Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está com extensão “.odt” (LibreOffice.org) ou “.docx” e “.doc” (Microsoft Word).

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1 INFORMAÇÕES GERAIS

- Educação e (Trans)formação é uma revista do Curso de Graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com fluxo e publicação contínua, disponibilizada nacionalmente e internacionalmente por meio da internet, que tem por objetivo contribuir para disseminar a produção acadêmica e dos movimentos sociais relacionadas a área da Educação e contribuir para o avanço do estado da arte das reflexões nas áreas do conhecimento abordadas pela revista. A Educação e transformação publica artigos, artigos de revisão, resenhas e relatos de experiência em português, espanhol e inglês.

- A Revista Educação e (Trans)formação utiliza o software livre SEER/OJS hospedada no portal de periódicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (http://www.journals.ufrpe.br).

- Trabalhos submetidos por alunos de graduação e pós-graduação deve conter o nome do(a) professor(a) orientador(a) como coautor(a) do texto, quando for o caso.

- Não são aceitos para publicação artigos já publicados, mesmo que em periódicos estrangeiros, relatórios de pesquisa ou trabalhos de conclusão de curso (monografia, dissertação ou tese), sem as devidas adequações.

- Os (as) autores(as) responsabilizam-se pelas informações divulgadas nos trabalhos, assim como os devidos direitos autorais dos conteúdos utilizados. Estas informações não refletem a opinião da revista.

- A Revista adotará a avaliação por meio da “avaliação cega de pares”, e adotará a metodologia “Ahead of print”.

- Todos os trabalhos devem passar por avaliação ortográfica e gramatical antes da submissão, sob pena de recusa do mesmo.

- Cada submissão de artigo poderá ter, no máximo, quatro autores.

 

2 NORMAS E CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO

- Os autores e autoras deverão enviar seus trabalhos a revista respeitando as seguintes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no que refere a organização do trabalho:

a) NBR 6022 - Artigo em publicação periódica científica impressa.

b) NBR 10520 – Citações em documentos.

c) NBR 6023 – Referências.

d) NBR 6028 – Resumo.

e) NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento.

f) NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos.

 

2.1 Estrutura – Artigo / Artigos de revisão / Relatos experiência

- Não constar quaisquer informações sobre a autoria do trabalho, nem no arquivo, nas propriedades do documento ou ainda quaisquer informações que viabilizem a identificação da autoria no corpo do texto.

- Os trabalhos devem ser enviados na extensão “.odt” (LibreOffice.org) ou “.docx” e “.doc” (Microsoft Word).

- Deve contar entre 12 e 15 páginas, somando-se tabelas, gráficos, quadros ou figuras.

- Quanto a formatação, seguirá:

a) Fonte:Times New Roman, tamanho 12.

b) Tamanho da folha: A4

c) Margens: esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.

d) Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.

e) Paginação: no canto superior direito.

f) Resumo: 100 a 250 palavras.

g) Palavras-chave: entre 3 e 5 palavras, separadas por ponto.

h) Citações com mais três linhas: tamanho 10.

 

- Quanto a estrutura, deverá ser organizado da seguinte maneira:

a) Título e subtítulo (se houver) em português, e na segunda língua escolhida.

b) Resumo na língua do texto.

c) Resumo na segunda língua escolhida.

d) Palavras-chave.

e) Texto: introdução, desenvolvimento, resultados e conclusões.

f) Referências.

g) Notas devem ser usadas se extremamente necessárias.

 

2.2 Estrutura - Resenhas

- Quanto a formatação, as resenhas devem seguir a mesma estabelecida para os artigos, adicionando-se as resenhas devem ter um mínimo de duas páginas e um máximo de três.

- Serão aceitas resenhas de obras publicadas no Brasil ou no exterior com no máximo quatro anos.

- Quanto a estrutura, solicita-se:

a) Título da resenha.

b) Citação da obra resenhada.

c) Texto: resumo crítico.

d) Referências.

 

3. PROCEDIMENTOS DE SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO

- Quanto a submissão, os trabalhos devem ser enviados pela página da revista. Para isto, é necessário que o (a) autor(a) crie o seu usuário na plataforma e acesse a área de submissão de manuscrito, anexando o trabalho.

- Quanto a avaliação, o processo ocorrerá da seguinte forma:

a) Os editores assistentes realizarão a primeira avaliação do manuscrito considerando as “informações gerais” e a “normas e critérios para apresentação” dos trabalhos.

a.1) Se o trabalho não for considerado apto, será devolvido ao autor(a), solicitando as correções.

a.2) Se o trabalho for considerado apto, será submetido a dois pareceristas para a sua avaliação.

b) Os pareceristas receberão o trabalho sem quaisquer menções quanto a autoria do trabalho (avaliação cega). Serão adotados como critérios para avaliação dos trabalhos: contribuam efetivamente para a melhoria da educação; proponham reflexões que promovam o avanço do estado da arte do tema em questão e respeitem a norma culta padrão.

c) Os pareceristas emitirão parecer aprovando, aprovando com ressalvas ou reprovando o trabalho, junto com seu parecer.

c.1) Se o trabalho for aprovado, será encaminhado diretamente para publicação.

c.2) Se o trabalho for aprovado com ressalvas, será devolvido com os pareceres ao autor(a) para os devidos ajustes.

c.3) Se o trabalho for recusado, o manuscrito será devolvido ao autor junto com os respectivos pareceres.

d) Em caso de divergência entre os pareceristas, será solicitado um terceiro parecer.

Artigos

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