GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Autores

  • Elaine Cristina Nascimento da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Lívia Suassuna Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Ensino, Gêneros textuais, Transposição didática

Resumo

Nesta pesquisa, investigamos o trabalho de exploração das características dos gêneros textuais. Buscamos responder à seguinte pergunta: Como é realizada a transposição didática dos gêneros textuais para as aulas de Língua Portuguesa? Para compreendermos melhor o nosso objeto, apoiamo-nos na concepção de língua como interação Bakhtin (2002) e, relacionada a esta, a concepção de gêneros textuais como instrumentos mediadores entre o sujeito e as atividades sociais (BAKHTIN, 1997; BAZERMAN, 2005; DOLZ E SCHNEUWLY, 2004; MARCUSCHI, 2008). Participou da pesquisa uma professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, numa turma de 6º ano. Ela desenvolveu duas sequências de atividades, envolvendo os gêneros textuais poema e notícia. As análises mostraram que ela, na maioria das vezes, centrou suas intervenções no gênero em si (e por si só) e o tratou como se ensina tradicionalmente a gramática normativa. Ou seja, suas práticas apontaram uma predisposição a fazer diferente, embora ainda esteja presa a procedimentos metodológicos tradicionais. Concluímos que o problema não está em didatizar o conhecimento, no caso aqui o gênero textual, mas em como isso é feito. A escola tem, por vezes, realizado essa didatização longe das práticas sociais de linguagem e de forma mecânica, e isso tem gerado resultados insatisfatórios.

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Publicado

2014-07-02

Como Citar

Silva, E. C. N. da, & Suassuna, L. (2014). GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA. Entheoria: Cadernos De Letras E Humanas, 1. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/entheoria/article/view/215

Edição

Seção

TEORIA E ANÁLISE LINGUÍSTICA