Criação de galinha de capoeira e a perspectiva de transição agroecológica em sistema de produção familiar no Estado de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.52719/bjas.v2i2.3685Abstract
O presente trabalho teve como objetivo implementar técnicas de manejo agroecológico de criação de galinha de capoeira em uma unidade produtiva familiar localizada no Projeto de Assentamento Moacir Wanderley/Sergipe, dentro de uma perspectiva de transição agroecológica do sistema produtivo. O estudo resultou das ações decorrentes do projeto de pesquisa e extensão “Criação agroecológica de galinha de capoeira: fortalecimento da agricultura familiar e empoderamento de mulheres e jovens em comunidades rurais de Sergipe” conduzido pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos–NEA/IFS, que teve como principais metas: caracterização dos espaços produtivos; capacitação de agricultores (as) ao manejo agroecológico de aves de capoeira; introdução de linhagens melhoradas de galinha de capoeira nos criatórios; acompanhamento e análises das criações. Os procedimentos e as técnicas de manejo de galinhas de capoeira implantados na unidade produtiva, contribuiram para a valorização da atividade, considerando o aumento de produtos excedentes que poderá ser comercializado na região. Colaborou também, no processo de empoderamento das mulheres do assentamento que, passam a visualizar os recursos gerados da criação de galinhas no agroecossistema, a exemplo do crescimento da renda familiar.Downloads
References
ABRAMOVAY, R. Paradigmas do Capitalismo Agrário em questão. São Paulo. Anpocs, Unicamp, Hucitec, 1992. “Uma nova extensão para a agricultura familiar”. In: Seminário Nacional De Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília, DF, Anais,1997, p. 3.
GUELBER SALES, M. N. Estratégias de criação de galinhas caipiras para geração de estercos limpos para a olericultura orgânica. In: Congresso Brasileiro de Olericultura, 53., 2014, Palmas.
JALFIM, F. T. Agroecologia e agricultura familiar em tempos de globalização: o caso dos sistemas tradicionais de criação de aves no semiárido brasileiro. Recife: Edição do autor. 2008.
MAPA. Ministério da Agricultura da Pecuária e Abastecimento. Disponível em https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/agricultura-familiar/agricultura-familiar-1. Capturado em 20 de maio de 2020.
MIKULSKI, D.; CELEJ, J.; JANKOWSKI, J.; MAJEWSKA, T.; MIKULSKA, M. Growth performance, carcass traits and meat quality of slower-growing and fast-growing chickens raised with and without outdoor access. Asian-Australasian Journal of Animal Sciences, v.24, p.1407-1416, 2011. doi: 10.5713/ ajas.2011.11038.
MUTUANDO, Instituto Giramundo Mutuando. A Cartilha Agroecológica. Botucatu, SP: Editora Criação Ltda, 2005.
OLIVEIRA, J. F.; HOLANDA, J. S; SOUZA, N. A; ÁVILA PAZ, F.C.; CHAGAS, M. C. Orientações técnicas sobre criação de ave caipira Natal (RN): EMPARN, 2005.
SAVOLDI, A.; CUNHA, L. A. Uma abordagem sobre a agricultura familiar, pronaf e a modernização da agricultura no sudoeste do paraná na década de 1970. Revista Geografar, Curitiba, v.5, n.1, p.25-45, jan./jun. 2010.
SOARES, I. F.; MELO, A. C.; CHAVES, A. D. C. G. A. Agricultura Familiar: Uma alternativa para o desenvolvimento sustentável no município de Condado – PB. Revista Infotecnarido. v.3, n.1, p. 8, janeiro/dezembro de 2009. Disponível em https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/download/456/477. Acesso em 23 set. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.