Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS
Trabalhar com artigos e ensaios que legitimam os estudos de Literaturas, da Teoria e da Crítica Literária, da Literatura Comparada e dos Estudos Culturais nas diversas literaturas nacionais e estrangeiras. Bem como os estudos ligados a outras linguagens, cinema, pintura, música, teatro e escultura.
SEÇÃO LIVRE
Esta seção contemplará a área das traduções e resenhas, bem como irá publicar algumas criações artísticas: poemas, contos e crônicas.
ENSAIOS
Textos com carcterísticas de ensaiosSESSÃO TEMÁTICA HISTÓRIA, MEIO AMBIENTE E CAPITALISMO
Diferente dos Artigos do Fluxo Contínuo, a Sessão Temática agrega Artigos e Ensaios que caracterizam um tema específico de pesquisa. A sessão é coordenada por pesquisadores, EDITORES EXTERNOS AD HOC convidados e interessados em divulgar as produções científicas ligadas a um determinado tema de suas pesquisas. Os Textos das sessões temáticas passarão pelo mesmo rigor científico do Fluxo Contínuo, passarão por avaliadores em avaliação DUPLO CEGA, a fim de mantermos a qualidade e seriedade das publicações na revista.
A Entheoria tem a liberdade de apresentar as SESSÕES TEMÁTICAS em cada volume semestral, ou no primeiro ou último volume de cada ano.
ENTREVISTAS
Publicar entrevistas de cunho acadêmico-científico e artístico-cultural.
DESCOLONIZACIÓN DEL LENGUAJE, PRÁCTICAS CULTURALES
DOSSIÊ:
DESCOLONIZACIÓN DEL LENGUAJE, PRÁCTICAS CULTURALES
E INSTITUCIONES DE LA MEMORIA
CONTRACOLONIALIDADE, FUTUROS ANCESTRAIS E EXISTÊNCIAS AMEFRICANAS
Escopo: Acolhemos trabalhos que dialoguem com a contracolonialidade em suas múltiplas dimensões: epistemológicas, estéticas, políticas e existenciais. São bem-vindos artigos, ensaios, resenhas e produções artísticas que abordem:
- A obra e o pensamento de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, e outras intelectuais e escritoras negras brasileiras;
- Escritas de si, memórias, diários e autobiografias como exercícios de dignidade e resistência;
- Futuros Ancestrais como a transmissão coletiva da memória e a escrevivência;
- A festa, a alegria e a alacridade como transgressões políticas à necropolítica;
- Terreirização das experiências vividas e a construção de territorialidades negras;
- Encruzilhadas entre teoria e sagrado como experiência sensível.
Eixos Orientadores (não-excludentes):
- Discurso de si: o diário como exercício de dignidade e existir, tendo como inspiração Carolina Maria de Jesus, dentre outras referências;
- Memória e transmissão coletiva: a escrevivência de Conceição Evaristo e outras formas de preservação e circulação das memórias afro-diaspóricas;
- Política da alegria: a festa como celebração; o aspecto político da alegria (ou, como Muniz Sodré fala, alacridade), transgressões diárias da necropolítica que transformam o corpo em terreiro e o terreiro numa terreirização das experiências vividas.
Questão Norteadora: Como podemos encruzilhar a experiência de sujeito, do ser na vida e no mundo, com as experiências de rua, de vida pública e ocupação institucional, sendo o que se é?
Este dossiê pretende homenagear Carolina Maria de Jesus e todas as outras referências citadas, num cruzo entre teoria e sagrado como experiência sensível, profanando o sagrado e sacralizando o profano (expressão escutada de Luiz Antonio Simas).
Tipos de contribuições aceitas:
- Artigos científicos (originais ou de revisão)
- Ensaios teóricos
- Resenhas críticas
- Relatos de experiência artística
- Entrevistas
Declaração de Direito Autoral
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.


















