Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico ou meio de divulgação.
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- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página "Sobre a Revista".
- O artigo está revisado na formatação recomendada pela REDEQUIM e corrigido na gramática do idioma escolhido.
- As referências estão completas, no formato REDEQUIM (inspirado no formato APA, com o primeiro nome das autoras e autores completo nas referências) e concordando com as citações, sem falta ou excesso.
Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química
Essa seção está aberta para submissão de propostas de artigo que desenvolvam a análise e estudos de políticas públicas nas diversas abordagens teorico-metodológicas e as interlocuções com o Ensino da Química. Assim, recebemos textos que tratem:
1. Estudos de avaliação de políticas públicas voltadas ao ensino de química, nas diversas perspectivas;
2. Artigos que apresentem metodologias para análise de políticas que envolvam temáticas sobre as condições de trabalho docente no ensino de química;
3. Artigos de levantamentos de produção da área na linha dos estudos de estado da arte;
4. Análises diversas em políticas públicas que enfoquem relação direta com o ensino de química nas suas mais diversas formas de atuação;
5. Estudos curriculares voltados a temáticas sensíveis ao ensino de química.
Ressalta-se que o objetivo desta seção é trazer o foco da análise política e curricular. Artigo que citam a política, mas abordam outras questões subjacentes, poderão ser redirecionados a outras seções.
Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química
Essa seção está inserida em um cenário de política educacional nacional que valoriza a prática e formação de professoras e professores a partir de valores sociais pertinentes a cultura dos Direitos Humanos. Sendo assim, estamos abertos a receber e publicar artigos de pesquisa empírica e teórica que dialoguem com os temas:
- Educação em Direitos Humanos na formação e na prática de professoras e professores de Química;
- Questões étnico-raciais na formação e na prática de professoras e professores de Química;
- Gênero e Sexualidades na formação e na prática de professoras e professores de Química;
- Saberes tradicionais e científicos na formação e na prática de professoras e professores de Química;
- Estudos decoloniais na formação e na prática de professoras e professores de química;
- Ensino de química e justiça social – possíveis relações;
- Estudos sobre inclusão de pessoas com deficiência na formação e prática de professores(as) de química;
- Elaboração de materiais didáticos e paradidáticos para o ensino de química que contribuem com esse viés formativo.
Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais
Esta seção recebe propostas de artigos de pesquisa que discutem investigações sobre práticas educativas em contextos e espaços não formais de educação; relações entre Educação, Química e Artes (artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, entre outras); aspectos históricos, políticos, comunicacionais e educativos das práticas de divulgação científica e suas relações com a Educação em Química.
- Educação em espaços não formais na prática e formação de professores
- Divulgação científica na prática e formação de professores
- Química e Arte na prática e formação de professores
Debates em Ensino e Aprendizagem da Química
Esta seção recebe propostas de artigos de pesquisa que discutem metodologias, em articulação com teorias da aprendizagem e/ou abordagens de ensino, que potencializam a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Além disso, a sessão também engloba artigos que problematizam a utilização de diferentes recursos e instrumentos didáticos, inseridos em estratégias de ensino, que contribuem para o processo de aprendizagem de conceitos químicos. Especificamente, os artigos podem contemplar, mas não restringem, os pontos:
- Abordagem CTS/CTSA no ensino de Química;
- Utilização de jogos e demais atividades lúdicas em sala de aula;
- Ensino e Aprendizagem de Conceitos Químicos;
- Utilização de tecnologias da informação no ensino de Química;
- Metodologias ativas no ensino de Química;
- Resolução de problemas no ensino de Química;
- Proposição, execução e validação de sequências didáticas, oficinas e outros tipos de intervenções em sala de aula;
- Revisões e Análise de Tendências sobre o Ensino de Química.
Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino
Esta seção está aberta a artigos de pesquisa teórica e empírica relacionados a abordagens históricas, filosóficas e sociológicas para o Ensino de Química. Sendo assim, recebemos artigos relativos a:
- Relatos de pesquisa sobre intervenções em contextos de ensino e aprendizagem de química envolvendo HFQ no ensino básico e superior, ou na formação de professores de química;
- Artigos de revisão histórica aprofundada e contextualizada sobre episódios da História da Química, apontando as implicações para o Ensino de Química;
- Artigos teóricos de discussão sobre princípios filosóficos e sociológicos e/ou a história do ensino de química;
- Pesquisas envolvendo a natureza da ciência, epistemologia e campos emergentes como a filosofia da química no ensino;
- Demais trabalhos que articulem de forma inovadora o debate sobre perspectivas históricas, filosóficas e sociológicas para o Ensino de Química.
Debates em Linguagem no Ensino de Química
Essa seção está aberta para a submissão de propostas de artigo que desenvolvam estudos em que se discuta o papel da linguagem e de seu uso por professores e estudantes no processo de elaboração de conceitos químicos. Assim, os textos enviados para essa linha devem tratar sobre:
- Práticas discursivas no ensino de química;
- Estudos sobre a argumentação no ensino de Química;
- Estudos sobre sentidos e significados em torno de conceitos químicos;
- Leitura e escrita no Ensino de Química;
- Artigos de levantamento de produção da área envolvendo a linguagem nos diferentes pontos mencionados.
Especial EDEQ
SEÇÃO DE SUBMISSÃO EXCLUSIVAMENTE PARA EVENTOS EM PARCERIA PRÉ-ESTABELECIDA COM A REVISTA E VIA CONVITE.
Seção especial para submissão e publicação dos artigos relacionados ao número ou seção especial com trabalhos oriundos do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) E PRÉ SELECIONADOS PELO EVENTO.
Trabalhos que não receberam o convite expresso do evento para o número especial NÃO DEVEM submeter nesta seção.
Especial SMEQ
SEÇÃO DESATIVADA.
Seção especial para submissão e publicação dos artigos relacionados ao número ou seção especial com trabalhos oriundos do Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ).
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