Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico ou meio de divulgação.

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (extensões ".doc" e ".docx").
  • O arquivo não possui informações de propriedade e os nomes dos autores não estão identificados no corpo do texto nem nos metadados do arquivo.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página "Sobre a Revista".
  • O artigo está revisado na formatação recomendada pela REDEQUIM e corrigido na gramática do idioma escolhido.
  • As referências estão completas, no formato REDEQUIM (inspirado no formato APA, com o primeiro nome das autoras e autores completo nas referências) e concordando com as citações, sem falta ou excesso.

Diretrizes para Autores

Os artigos devem ser enviados para avaliação SEM OS NOMES DAS AUTORAS E DOS AUTORES, mantendo o espaço para inclusão conforme o modelo de submissão (NÃO APAGAR OS ITENS PARA PREENCHIMENTO). Não há espaço para inclusão de mini-currículos. Os manuscritos enviados com dados de autoria, no texto ou na identificação do documento, serão arquivados.

Atenção na hora do preenchimento dos METADADOS, a ausência de informações (autoras e autores, com seus respectivos e-mails e ID do orcid, título, resumo, referências, seção) implica em arquivamento da proposta de artigo.

Os autores que citarem trabalhos de sua autoria DEVEM APRESENTAR AS REFERÊNCIAS NORMALMENTE, SEM OMITIR OS NOMES OU SUBSTITUIR AS REFERÊNCIAS POR AUTOR 1, AUTOR 2Entendemos que essa omissão pode facilitar a  identificação dos autores via ferramentas de busca. Ou seja, as referências devem ser incluídas, sem exceção, normalmente.

Todas as versões do manuscrito, mesmo as que sejam encaminhadas após correções obrigatórias, NÃO DEVEM CONTER DADOS DE AUTORIA, até o ACEITE FINAL. Na etapa final do fluxo editorial serão pedidos os dados de autoria.

Disponibilizamos um modelo para publicação que deve ser considerado para toda e qualquer proposta submetida:

TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL

Caso não consiga acessar o template pelo link, este pode ser solicitado no drive: BAIXAR MODELO NO DRIVE.  

Os trabalhos deverão conter no mínimo 6 mil e no máximo 20 mil palavras, considerando todo o texto, inclusive títulos, resumos e referências. Exceções, visando considerar mais de 20 mil palavras podem ser ser consideradas pela editoria, mas não para menos de 6 mil palavras. Os artigos devem ser enviados em formato .doc ou .docx. Não serão aceitos para avaliação artigos em formato .pdf ou .odt, se manuscritos nestes formatos forem enviados serão arquivados.

Atenção as recomendações. Artigos que não estiverem dentro das normas serão convidados a reenvio com adequação ao modelo.

Cuidado especial com o sistema de citações e referências, que seguem um padrão próprio, denominado Padrão REDEQUIM, baseado nas normas da APA (American Psychological Association). Informações sobre o padrão utilizado no periódico podem ser acessados no link: TEMPORARIAMENTE INDISPONÍVEL.

Caso o artigo seja aceito ao final do processo de avaliação é de inteira responsabilidade dos autores enviar a versão final com todos os dados, adequação da gramática e em formatação adequada. OS ARTIGOS QUE NÃO RESPEITAREM O MODELO, NA VERSÃO FINAL, SERÃO ARQUIVADOS.

 A REDEQUIM estipula um prazo de 15 a 30 dias para recebimento das versões corrigidas dos textos. APÓS O PERÍODO DETERMINADO A EDITORIA DECIDIRÁ POR TENTAR UM NOVO CONTATO OU ARQUIVAR A SUBMISSÃO.

Debates em Currículo e Políticas Públicas para o Ensino de Química

Essa seção está aberta para submissão de propostas de artigo que desenvolvam a análise e estudos de políticas públicas nas diversas abordagens teorico-metodológicas e as interlocuções com o Ensino da Química. Assim, recebemos textos que tratem:
1. Estudos de avaliação de políticas públicas voltadas ao ensino de química, nas diversas perspectivas;
2. Artigos que apresentem metodologias para análise de políticas que envolvam temáticas sobre as condições de trabalho docente no ensino de química;
3. Artigos de levantamentos de produção da área na linha dos estudos de estado da arte;
4. Análises diversas em políticas públicas que enfoquem relação direta com o ensino de química nas suas mais diversas formas de atuação;
5. Estudos curriculares voltados a temáticas sensíveis ao ensino de química.

Ressalta-se que o objetivo desta seção é trazer o foco da análise política e curricular. Artigo que citam a política, mas abordam outras questões subjacentes, poderão ser redirecionados a outras seções.

