Entre as Minas e os Gerais: desigualdade espacial do mercado de trabalho
Palavras-chave:
Mercado de trabalho, desigualdade regional, desenvolvimento.Resumo
O território de Minas Gerais evidencia uma segmentação socioeconômica expressiva. De um lado, as regiões localizadas ao sul externam bons indicadores econômicos e socais, de outro, as do norte apresentam uma realidade comparável à de muitos países pobres da África. Tal desigualdade histórica reflete a formação do Estado, pautada pela priorização das regiões situadas ao sul, além da desigualdade espacial brasileira, tendo os estados do sul e sudeste à expressão de maior prosperidade e aqueles do nordeste e norte a demonstração da escassez e da pobreza. A questão que se coloca aqui é: o mercado de trabalho em Minas Gerais reflete tal desigualdade? Há indícios suficientes para supor que sim, contudo, observando os dados da RAIS, do Ministério do Trabalho e do Atlas do Desenvolvimento Humano, tentar-se-á responder essa e outras questões, a partir de análises de estatística descritiva e espacial.Downloads
Referências
AGRESTI, Alan; FINLAY, Barbara. Métodos estatísticos para as ciências sociais. 4.ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
BAER, Werner. A economia brasileira. 3.ed. São Paulo: Nobel, 2009.
BRASIL, Ministério do Trabalho. Bases de dados RAIS e CAGED. Disponível em: <http://bi.mte.gov.brbgcaged>. Acesso em: janeiro a junho de 2017.
BRASIL, Ministério do Trabalho. Registros administrativos da RAIS e do CAGED. Brasília, 2010.
BRASIL. Ministério do Trabalho. Relação anual de informações sociais. Brasília: 2017.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 9.ed. V.1. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
COSTA, João Batista de Almeida. Cultura sertaneja: a conjugação de lógicas diferenciadas. In: SANTOS, Gilmar Ribeiro dos (Org.). Trabalho, cultura e sociedade no Norte/Nordeste de Minas: considerações a partir das ciências sociais. Montes Claros: Best, 1997.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de direito do trabalho. 13.ed. São Paulo: LTR, 2014.
DULCI, Otávio Soares. Política e recuperação econômica em Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
FURTADO, Celso. Formação econômica do Brasil. 30.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Atlas do desenvolvimento Humano. 2017. Disponível em: <http://www.atlasbrasil.org.br/2013/>. Acesso em: janeiro a junho de 2017.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2.ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
RODRIGUES, Luciene. Formação econômica do Norte de Minas e o período recente. In: OLIVEIRA, Marcos Fábio Martins, et al. Formação social e econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Unimontes, 2000.
WEBER, Max. Economia e sociedade. 4.ed. V.1. Brasília: UNB, 2009.