Curva de secagem solar e avaliação físico-química da manga "Espada"

Autores

  • Bruno Emanuel Souza Coelho Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4526-6369
  • Mayane Mendes do Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Ciências Agrárias.
  • Itamara Rayanny Bessa de Carvalho Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.
  • Karla dos Santos Melo de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Ciências Agrárias.
  • Neiton Silva Machado Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Ciências Agrárias.
  • Acácio Figueiredo Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Juazeiro.

DOI:

https://doi.org/10.24221/jeap.4.3.2019.2548.187-194

Palavras-chave:

Mangifera indica L., family agriculture, post-harvest, vitamin C.

Resumo

O Brasil foi o primeiro país da américa a cultivar a mangueira, e dentre as variedades mais cultivadas no nordeste têm-se a espada, esta é uma fruta que possui uma grande aceitação no mercado. A secagem de produtos agropecuários destaca-se como um dos meios de conservação mais promissores quando feita utilizando energia solar por ser um recurso barato, limpo, gratuito e abundante no Brasil. Diante do exposto, o objetivo deste estudo foi, avaliar a eficiência de um secador solar de baixo custo, para a secagem da manga cv. ‘Espada’ e os atributos do produto final obtido, visando levar esta tecnologia de baixo custo para o pequeno produtor, gerando mais uma fonte de renda. Para isso, as mangas foram submetidas à secagem solar e o fruto desidratado foi analisado quanto aos parâmetros físico-químicos: acidez, pH, sólidos solúveis, umidade, sólidos totais, vitamina C e de cor (L*, a* e b*). Os resultados demostram que a secagem solar na obtenção de manga-passa é uma alternativa viável, que proporciona um incremento nutricional e uma coloração mais atrativa ao produto, minimiza as percas pós-colheita, além de ser uma tecnologia com alto potencial para melhorar a renda dos agricultores familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Emanuel Souza Coelho, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil.

Possui graduação em andamento de Engenharia Agronômica (UNIVASF), Técnico em Alimentos (SENAI-PE), e Aperfeiçoado em Didática Básica para Docentes (SENAI - GO). Atualmente é Bolsista de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBITI-CNPq). É Instrutor e Tutor do Centro de Excelência em Fruticultura (SENAR/BA). Possui experiência nas áreas de tecnologia de alimentos e produção vegetal, com ênfase em microbiologia e bioquímica de produtos lácteos, microbiologia e bioquímica de frutas e hortaliças, controle de qualidade de alimentos, tecnologia de produtos de origem vegetal com ênfase em frutas, hortaliças e grãos, tecnologia de produtos de origem animal com ênfase em carne, pescado, leite e mel, tecnologia pós-colheita de produtos agrícolas, beneficiamento e armazenamento de grãos e processos de vinificação. Atuo com pesquisa, extensão e inovação tecnológica nos segmentos de: beneficiamento e processamento de produtos agropecuários, tecnologia pós - colheita de frutas e hortaliças, secagem de frutas, hortaliças, plantas medicinais e plantas aromáticas, desenvolvimento de novos produtos e processos na cadeia produtiva dos produtos agropecuários, comercialização de produtos agropecuários e desenvolvimento rural.

Mayane Mendes do Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Ciências Agrárias.

Graduanda em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Itamara Rayanny Bessa de Carvalho, Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Possui graduação em Engenharia agronômica pela universidade Federal do Vale do são francisco (UNIVASF), Possui experiencia no aperfeiçoamento em didática básica na área de informatica (News Center Informatica, 2008), Possui experiência na área de tecnologia de alimentos,nas áreas de tecnologia de produtos de origem vegetal (beneficiamento de frutas e hortaliças), tecnologia pós colheita de produtos hortícolas, armazenamento de produtos agrícolas. Atua em pesquisas de natureza cientifica no seguimento de avaliação e caracterização físico-química de frutas e hortaliças, secagem de frutas e hortaliças, desenvolvimento e caracterização físico química de novos produtos. Atualmente atua como colaboradora na Embrapa semiárido com sede na cidade de Petrolina-PE, onde realiza pesquisas na área de citricultura, com foco na caracterização físico-química de Pomelo.

Karla dos Santos Melo de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Ciências Agrárias.

