Serviço Público: Cultura Organizacional e Terceirização do Trabalho
Resumo
A terceirização é parte significativa das metamorfoses que ocorreram no mundodo trabalho pós-1970. Governos e empresas, como um todo, adotaram a estratégiade terceirizar algumas de suas atividades, seja com o intuito de lograr maiseficiência ou de reduzir custos. A terceirização do trabalho, no entanto, assumeespecificidades quando compreendida no contexto cultural das organizações. Oobjetivo deste artigo é, portanto, discutir o trabalho terceirizado em organizaçõespúblicas através do conceito de cultura organizacional. Para isso, realizamosentrevistas semiestruturadas com funcionários terceirizados e servidores públicosda Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os resultados apontaramque o cotidiano de trabalho dos funcionários terceirizados é orientado a partirdos estímulos da cultura organizacional da universidade, apesar deles seremcontratados por empresas privadas. Do mesmo modo, chegamos à conclusão deque a cultura organizacional da UFRPE possui alguns traços constitutivos dacultura nacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-02-17
Como Citar
Soares, L. F. (2016). Serviço Público: Cultura Organizacional e Terceirização do Trabalho. Revista Cadernos De Ciências Sociais Da UFRPE, 1(6), 72–92. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/cadernosdecienciassociais/article/view/569
Edição
Seção
Artigos