A pessoa surda e a língua de sinais na escola

Autores

  • Robson Aparecido da Costa Silva
  • Kállia Cristina da Silva Santos AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA - AESET

Palavras-chave:

Pessoa surda. Língua de sinais. Escola.

Resumo

A pessoa surda pode ser definida de acordo com a abordagem que se faz da surdez. Sob a ótica médica, prevalece a assertiva da deficiência e as possibilidades de correção da patologia no sistema auditivo. Em se tratando do viés cultural, a surdez é vista como marca da identidade do sujeito formado a partir das suas experiências visuais. O presente estudo objetiva mostrar o tratamento destinado à pessoa surda ao longo do seu percurso histórico, visando a elucidar as propostas educacionais na trajetória do povo surdo. Aponta-se a organização das três propostas adotadas: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo e suas implicações na formação instrucional do surdo. No tocante à língua de sinais na escola, apresenta-se a legislação que embasa o ensino para alunos surdos, bem como orientações pertinentes à proposta bilíngue.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Aparecido da Costa Silva

Bacharel em Psicologia – Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada – FACISST Serra Talhada – PE – Brasil.   Acadêmico de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde – UFF. Niterói – RJ – Brasil.  Membro Integrante do Grupo de Pesquisa em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde – DADÀ – UFRPE, Unidade acadêmica de Serra Talhada – UAST. Serra Talhada – PE – Brasil.  E do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ciências e Tecnologias – CARCARÀ – Instituto Federal do Sertão Pernambucano -  IF, Sertão – PE, Campus Serra Talhada.  Serra Talhada – PE – Brasil.

Kállia Cristina da Silva Santos, AUTARQUIA EDUCACIONAL DE SERRA TALHADA - AESET

Especialista em Língua Brasileira de Sinais – Faculdades Integradas de Patos – FIP.  Patos – PB – Brasil.  Docente de Libras – Autarquia Educacional de Serra Talhada – AESET. Serra Talhada – PE – Brasil. Graduada em Letras – Autarquia Educacional de Serra Talhada – AESET. Serra Talhada – PE – Brasil.

Referências

AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Fundamentos da biologia moderna. 2ª edição. São Paulo: Moderna, 1997.

DESSEN, Maria Auxiliadora; BRITO, Angela Maria Waked de. Reflexões sobre a deficiência auditiva e o atendimento institucional da criança surda no Brasil. Paidéia FFCLRP- USP, Ribeirão Preto, fev/ago, 1997.

FRONZA, Cátia de Azevedo; MUCK, Gisele Farias. Usando as chaves dos conceitos sobre concepções quanto ao ensino e à aprendizagem de língua por surdos. In: LOPES, Maura Corcini. Cultura surda e Libras. Unisinos, 2012. p. 78-107.

GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

GUEDES, Betina S. Educação de surdos: percursos históricos. In: LOPES, Maura Corcini. Cultura surda e Libras. Unisinos, 2012. p. 11-27.

KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais na educação dos surdos. In:THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini. A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidades e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2004. p. 103-113.

LOPES, Maura Corcini. Surdez & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LULKIN, Sérgio Andrés. O silêncio disciplinado: a invenção dos surdos a partir de representações dos ouvintes. Dissertação ( Mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós- Graduação em Educação, Porto Alegre, 2000.

PERLIN, Gladis; STROBEL, Karin. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2006.

QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.

QUADROS, Ronice Müller; SCHMIEDT, Magali L. P. Ideias para ensinar português para alunos surdos. Brasília:MEC/Seesp, 2006.

SÁ, Nídia Limeira de. Cultura, poder e educação de surdos. Manaus: INEP, 2002.

SILVA JR, César da; SASSON, Cezar. Biologia. São Paulo, Ed Saraiva, 2002.

SKLIAR, Carlos. Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e das diferenças. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Ed. Mediação, 1998. p. 7-32.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Silva, R. A. da C., & Santos, K. C. da S. (2021). A pessoa surda e a língua de sinais na escola. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 5(1), 72–85. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/2114