Possui Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2008) e doutorado em Engenharia Agrícola também pela Universidade Federal de Campina Grande (2012), ambos na área de Processamento e Armazenamento de Produtos Agrícolas. Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus de Ciências Agrárias, Petrolina-PE. Área de trabalho - Tecnologia de Alimentos e Pós-colheita.

Neiton Silva Machado, Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Ciências Agrárias.

Técnico em Agropecuária (1999); Engenheiro Agrícola e Ambiental (2005); Mestre em Engenharia Agrícola (2007); e Doutor em Engenharia Agrícola (2010) ambos pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Atualmente, é professor associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF onde ministra as disciplinas: Construções Rurais e Ambiência; Instalações Elétricas Rurais; Instalações e Construções Rurais para os cursos de Engenharia Agronômica e Zootecnia. É membro dos grupos de pesquisa: Engenharia na Agropecuária do Semiárido, Núcleo de Estudos em Agroecologia "Sertão Agroecológico" e Agricultura Irrigada. Atua nas áreas de: Projeto, adequação e inovação tecnológica de instalações rurais; Tratamento e aproveitamento de resíduos da agropecuária "bioenergia com enfase em biogás".

Acácio Figueiredo Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco - campus Juazeiro.

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2003) e Doutorado em Engenharia Agrícola pelo convênio entre UFV/UFCG (2012). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e Logística para Armazenamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade de frutas, hortaliças e grãos, gerenciamento de propriedades rurais nos setores de armazenamento, secagem, tecnologia pós-colheita de sementes, hortaliças e frutas tropicais.

Referências

Anuário Brasileiro de Fruticultura. 2016. Santa Cruz do Sul: Gazeta Santa Cruz, 92p.

AOAC - Association of Official Analytical Chemists. 1995. Official Methods of Analysis, 16th ed. Washington.

Barbosa, K. S.; Souza, G. M.; Carvalho, I. R. B.; Coelho, B. E. S.; Sousa, K. S. M.; Machado, N. S. 2016. Secagem solar de Mangas das variedades Palmer e Tommy Atkins. In: Gastronomia: da tradição à inovação / II Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência de Alimentos. 2ed. Fortaleza - CE: Monferrer, v. 1, p. 272-273.

Belessiotis, V.; Delyannis, E. 2001. Solar drying. Solar Energy, v. 85, p. 1665-1691.

Benassi, M. T.; Antunes, A. J. A. 1988 Comparison of meta-phosphoric and oxalic acids as extractant solutions for the determination of vitamin C in selected vegetables. Arquivos de Biologia e Tecnologia, v. 31, n. 4, p. 507-513.

Brasil - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução CNNPA nº 12, de 1978. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/12_78.pdf. Acesso em: 15 nov 2010.

Brasil. Resolução RDC nº 269, de 22 de setembro de 2005. Aprovar o "Regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (IDR) de proteína, vitaminas e minerais". Diário Oficial da União, Brasília, 23 set. 2005.

Busatto, L. A.; Trevisan, R.; Martins, N.L.; Pilger, A. H. 2013. Uso de Secador Solar para Secagem de Pinus sp. Ciência da Madeira, v. 4, p. 176-190.

Camargo, W. P. F.; Alves, H. S.; Mazzei, A. R. 2004. Mercado de manga no Brasil: contexto mundial, variedades e estacionalidade. Informações Econômicas, v. 34, n. 5.

Caneppele, C.; Priante Filho, N.; CANEPPELE, M. A. B.; Pereira, L. C.; Santos, P. 2001. Avaliação da eficiência de secagem em secadores de frutas por convecção natural. Revista Brasileira de Armazenamento, v. 26, n. 1, p. 46-52.

Celestino, S. M. C. 2010. Princípios de Secagem de Alimentos. Documentos 276. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Embrapa Cerrados. Ministério de Agricultura, Pesca e Abastecimento. ISSN 2176 5081. Planaltina-DF. 36p.

Cordeiro, M. H. M.; Mizobutsi, P. G.; Silva, N. M.; Oliveira, M. B.; Mota,W.F.; Sobral, R. R. S. 2014. Conservação pós-colheita de manga var. Palmer com uso de 1-metilciclopropeno. Revista Magistra, v. 26, p. 102-113.