Debates em Direitos Humanos, Culturas e Justiça Social no Ensino de Química

Essa seção está inserida em um cenário de política educacional nacional que valoriza a prática e formação de professoras e professores a partir de valores sociais pertinentes a cultura dos Direitos Humanos. Sendo assim, estamos abertos a receber e publicar artigos de pesquisa empírica e teórica que dialoguem com os temas:

  1. Educação em Direitos Humanos na formação e na prática de professoras e professores de Química;
  2. Questões étnico-raciais na formação e na prática de professoras e professores de Química;
  3. Gênero e Sexualidades na formação e na prática de professoras e professores de Química;
  4. Saberes tradicionais e científicos na formação e na prática de professoras e professores de Química;
  5. Estudos decoloniais na formação e na prática de professoras e professores de química;
  6. Ensino de química e justiça social – possíveis relações;
  7. Estudos sobre inclusão de pessoas com deficiência na formação e prática de professores(as) de química;
  8. Elaboração de materiais didáticos e paradidáticos para o ensino de química que contribuem com esse viés formativo.

Debates em Divulgação Científica, Artes e Espaços Não Formais

Esta seção recebe propostas de artigos de pesquisa que discutem investigações sobre práticas educativas em contextos e espaços não formais de educação; relações entre Educação, Química e Artes (artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura, entre outras); aspectos históricos, políticos, comunicacionais e educativos das práticas de divulgação científica e suas relações com a Educação em Química.

  1. Educação em espaços não formais na prática e formação de professores
  2. Divulgação científica na prática e formação de professores
  3. Química e Arte na prática e formação de professores

Debates em Ensino e Aprendizagem da Química

Esta seção recebe propostas de artigos de pesquisa que discutem metodologias, em articulação com teorias da aprendizagem e/ou abordagens de ensino, que potencializam a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Além disso, a sessão também engloba artigos que problematizam a utilização de diferentes recursos e instrumentos didáticos, inseridos em estratégias de ensino, que contribuem para o processo de aprendizagem de conceitos químicos. Especificamente, os artigos podem contemplar, mas não restringem, os pontos:

  1. Abordagem CTS/CTSA no ensino de Química;
  2. Utilização de jogos e demais atividades lúdicas em sala de aula;
  3. Ensino e Aprendizagem de Conceitos Químicos;
  4. Utilização de tecnologias da informação no ensino de Química;
  5. Metodologias ativas no ensino de Química;
  6. Resolução de problemas no ensino de Química;
  7. Proposição, execução e validação de sequências didáticas, oficinas e outros tipos de intervenções em sala de aula;
  8. Revisões e Análise de Tendências sobre o Ensino de Química.

Debates em História e Filosofia da Química para o Ensino

Esta seção está aberta a artigos de pesquisa teórica e empírica relacionados a abordagens históricas, filosóficas e sociológicas para o Ensino de Química. Sendo assim, recebemos artigos relativos a:

  1. Relatos de pesquisa sobre intervenções em contextos de ensino e aprendizagem de química envolvendo HFQ no ensino básico e superior, ou na formação de professores de química;
  2. Artigos de revisão histórica aprofundada e contextualizada sobre episódios da História da Química, apontando as implicações para o Ensino de Química;
  3. Artigos teóricos de discussão sobre princípios filosóficos e sociológicos e/ou a história do ensino de química;
  4. Pesquisas envolvendo a natureza da ciência, epistemologia e campos emergentes como a filosofia da química no ensino;
  5. Demais trabalhos que articulem de forma inovadora o debate sobre perspectivas históricas, filosóficas e sociológicas para o Ensino de Química.

Debates em Perspectivas Teóricas para o Ensino de Química

Esta seção está aberta para receber propostas de artigos teóricos e/ou de revisão de aspectos teóricos com foco no ensino da química. Recebemos textos nos seguintes direcionamentos:

  1. Revisão de teorias de aprendizagem considerando a aprendizagem de conceitos químicos.
  2. Abordagem de um ou mais conceito ou temática científico-tecnológicos e suas abordagens no ensino de química.
  3. Revisões teóricas sobre desenvolvimento e aplicação de estratégias ou materiais didáticos de considerável amplitude de programas de pesquisa.

Debates em Linguagem no Ensino de Química

Essa seção está aberta para a submissão de propostas de artigo que desenvolvam estudos em que se discuta o papel da linguagem e de seu uso por professores e estudantes no processo de elaboração de conceitos químicos. Assim, os textos enviados para essa linha devem tratar sobre:

  1. Práticas discursivas no ensino de química;
  2. Estudos sobre a argumentação no ensino de Química;
  3. Estudos sobre sentidos e significados em torno de conceitos químicos;
  4. Leitura e escrita no Ensino de Química;
  5. Artigos de levantamento de produção da área envolvendo a linguagem nos diferentes pontos mencionados.

Especial EDEQ

SEÇÃO DESATIVADA.

Seção especial para submissão e publicação dos artigos relacionados ao número ou seção especial com trabalhos oriundos do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ).

Especial SMEQ

SEÇÃO DESATIVADA.

Seção especial para submissão e publicação dos artigos relacionados ao número ou seção especial com trabalhos oriundos do Simpósio Mineiro de Educação Química (SMEQ).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.