O Conceito de Energia e suas Implicações como Tema da Aprendizagem por Projeto: Um Relato de Vivência no Curso de Licenciatura em Ciências da UFPR Litoral

Luiz Everson da Silva, Lenir Maristela da Silva, Adriana Lucinda de Oliveira, Dhiego Cunha da Silva, Tamara Dias Domiciano

Resumo


A Aprendizagem por projetos valoriza a participação do educando e do educador no processo ensino-aprendizagem, tornando-os responsáveis pelo desenvolvimento e elaboração das atividade. Mais do que uma técnica diferenciada a proposta da aprendizagem por projetos é promover uma alteração na maneira de pensar e repensar as práticas pedagógicas. Esse movimento fornece subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade e na atividade discentes, numa perspectiva de construção do conhecimento pelos alunos, ao invés de transmissão vertical dos conhecimentos do professor. Com essa compreensão, apresentamos aqui as vivências curriculares de um semestre de trabalho com uma turma do Curso de Licenciatura em Ciências, no eixo pedagógico de Fundamentos Teóricos Práticos.


Palavras-chave


ensino por projetos; aprendizagem significativa; ensino de ciências

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 LUIZ EVERSON DA SILVA, LENIR Maristela Da Silva, Adriana Lucinda De Oliveira, Dhiego Cunha Da Silva, Tamara Dias Domiciano