas pedagógicas, em conjunto com a Educação Ambiental que é apresentada como uma ferramenta de suporte as políticas públicas, propondo diferentes pensamentos acerca da conservação do meio ambiente. Prender a atenção e engajar os envolvidos durante todo o processo de aprendizagem, pode se tornar um dos obstáculos. Surge então a gamificação como estratégia de ensino, de forma a inserir os alunos, em vivências nas temáticas abordadas. O presente estudo objetivou aplicar a ferramenta de apoio às práticas pedagógicas, gamificação, durante a disciplina de gestão ambiental em uma Instituição de Ensino Superior localizada na cidade do Belo Jardim – PE. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados dois questionários, o primeiro para verificar a percepção ambiental dos discentes a respeito de assuntos ligados a gestão ambiental e o segundo sobre gamificação. De posse dos resultados, foram constatados que os assuntos ambientais de energias não renováveis e resíduos de equipamentos eletroeletrônicos precisam de uma maior atenção e que ferramenta da gamificação em conjunto das práticas pedagógicas, se apresenta como uma forma de estratégia de engajamento da turma, cuja participação se torna mais ativa de acordo com a preferência didática adotada.Downloads
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