O IMPACTO DAS NOVAS TENDÊNCIAS GLOBAIS NO APRENDIZADO DA TRADIÇÃO ORAL DO COCO DE RODA

Autores

Palavras-chave:

Globalização – Aprendizagem - Identidade – Música do Brasil – Política Cultural

Resumo

As formas de participação dos indivíduos na sociedade urbana vêm fornecendo novas perspectivas de análise sobre os modos de aprendizagem e construção do conhecimento do fazer individual em âmbito coletivo das metrópoles. Fato que repercute nas relações interpessoais e nas relações do indivíduo com o simbólico, impactando de forma significativa nos mecanismos de inclusão social e aspirações de ascensão social. Sob esta perspectiva, este artigo sublinha os problemas testemunhados nos relatos de dois artistas da cultura popular de tradição oral e demais agentes desta cena musical que com eles mantenham relações no campo das políticas sociais, culturais e econômicas em função de processos pós-modernos de aquisição de comportamentos sociais globalizados a partir de novas tendências de educação. Esta aproximação busca a compreensão da dinâmica presente no processo contemporâneo de industrialização musical e fomento para o entretenimento no mercado nacional e internacional de perspectivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Antônio Ferreira Souza, Universiade Federal do Ceará - Sobral

Doutor e Mestre em Ciências Musicais - ETNOMUSICOLOGIA - pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor II - nível 1a - matrícula 197.102-6 do Governo do Estado de Pernambuco das disciplinas Bateria e Percussão Popular. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em ETNOMUSICOLOGIA (Pesquisador) e MÚSICA ARTÍSTICA (Baterista e Percussionista) com inscrição na OMB sob nº 6.062. Faz parte do Grupo de Estudos do Núcleo de Etnomusicologia do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco coordenado pelo Doutor Carlos Sandroni, do Grupo de Investigadores (colaborador) do INET-md - Instituto de Etnomusicologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa presidido pela Doutora Salwa El-Shawan Castelo-Branco, e compõe o Grupo de Pesquisas em Etnomusicologia da UFPR coordenado pelo Doutor Edwin Pitre Vásquez. Músico percussionista com experiência em ritmos tradicionais do Nordeste Brasileiro. Baterista, compositor e arranjador. 

Referências

ANDRADE, MÁRIO de. (1934a), Danças dramáticas, introdução e primeira versão. Arquivo Mário de Andrade, IEB/USP.

CANCLINI, NESTOR GARCÍA (1997) La globalización imaginada. México. Paidós

CANCLINI, NESTOR GARCÍA(1982) Las Culturas Populares en el Capitalismo. México: Editorial Nueva Imagem/Tradução de Cláudio Novaes Pinto Coelho. São Paulo: Editora Brasiliense S.A.

CARNEIRO, ÉDISON (1961-1982). Samba de Umbigada

CASCUDO, LUÍS DA CÂMARA. Dicionário do Folclore Brasileiro. (2 vols), Rio de Janeiro, Edições de Ouro, 1969.

DAVID MIDDLETON y DEREK EDWARS: Memoria Compartida, Cap 1,2, 4, 5, 6, 11. Lev Vigotsky: Pensamiento y lenguaje, Cap 6

FREIRE, GILBERTO. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro, Record, 1995.

GIFFONI, MARIA A. C. (1964). Danças Folclóricas Brasileiras. São Paulo, Edições Melhoramentos. 141-155

ROSA SOBRINHO, PAULO FERNANDES. O Coco em Olinda: uma sonoridade étnica. Monografia do Curso de Especialização latu senso em Etnomúsicologia, realizado na Universidade Federal de Pernambuco. 2001, p.8.

VEERTZ, C. La interpretación de lãs culturas. Barcelona, Editorial Gedisa, 1979.

MACHADO, J. Pais. Tribos Urbanas, produção artística e identidades. (cood.) /Introdução.. Lisboa:Imprensa de Ciências Sociais – ICS, 2004, p. 12

MORAES FILHO, MELO. Festas e tradições populares no Brasil. São Paulo EDUSP/Itatiaia, 1979.

VYGOTSKI, LEV.S. (1896-1934). Pensamiento y lenguaje. Cap.6. Obras Escogidas – vol. 2. Madri: Visor, 1993

Downloads

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Souza, F. A. F. (2020). O IMPACTO DAS NOVAS TENDÊNCIAS GLOBAIS NO APRENDIZADO DA TRADIÇÃO ORAL DO COCO DE RODA. Educação E (Trans)formação, 4(2), 30–46. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/educacaoetransformacao/article/view/2714

Edição

Seção

Artigos