Impérios Alimentares e Segurança Alimentar: As Contradições da Relação Produção-Consumo na Comunidade Morrinhos, Santa Luz/PI
DOI:
https://doi.org/10.52719/bjas.v2i1.2945Resumen
O presente artigo teve o objetivo de analisar em que medida os camponeses da comunidade Morrinhos garantem a sua segurança alimentar, bem como, as influências sofridas nessa comunidade pelos impérios alimentares. A metodologia utilizada sustenta-se na pesquisa qualitativa, considerando que ela responde a questões mais peculiares. Os resultados da pesquisa mostram a relação contraditória entre os camponeses e os impérios alimentares. De um lado tem-se uma produção diversificada dos camponeses garantindo uma relativa autonomia e segurança alimentar e nutricional, e por outro percebe-se que diversos fatores como as condições climáticas, a sucessão rural e a mídia influenciam na adesão de produtos dos impérios alimentares por tais camponeses e com eles muitas vezes a insegurança alimentar e diversos problemas de saúde.Descargas
Citas
Altieri, M. (1999). Agroecología: Bases científicas para una agricultura sustentable. Montevideo: Editorial Nordan–Comunidad,
Carvalho, H. M. (2010, maio). Na sombra da imaginação: reflexão a favor dos camponeses. NERA - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária. Recuperado em 21 de setembro de 2019, de http//www.fct.unesp.br/nera.
Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. (2004). Princípios e diretrizes de uma política de segurança alimentar e nutricional: textos de referência da II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Brasília: Consea.
Conti, I. L. (2009) Segurança alimentar e nutricional: noções básicas. Passo Fundo: IFIBE.
Delgado, N. G. (2012). Commodities agrícolas. In: R. Caldart; I. B. Pereira; P. Alentejano, & G. Frigotto (Orgs.). Dicionário da educação do campo (pp. 135-143). São Paulo: Expressão Popular.
Falkembach, E. F. (1987, julho/setembro). Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contexto e Educação, 2(7), 19-24.
Gliessman, S.R. (2002). Agroecologia: procesos ecológicos en agricultura sostenible. Turrialba, C.R.: CATIE.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2017). Cidades. História e Fotos. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/santa-luz/historico Acesso em: 11 de novembro de 2019.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Cidades. Panorama. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/santa-luz/panorama Acesso em: 11 de novembro de 2019.
Marconi, M. A., & Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5a ed.). São Paulo: Atlas.
Martins, A. S. et al. (2002) Piauí: evolução, realidade e desenvolvimento (2a ed.). Teresina: Fundação CEPRO.
Minayo, M. C. S. (Org.). (2001). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (18a ed.). Petrópolis: Vozes.
Miotto, A. N., & Oliveira, A. N. (2006). A Influência da mídia nos hábitos alimentares de crianças de baixa renda do Projeto Nutrir. Revista Paulista de Pediatria, 24(2), 115-120.
Niederle, P. A. (2008, dezembro). A coreografia do campesinato na sociedade contemporânea. Revista Eletrônica de Ciências Sociais, 2(5).
Paixão, G. R. (2013). Segurança alimentar e nutricional e acesso à água no Norte de Minas Gerais. In: I. L. Conti, & E. O. Schroeder. Estratégias de convivência com o Semiárido (pp. 175-182). Brasília: IABS.
Pereira, A. B. A. S. (2015). Agricultura familiar camponesa e cultura alimentar: hábitos e práticas alimentares das famílias rurais da linha simonetti – Ivorá/RS. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Maria. Rio Grande do Sul, Brasil.
Ploeg, J. D. (2008). Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Porto Alegre: UFRGS.
Ploeg, J. D. (2009). Sete teses sobre agricultura camponesa. In: P. Petersen (Org.). Agricultura familiar camponesa na construção do futuro (pp. 17-31). Rio de Janeiro: AS-PTA.
Primavesi, A. (1994). Manejo ecológico de pragas e doenças: técnicas alternativas para a produção agropecuária e defesa do meio ambiente. São Paulo: Nobel.
Santos, N.S.T.; Nascimento, H.M.A.; Sant’ana; A.M.S.; Lacerda, D.A.L. Influência da mídia nos hábitos alimentares: Trabalhando a educação nutricional no campo da saúde do trabalhador. Anais do V CONNEPI, 2010. Disponível em http://congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/viewFile/1154/660Acesso em: 12 de setembro de 2019.
Silva, A. R., Calú, A. C. B., & Silva, V. R. (2019). A reforma agrária como instrumento de poder político: pensando a conjuntura brasileira. In: Anais do Congresso Internacional ALAS Perú 2019: hacia un nuevo horizonte de sentido histórico de uma civilización de vida, Lima, Peru, 32.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.