Unidades de Conservação: políticas ambientais e modernização institucional

Autores

  • Jonatta Sousa Paulino Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande
  • Luis Henrique Hermínio Cunha Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

Este trabalho fundamenta a tese de que o ambientalismo tem sido um dos instrumentos legítimos nos esforços contemporâneos de modernização de determinados espaços, atuando através de políticas voltadas à regulação do acesso, uso e manejo de recursos naturais. Destarte, a implantação de Unidades de Conservação (UC) seria uma opção mais ou menos consciente de muitos agentes públicos e da sociedade civil em avançar no processo de modernização pela via institucional, dado o fracasso da via econômica em meados dos anos 1980. A partir de uma análise de conteúdo do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e de estudos de caso relativos à implantação de UCs, procura-se demonstrar porque estas políticas são instrumentos de modernização e como elas impactam principalmente as populações historicamente marginalizadas. Assim, busca-se oferecer uma nova interpretação destes dados, demonstrando que a constituição de unidades de conservação pode ser apreendida como esforços de modernização institucional de populações "tradicionais".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonatta Sousa Paulino, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Mestre em Ciências Sociais (2013) e atualmente Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição.

Luis Henrique Hermínio Cunha, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1994), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (1997) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2002).

Downloads

Publicado

2016-02-12

Como Citar

Paulino, J. S., & Cunha, L. H. H. (2016). Unidades de Conservação: políticas ambientais e modernização institucional. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 2(5), 28–50. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/412