Abordagem Investigativa da Química Forense: Uso de Recursos Audiovisuais e Experimentação em um Estudo de Caso

Autores

  • Fernanda Cristina S. Montija UNICAMP
  • Mariana Agostini dos Reis UNICAMP
  • William Zeni UNICAMP
  • Rafael Scucuglia R. da Silva UNICAMP
  • Gildo Girotto Junior Instituto de química - UNICAMP

Palavras-chave:

Ensino por investigação, recursos audiovisuais, experimentação, formação inicial de professores

Resumo

O presente trabalho se enquadra dentro do cenário de um relato de experiência a respeito do desenvolvimento de uma oficina de ensino sobre química forense, envolvendo o ensino por investigação, a experimentação e o uso de recursos audiovisuais. A proposta foi desenvolvida por estudantes participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e com estudantes do ensino médio. Foram reconhecidas as percepções dos estudantes secundaristas sobre o desenvolvimento da atividade de modo a compreender seus aspectos positivos e negativos. De modo geral, a atividade trouxe importantes contribuições para a contextualização no ensino de química com foco nas dificuldades relacionadas à abordagem de conceitos para a resolução de situações-problema  e reflexão sobre o desenvolvimento profissional na formação inicial dos licenciandos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildo Girotto Junior, Instituto de química - UNICAMP

Professor do Departamento de Química Analítica do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Concentra suas pesquisas na Área de Ensino de Química: Formação inicial e continuada de professores; desenvolvimento de saberes profissionais e estudo do reconhecimento, acesso e estratégias de desenvolvimento do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e do Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK) na formação inicial e continuada de professores de química; estudo e desenvolvimento de estratégias de ensino interdisciplinares e práticas contextualizadas através de diferentes propostas metodológicas e de avaliação Divulgação Científica.Química Analítica: Determinação e quantificação de estrógenos e poluentes orgânicos persistentes em águas residuais. Otimização de técnicas de extração; produção e análise de biodiesel.

Downloads

Publicado

2019-10-07

Como Citar

Montija, F. C. S., Reis, M. A. dos, Zeni, W., Silva, R. S. R. da, & Girotto Junior, G. (2019). Abordagem Investigativa da Química Forense: Uso de Recursos Audiovisuais e Experimentação em um Estudo de Caso. Revista Debates Em Ensino De Química, 5(1 ESP), 65–73. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/2292

Edição

Seção

Especial - ENEQ