EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MEIO RURAL: ESTUDO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA I LHA DE SÃO LUÍS

Autores/as

  • Georgiana Eurides de Carvalho Marques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Camilla Bezerra Ferreira de Souza IFMA Campus São Luís Monte Castelo
  • Leandro Coelho Moura IFMA Campus São Luís Monte Castelo

DOI:

https://doi.org/10.52719/bjas.v3i1.3962

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, Práticas reflexivas, Meio ambiente, Educação ambiental

Resumen

A pesquisa analisou o processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental em escolas rurais nos Municípios de Paço do Lumiar e São Luís, Maranhão. A Pesquisa teve caráter qualitativo através de observação, análise da percepção ambiental dos alunos, entrevistas e aplicação de questionários, com os discentes, docentes e gestores, com aplicação de jogos lúdicos. Professores e gestores apontaram suas dificuldades para atuação como educadores ambientais e à ausência da interdisciplinaridade, formação continuada e incentivos da Secretaria de Educação nas escolas. O desenvolvimento dos jogos ambientais lúdicos possibilitou uma participação efetiva dos estudantes no processo de aprendizagem, desenvolvendo o exercício da cidadania através de atividades reflexivas. Assim, enfatiza-se a importância de um contexto escolar direcionado para o enfoque da educação ambiental, onde além dos problemas ambientais, seja também trabalhada a relação social e cultural que interfere na relação homem e natureza.

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Biografía del autor/a

Georgiana Eurides de Carvalho Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Dra. em Biotecnologia e Biodiversidade, Departamento de Química IFMA Campus São Luís Monte Castelo

Camilla Bezerra Ferreira de Souza, IFMA Campus São Luís Monte Castelo

Licenciada em Química

Leandro Coelho Moura, IFMA Campus São Luís Monte Castelo

Licenciado em Química

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Publicado

2021-08-22

Cómo citar

Marques, G. E. de C., Ferreira de Souza, C. B., & Moura, L. C. (2021). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MEIO RURAL: ESTUDO DE PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NA I LHA DE SÃO LUÍS. Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability, 3(1). https://doi.org/10.52719/bjas.v3i1.3962

Número

Sección

Artigos