Desrosier, N. W. 1981. Conservacion de Alimentos. 11a ed. México, Editora C.E.C.S.A. 446p.

Elias, N. de F.; Berbert, P. A.; Molina, M. A. B. de.; Viana, A. P.; Dionello, R. G.; Queiroz, V. A. V. 2008. Avaliação nutricional e sensorial de caqui cv Fuyu submetido à desidratação osmótica e secagem por convecção. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 28, p. 322-328.

Feiden, A.; Fidelys, Z.; Basualdo, L.; Pererira, R. S. B.; Galvani, F.; Campolin, I. A.; Feiden, A. 2008. Avaliação da temperatura de dois secadores solares para a produção de doces cristalizados na comunidade de Antônio Maria Coelho, Corumbá-MS. Revista Brasileira de Agroecologia, v.3, edição especial, pp. 31-34.

Galle, N. B. C.; Alves, N. M. C.; Castro, R. L. O.; Vilela, A. O.; Silva, M. I. P. 2016. Secador solar para secagem de frutas reutilizando materiais descartados da construção civil. A Barriguda: Revista Científica, v. 6, p. 593-602.

Genú, P. J.; Pinto, A. C. Q. 2002. A cultura da mangueira. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 454p.

Goularte, V. D. S.; Antunes, E. C.; Antunes, P. L. 2000. Qualidade de maçã Fuji osmoticamente concentrada e desidratada. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 20, n. 2, p. 160-163.

IAL. Instituto Adolfo Lutz. 2008. Métodos químicos e físicos para análise de alimentos. 4. ed. Normas analíticas do Instituto Adolfo Lutz. São Paulo. v. 1, 1020p.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2017. Produção Agrícola Municipal, 2016. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estadosat. Acesso em: 10 Nov. 2017.

Machado, A. V. 2011. Avaliação de um secador solar sob convecção forçada para a secagem do pedúnculo de caju. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 6, n. 1, p. 1-7.

Melo, E. A.; Araújo, C. R. 2011. Mangas das variedades espada, rosa e Tommy Atkins: compostos bioativos e potencial antioxidante. Seminário: Ciências Agrárias, v. 32, n. 4, p. 1451-1460.

Miguel, A. C. A.; Durigan, J. F.; Barbosa, J. C.; Morgado, C. M. A. 2013. Qualidade de mangas cv. Palmer após armazenamento sob baixas temperaturas. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 35, n. 2, p. 398- 408.

Nunes, A. G.; Pellegrino, N. S. L. 2017. Desenvolvimento de um Secador Solar para Secagem de Frutas. Espacios, v. 38, n. 53, p. 9-16.

Silva, D. F. P. da; Siqueira, D. L. de; Pereira, C. S.; Salomão, L. C. C.; Struiving, T. B. 2009 Caracterização de frutos de 15 cultivares de mangueira na Zona da Mata mineira. Revista Ceres, v. 56, p. 783-789.

Silva, F. de A. S.; Azevedo, C. A. V. de. 2016. The Assistat Software Version 7.7 and its use in the analysis of experimental data. African Journal of Agricultural Research, v. 11, n. 39, p. 3733-3740.

Singh, Z.; Singh, R. K.; Sane, V. A.; Nath, P. 2013. Mango-postharvest biology and biotechnology. Critical Review in Plant Sciences, v. 32, p. 217-236.

Souza, S. F.; Mariano, J. L.; Guedes, J. P. M.; Lima, J. R. F. 2016. Competitividade e parcela de mercado das exportações brasileiras de manga: Uma análise do modelo Constant Market Share. Revista Econômica do Nordeste, v. 47, p. 39-48.

Publicado

2019-09-18

Como Citar

Coelho, B. E. S., Nascimento, M. M. do, Carvalho, I. R. B. de, Sousa, K. dos S. M. de, Machado, N. S., & Figueiredo Neto, A. (2019). Curva de secagem solar e avaliação físico-química da manga "Espada". Journal of Environmental Analysis and Progress, 4(3), 187–194. https://doi.org/10.24221/jeap.4.3.2019.2548.187-194