A cooperativa agrícola na reorganização produtiva do território: a experiência da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro

Autores

  • Manuella Carolina Costa de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Cooperativismo agrícola. Apicultura. Mercados. Arranjo produtivo local. Dinâmicas territoriais.

Resumo

Este trabalho analisa a estrutura organizacional da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro – a Casa APIS – situada na cidade de Picos-PI, avaliando as estratégias comerciais adotadas, bem como as suas implicações socioeconômicas sobre a dinâmica local. Foi possível constatar, por meio de visitas e entrevistas semi-estruturadas, a importância do cooperativismo agrícola na revitalização dos espaços rurais, e para a organização dos pequenos agricultores em torno da produção do mel, e a inserção nos mercados globais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuella Carolina Costa de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharela em Ciências Sociais (2011), Departamento de Ciências Sociais, DECISO - UFRPE. Mestra em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, do Programa de Pós- Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, POSMEX -UFRPE (2014), atualmente doutoranda bolsista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, PPGS - UFPE (2015). Atuando na área de Sociologia Organizacional e Rural, com pesquisa em cooperativismo econômico, mercados de qualidade e desenvolvimento territorial; Circuitos Curtos de proximidade, e teoria da Reciprocidade  (Sociologia da Dádiva). Professora na Educação a Distância, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (EaD - UFRPE) e no Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (SESCOOP/PE). Integrante e pesquisadora no Instituto de Estudos Latino Americano - IAL - UFPE e no Laboratório de Estudos Rurais - LAE - UFPE. 

Referências

ABRAMOVAY, Ricardo. O Futuro das Regiões Rurais. 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

AZEVEDO, Beatriz. Território e Desenvolvimento Econômico na América Latina e no Brasil: Clusters e Arranjos Produtivos Locais. [Org] SAMPAIO, Yony; FILHO, Rodolfo Moraes de Araujo; VITAL, Tales. In: Território e Desenvolvimento Econômico no Brasil: Arranjos Produtivos Locais em Pernambuco. Recife: Ed. Universitária, 2012.

BAUMAN, Zygmunt, 1925. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

CAVALCANTI, Josefa Salete Barbosa. Globalização e Ruralidade. In: Wanderley, Maria de Nazareth Baudel (org). Globalização e desenvolvimento sustentável: dinâmicas rurais no nordeste brasileiro. São Paulo: Ceres – Centro de Estudos Rurais do IFCH – Unicamp, 2004.

CAVALCANTI, J. S. B. “Globalização, urbanização, constituição e produção da força de trabalho: políticas, energéticas e irrigação no Vale do São Francisco”. In: MAGALHÃES, S.B., BRITTO R.C., CASTRO, E.R.(Org).Energia na Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, v.1, 1996

FLORES, Murilo. Assistência Técnica e Agricultura Familiar. In. LIMA, Dalmo M. de Albuquerque e Wilkinson, John [org.]. Inovações nas Tradições da Agricultura Familiar. Brasília: CNPq/ Paralelo 15, 2002.

LENGLER, Letícia; LAGO, Adriano; CORONEL, Daniel Arruda. A organização associativa no setor apícola: contribuições e potencialidades. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 9, n.2, 2007.

MACEDO, Alex dos Santos; Sousa, Diego Neves; AMODEO, Nora Beatriz Presno. O papel da comunicação na articulação dos diferentes níveis de organização no modelo central-singular de cooperativas. In: Bahia: análise & dados. Salvador, vol. 23, n:1, jan-mar., 2013.

MELLO, Claiton José. O “Oitavo Cipó” e o Desafio da Ação Cooperativas de Agricultores Familiares: um estudo de caso sobre empreendimentos e solidários das cadeias produtivas do mel e do caju, no Território do Vale do Guaribas, PI. Brasília, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e

criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

MINISTÉRIO DO TRABALHO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO. Importação Brasileira, Picos – PI, 2007. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/sitio/. Acesso em: Setembro de 2011.

MORAES, Jorge Amaral de.; SCHNEIDER, Sérgio. Perspectiva territorial e abordagem dos sistemas produtivos localizados rurais: novas referências para o estudo do desenvolvimento rural. G&DR, n° 2, São Paulo: Taubaté, mai-ago, 2010.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Associativismo e Cooperativismo no desenvolvimento local. In. SANTOS, Maria Salett Tauk, CALLOU, Ângelo Brás Fernandes. Associativismo e Desenvolvimento Local. Recife: Bagaço, 2006. 256p. il. p.153 a 184.

PIRES, Maria Luiza Lins e Silva. O Cooperativismo em questão: a trama das relações entre projeto e prática em cooperativas do Nordeste do Brasil e Leste (Quebec do Canadá). Recife: Massangana, 2004.

PIRES, Maria Luiza Lins e Silva. A (re) significação de extensão rural a partir da ótica da Inclusão: a via cooperativa em debate. In J. R. Tavares(org). Extensão Rural e Desenvolvimento Sustentável. Recife. Bagaço, 2005. 2° Edição.

VEIGA, José Eli da. Cidades Imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002.

VILELA, Sérgio Luiz de Oliveira. A importância das novas atividades agrícolas ante a globalização: a apicultura no Estado do Piauí. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2000.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Como Citar

Costa de Oliveira, M. C. (2018). A cooperativa agrícola na reorganização produtiva do território: a experiência da Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(12), 137–155. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/1838