EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MEIO RURAL: ESTUDO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA I LHA DE SÃO LUÍS
DOI:
https://doi.org/10.52719/bjas.v3i1.3962Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Práticas reflexivas, Meio ambiente, Educação ambientalResumo
A pesquisa analisou o processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental em escolas rurais nos Municípios de Paço do Lumiar e São Luís, Maranhão. A Pesquisa teve caráter qualitativo através de observação, análise da percepção ambiental dos alunos, entrevistas e aplicação de questionários, com os discentes, docentes e gestores, com aplicação de jogos lúdicos. Professores e gestores apontaram suas dificuldades para atuação como educadores ambientais e à ausência da interdisciplinaridade, formação continuada e incentivos da Secretaria de Educação nas escolas. O desenvolvimento dos jogos ambientais lúdicos possibilitou uma participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizagem, desenvolvendo o exercício da cidadania através de atividades reflexivas. Assim, enfatiza-se a importância de um contexto escolar direcionado para o enfoque da educação ambiental, onde além dos problemas ambientais, seja também trabalhada a relação social e cultural que interfere na relação homem e natureza.Downloads
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