Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE é uma publicação semestral do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE, Campus Dois Irmãos. Define-se como um periódico científico que se dedica à publicação de artigos, resultantes de atividades de pesquisa, resenhas, traduções e entrevistas e propõe-se a divulgar a produção acadêmica nas Ciências Sociais e áreas afins.

A Revista é editada em volumes anuais compostos de 2 (dois) números, publicados em separado, a cada semestre. O primeiro volume anual deve ser publicado até 31 julho e, o segundo volume até 31 de dezembro do mesmo ano.

A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE tem como objetivos:

a)       Divulgar a produção científica na área das Ciências Sociais;

b)      Favorecer a produção e divulgação de trabalhos de conclusão de curso de alunos da graduação e da pós-graduação do Departamento de Ciências Sociais;

c) Promover um diálogo entre pesquisadores, docentes, discentes e profissionais atuantes na área das Ciências Sociais;

d)  Fomentar o intercâmbio de informações e experiências, no âmbito das Ciências Sociais, com outras instituições nacionais ou estrangeiras congêneres;

e)      Contribuir para a produção e a socialização do conhecimento junto à sociedade.

Processo de Avaliação pelos Pares

Serão aceitos para a publicação na Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE artigos científicos inéditos, caracterizados como de interesse à difusão de idéias e ao desenvolvimento das áreas de Ciências Sociais e áreas afins.

O material para publicação deverá ser encaminhado de acordo com o disposto nas normas para publicação da revista. Os autores, ao submeterem artigos para publicação na Revista Cadernos Ciências Sociais da UFRPE, serão legalmente responsáveis pela garantia de que o trabalho não constitui infração de direitos autorais, isentando o Departamento de Ciências Sociais da UFRPE, e o Comitê Editorial da Revista, de qualquer responsabilidade.

Para garantir o anonimato no processo de avaliação, o(s) autor(es) deve (m) anexar o arquivo com o artigo sem qualquer identificação no texto.

Os artigos serão avaliados pelo sistema Peer Review – Revisão por pares.

Para serem publicados na Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE, os artigos deverão ser analisados quanto ao seu conteúdo e mérito, por pareceristas, garantido o anonimato da avaliação.

São pareceristas da Revista professores e pesquisadores do Departamento de Ciências Sociais da UFRPE, de outros departamentos da instituição e outras instituições congêneres.

Aos pareceristas será dado um prazo máximo de 30 (trinta) dias corridos, a partir da data de recebimento do trabalho, para a apresentação do parecer. Findo este prazo, sem que haja manifestação do parecerista, a ausência de parecer implicará na remessa do trabalho a outro parecerista.

O trabalho encaminhado ao autor para reformulação deverá retornar ao Comitê editorial no prazo máximo de 15 dias, contados da data de envio para o autor pela Comissão editorial. Fora desse prazo, o autor deverá solicitar nova submissão.

 

Periodicidade

A Revista Cadernos de Ciências Sociais da UFRPE é uma publicação semestral e será editada em volumes anuais compostos de 2 (dois) números, publicados em separado, a cada semestre. O primeiro volume anual deve ser publicado até 31 julho e, o segundo volume até 31 de dezembro de cada ano.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Arquivamento

A política de arquivamento desse periódico é realizada por meio da Rede Cariniana que utiliza o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford e que consiste na preservação digital distribuida, espalhando as cópias dos documentos digitais em locais geograficamente dispersos por meio das caixas LOCKSS distribuidas as instituições parceiras, assegurando a preservação digital dos periódicos eletrônicos.

É possível conferir o arquivamento da revista via Rede Cariniana/LOCKSS no site The Keepers.

Expediente

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
Reitora:
Professora Dr. Marcelo Brito Carneiro Leão
Vice-reitor:
Professor Dr. Gabriel Rivas de Melo
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – PREG
Professora Dra. Maria do Socorro de Lima Oliveira
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PRPPG
Professor Maria Madalena Pessoa Guerra
Pró-Reitoria de Atividades de Extensão – PRAE
Professor Dr. Moisés de Melo Santana
Pró-Reitoria de Administração – PROAD
Mozart Alexandre Melo de Oliveira
Pró-Reitoria de Gestão Estudantil – Progest
Professor Dr Severino Mendes de Azevedo Júnior
Pró-Reitoria de Planejamento – Proplan
Carolina  Guimarães Raposo


Departamento de Ciências Sociais (DECISO)
Diretor Professor Dra. Andrea Lorena Butto Zarzar

COMISSÃO EDITORIAL DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE

Dr. Tarcísio Augusto Alves da Silva – UFRPE

Dra Andrea Lorena Butto Zarzar – UFRPE

Dr Roberto Mauro Cortez Motta – UFRPE

Dra Renata Menasche – UFRGS

Dra Ellen Fensterseifer Woortmann – UNB

Dra Madian de Jesus Frazão Pereira - UFMA

REVISTA CADERNOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS
COMISSÃO DE PARECERISTAS
Drª. Maria de Nazaret Wanderley Baudel (UFPE), Drª. Silke Weber (UFPE), Dr. Cristiano Welington Ramalho (UFRPE), Drª Selene Herculano (UFF), Dr. José Nunes da Silva (UFRPE), Dr. José Maria de Jesus Izquierdo Villota (UFCG), Dr. José Sergio Leite Lopes (Museu Nacional/UFRJ), Dr. Michel Zaidan (UFPE), Drª. Maria Lúcia de Macedo Cardoso (FIOCRUZ/RJ), Dr. Francisco Mesquita de Oliveira (UFPI), Dr. André Gustavo Ferreira da Silva (UFPE), Drª. Maria da Conceição M.Cardoso van Oosterhout (UFCG), Dr. Cézar H. Maranhão (UFRJ), Dr. José Glebson Vieira (UERN), Dr. Marcelo Alario Ennes (UFS), Dr. Emílio de Britto Negreiros (UFPE), Dr. Gonzalo Adrian Rojas (UFCG), Drª. Vilma Soares de Lima Barbosa (UFCG), Dr. José Luciano Lima Barbosa (UEPB), Dr. Edson Hely Silva (CAP/UFPE), Dr. Pedro Castelo Branco Silveira (FUNDAJ), Msc. Walber S. Batista (UFRPE), Dra. Maria de Assunção Lima de Paulo (UFCG), Dr.Claudio Moraes de Souza, Dr. Marcos André de Barros (UFRPE), Fabio Bezerra de Andrade (UFRPE).

Histórico do periódico

A Revista Cadernos de Ciências Sociais é fruto da necessidade de publicizar ideias e conhecimentos no âmbito das Ciências Sociais. Nasceu da proposta do Conselho Editorial do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, em criar uma publicação que pudesse articular o trabalho de professores, pesquisadores e estudantes das Ciências Sociais do Nordeste do Brasil em interação com os demais campos de produção das Ciências Sociais no mundo.