UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRPE

Autores

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Práticas pedagógicas, UFRPE

Resumo

A pesquisa investiga as práticas do curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi feita uma revisão bibliográfica referente à universidade latino-americana, bem como observação-participante das atividades que integram o Departamento de Ciências Sociais da UFRPE, análise documental e entrevistas. Apresenta-se aqui a percepção dos estudantes e professores acerca do curso.  

Biografia do Autor

Elisa Duarte Nascimento, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharel em Ciências Sociais pela UFRPE.

Referências

ALTBACH, Philip G. Educación Superior Comparada: El conocimiento, la Universidad y el desarrollo - Buenos Aires: Universidad de Palermo, 2001.

ANTUNES, I; BANDEIRA, T; SILVA. R. A Reforma Universitária de 1968 e as Transformações nas Instituições de Ensino Superior. Departamento de História- UFRN, 2013.

BENZAQUEN, J. A Socialização para cooperação: Uma análise de práticas de educação não-formal - Estudos de Sociologia, Rev, do Progr. de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, v. 12, n. I, p. 79-97, 2011.

FARIAS; M, FARIAS; M. SOARES; L. Ensino, Pesquisa e Extensão: Histórico, Abordagens, Conceito e Considerações. Em Extensão, Uberlândia v.9, n 1, p. 11-18, jan/jul. 2010.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, Editora UFPR, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido - 1.ª ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GOMES, Nilma Lino. Relações Étnico-Raciais, Educação e Descolonização dos Currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr. 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 21ª. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

NOVAES, Henrique T. Reatando um fio interrompido: A relação universidade-movimentos sociais na América Latina. Expressão Popular, 2012.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. - 3ª ed. - São Paulo: Cortez, 2011.

SVARTMAN, Bernardo Parodi. A universidade pública em tempos neoliberais: comentários sobre o livro Universidade, cidade, cidadania. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142016000100323> acesso em 12 de junho de 2018.

UFRPE. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais. Recife: Coordenação do Curso de Bacharelado em Ciências Sociais / UFRPE, 2012. Disponível em http://www.ufrpe.br/br/content/bacharelado-em-ciências-sociais

WEINBERG, G. De la Ilustración a la Reforma Universitaria: Ideas y protagonistas. Buenos Aires: Santillana, 2001.

Downloads

Publicado

2020-12-21