Juventude rural e acesso à Educação

Estudo sobre a trajetória escolar de Jovens da Comunidade Pirajá (Currais-PI)

Autores

  • Antonio Lucas Cordeiro Feitosa UFPI
  • Patrícia Siqueira Costa

DOI:

https://doi.org/10.52719/bjas.v7i1.7989

Palavras-chave:

Juventude rural. Educação. Migração rural-urbano. Permanência no campo.

Resumo

Muitos dos estudos sobre juventude rural abordam a educação como uma dimensão central da vivência social e compreensão desses sujeitos. A partir dessa literatura e de vivências pessoais da primeira autora, realizou-se pesquisa sobre estas temáticas no contexto de uma comunidade rural do interior do Piauí, da qual ela é natural. Assim, este artigo objetiva compreender a relação entre acesso à educação e permanência no campo entre jovens da comunidade rural Pirajá, em Currais-PI. A pesquisa empregou abordagem qualitativa e utilizou entrevistas semiestruturadas com quatro jovens da comunidade Pirajá, além de dados secundários sobre o município. Os resultados revelam que o fechamento ou ausência de escolas no campo força muitos jovens rurais a migrarem para as cidades em busca de oportunidades educacionais. Na continuidade dos estudos, os jovens enfrentam desafios significativos, como a falta de infraestrutura e recursos educacionais. Além disso, a pesquisa destaca a urgência de políticas públicas que priorizem a educação do campo, visando garantir a manutenção e criação de escolas que atendam às necessidades dos jovens, a fim de reverter o ciclo de desvalorização da vida rural e promover um ambiente que permita aos jovens permanecerem em suas localidades.

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Publicado

2025-12-04 — Atualizado em 2025-12-05

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Como Citar

Cordeiro Feitosa, A. L., & Siqueira Costa, P. (2025). Juventude rural e acesso à Educação : Estudo sobre a trajetória escolar de Jovens da Comunidade Pirajá (Currais-PI). Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability, 7(1), 4–19. https://doi.org/10.52719/bjas.v7i1.7989 (Original work published 4º de dezembro de 2025)