LITERATURA, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM SALA DE AULA

Autores

  • Kleyton Ricardo Wanderley Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Literatura afro-brasileira e africana, Identidade cultural, Direitos humanos, Cidadania.

Resumo

A partir da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica, busca-se assegurar a todos o direito à igualdade de cidadania e de acesso aos bens culturais, bem como do reconhecimento da história e das culturas que compõem a nação brasileira, de modo especial a da população afrodescendente. Nesse sentido, as literaturas de matriz africana, de modo especial as a afro-brasileira e africana de língua portuguesa, se transformam num espaço privilegiado para a discussão da resistência, da memória e da identidade cultural do povo negro. Norteado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004), procuro discutir estratégias de ensino das literaturas afro-brasileiras e africanas a fim de, sem descuidar do que confere aos textos sua “literariedade”, contribuir para a promoção de um espaço de reelaboração e ressignificação de conhecimentos sobre a cultura a história africana e seus descendentes brasileiros a partir do texto literário, além de fomentar a reflexão crítica acerca das relações étnico-raciais, favorecendo uma diminuição da discriminação no contexto da sala de aula e, consequentemente, nos outros contextos sociais.

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Pereira, K. R. W. (2014). LITERATURA, IDENTIDADE E RESISTÊNCIA: LITERATURAS AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA EM SALA DE AULA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 1. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/211

Edição

Seção

LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS