Impérios Alimentares e Segurança Alimentar: As Contradições da Relação Produção-Consumo na Comunidade Morrinhos, Santa Luz/PI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52719/bjas.v2i1.2945

Resumo

O presente artigo teve o objetivo de analisar em que medida os camponeses da comunidade Morrinhos garantem a sua segurança alimentar, bem como, as influências sofridas nessa comunidade pelos impérios alimentares. A metodologia utilizada sustenta-se na pesquisa qualitativa, considerando que ela responde a questões mais peculiares. Os resultados da pesquisa mostram a relação contraditória entre os camponeses e os impérios alimentares. De um lado tem-se uma produção diversificada dos camponeses garantindo uma relativa autonomia e segurança alimentar e nutricional, e por outro percebe-se que diversos fatores como as condições climáticas, a sucessão rural e a mídia influenciam na adesão de produtos dos impérios alimentares por tais camponeses e com eles muitas vezes a insegurança alimentar e diversos problemas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Altieri, M. (1999). Agroecología: Bases científicas para una agricultura sustentable. Montevideo: Editorial Nordan–Comunidad,

Carvalho, H. M. (2010, maio). Na sombra da imaginação: reflexão a favor dos camponeses. NERA - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária. Recuperado em 21 de setembro de 2019, de http//www.fct.unesp.br/nera.

Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. (2004). Princípios e diretrizes de uma política de segurança alimentar e nutricional: textos de referência da II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília: Consea.

Conti, I. L. (2009) Segurança alimentar e nutricional: noções básicas. Passo Fundo: IFIBE.

Delgado, N. G. (2012). Commodities agrícolas. In: R. Caldart; I. B. Pereira; P. Alentejano, & G. Frigotto (Orgs.). Dicionário da educação do campo (pp. 135-143). São Paulo: Expressão Popular.

Falkembach, E. F. (1987, julho/setembro). Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contexto e Educação, 2(7), 19-24.

Gliessman, S.R. (2002). Agroecologia: procesos ecológicos en agricultura sostenible. Turrialba, C.R.: CATIE.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Cidades. História e Fotos. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/santa-luz/historico Acesso em: 11 de novembro de 2019.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Cidades. Panorama. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/santa-luz/panorama Acesso em: 11 de novembro de 2019.

Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Martins, A. S. et al. (2002) Piauí: evolução, realidade e desenvolvimento (2a ed.). Teresina: Fundação CEPRO.

Minayo, M. C. S. (Org.). (2001). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (18a ed.). Petrópolis: Vozes.

Miotto, A. N., & Oliveira, A. N. (2006). A Influência da mídia nos hábitos alimentares de crianças de baixa renda do Projeto Nutrir. Revista Paulista de Pediatria, 24(2), 115-120.

Niederle, P. A. (2008, dezembro). A coreografia do campesinato na sociedade contemporânea. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, 2(5).

Paixão, G. R. (2013). Segurança alimentar e nutricional e acesso à água no Norte de Minas Gerais. In: I. L. Conti, & E. O. Schroeder. Estratégias de convivência com o Semiárido (pp. 175-182). Brasília: IABS.

Pereira, A. B. A. S. (2015). Agricultura familiar camponesa e cultura alimentar: hábitos e práticas alimentares das famílias rurais da linha simonetti – Ivorá/RS. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul, Brasil.

Ploeg, J. D. (2008). Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre: UFRGS.

Ploeg, J. D. (2009). Sete teses sobre agricultura camponesa. In: P. Petersen (Org.). Agricultura familiar camponesa na construção do futuro (pp. 17-31). Rio de Janeiro: AS-PTA.

Primavesi, A. (1994). Manejo ecológico de pragas e doenças: técnicas alternativas para a produção agropecuária e defesa do meio ambiente. São Paulo: Nobel.

Santos, N.S.T.; Nascimento, H.M.A.; Sant’ana; A.M.S.; Lacerda, D.A.L. Influência da mídia nos hábitos alimentares: Trabalhando a educação nutricional no campo da saúde do trabalhador. Anais do V CONNEPI, 2010. Disponível em http://congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1154/660Acesso em: 12 de setembro de 2019.

Silva, A. R., Calú, A. C. B., & Silva, V. R. (2019). A reforma agrária como instrumento de poder político: pensando a conjuntura brasileira. In: Anais do Congresso Internacional ALAS Perú 2019: hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de uma civilización de vida, Lima, Peru, 32.

Downloads

Publicado

2020-07-18

Como Citar

Sousa, A. D. de, & Silva, V. R. da. (2020). Impérios Alimentares e Segurança Alimentar: As Contradições da Relação Produção-Consumo na Comunidade Morrinhos, Santa Luz/PI. Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability, 2(1). https://doi.org/10.52719/bjas.v2i1.2945

Edição

Seção

Artigos