Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
LITERATURAS E OUTRAS LINGUAGENS
Trabalhar com artigos e ensaios que legitimam os estudos de Literaturas, da Teoria e da Crítica Literária, da Literatura Comparada e dos Estudos Culturais nas diversas literaturas nacionais e estrangeiras. Bem como os estudos ligados a outras linguagens, cinema, pintura, música, teatro e escultura.
SEÇÃO LIVRE
Esta seção contemplará a área das traduções e resenhas, bem como irá publicar algumas criações artísticas: poemas, contos e crônicas.
ENSAIOS
Textos com carcterísticas de ensaiosSESSÃO TEMÁTICA HISTÓRIA, MEIO AMBIENTE E CAPITALISMO
Different from the Continuous Flow Articles, the Thematic Session aggregates Articles and Essays that characterize a specific research topic. The session is coordinated by researchers, EXTERNAL AD HOC EDITORS, invited and interested in disseminating scientific production related to a specific theme of their research. The texts of the thematic sessions will undergo the same scientific rigor of the Continuous Flow, they will be evaluated by DOUBLE BIND evaluation, in order to maintain the quality and seriousness of the publications in the journal.
Entheoria is free to present the THEMATIC SESSIONS in each semiannual volume, or in the first or last volume of each year.
ENTREVISTAS
Publicar entrevistas de cunho acadêmico-científico e artístico-cultural.
DESCOLONIZACIÓN DEL LENGUAJE, PRÁCTICAS CULTURALES
DOSSIÊ:
DESCOLONIZACIÓN DEL LENGUAJE, PRÁCTICAS CULTURALES
E INSTITUCIONES DE LA MEMORIA
CONTRACOLONIALIDADE, FUTUROS ANCESTRAIS E EXISTÊNCIAS AMEFRICANAS
Escopo: Acolhemos trabalhos que dialoguem com a contracolonialidade em suas múltiplas dimensões: epistemológicas, estéticas, políticas e existenciais. São bem-vindos artigos, ensaios, resenhas e produções artísticas que abordem:
- A obra e o pensamento de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, e outras intelectuais e escritoras negras brasileiras;
- Escritas de si, memórias, diários e autobiografias como exercícios de dignidade e resistência;
- Futuros Ancestrais como a transmissão coletiva da memória e a escrevivência;
- A festa, a alegria e a alacridade como transgressões políticas à necropolítica;
- Terreirização das experiências vividas e a construção de territorialidades negras;
- Encruzilhadas entre teoria e sagrado como experiência sensível.
Eixos Orientadores (não-excludentes):
- Discurso de si: o diário como exercício de dignidade e existir, tendo como inspiração Carolina Maria de Jesus, dentre outras referências;
- Memória e transmissão coletiva: a escrevivência de Conceição Evaristo e outras formas de preservação e circulação das memórias afro-diaspóricas;
- Política da alegria: a festa como celebração; o aspecto político da alegria (ou, como Muniz Sodré fala, alacridade), transgressões diárias da necropolítica que transformam o corpo em terreiro e o terreiro numa terreirização das experiências vividas.
Questão Norteadora: Como podemos encruzilhar a experiência de sujeito, do ser na vida e no mundo, com as experiências de rua, de vida pública e ocupação institucional, sendo o que se é?
Este dossiê pretende homenagear Carolina Maria de Jesus e todas as outras referências citadas, num cruzo entre teoria e sagrado como experiência sensível, profanando o sagrado e sacralizando o profano (expressão escutada de Luiz Antonio Simas).
Tipos de contribuições aceitas:
- Artigos científicos (originais ou de revisão)
- Ensaios teóricos
- Resenhas críticas
- Relatos de experiência artística
- Entrevistas
Copyright Notice
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do ensaio ou artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda (m) em ceder os direitos de publicação à Revista Entheoria e autoriza(m) que seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UFRPE e sites associados, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico.


















