Gamificação como ferramenta de apoio no ensino de práticas na Educação Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24221/jeap.5.4.2020.3192.398-404

Palavras-chave:

Engajamento, Hábitos, Jogos.

Resumo

Um dos grandes desafios da atualidade, no sentido de minimizar os impactos ambientais, está relacionada na mudança de hábitos. O que eleva as discussões de metodologias e práticas pedagógicas, em conjunto com a Educação Ambiental que é apresentada como uma ferramenta de suporte as políticas públicas, propondo diferentes pensamentos acerca da conservação do meio ambiente. Prender a atenção e engajar os envolvidos durante todo o processo de aprendizagem, pode se tornar um dos obstáculos. Surge então a gamificação como estratégia de ensino, de forma a inserir os alunos, em vivências nas temáticas abordadas. O presente estudo objetivou aplicar a ferramenta de apoio às práticas pedagógicas, gamificação, durante a disciplina de gestão ambiental em uma Instituição de Ensino Superior localizada na cidade do Belo Jardim – PE. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados dois questionários, o primeiro para verificar a percepção ambiental dos discentes a respeito de assuntos ligados a gestão ambiental e o segundo sobre gamificação. De posse dos resultados, foram constatados que os assuntos ambientais de energias não renováveis e resíduos de equipamentos eletroeletrônicos precisam de uma maior atenção e que ferramenta da gamificação em conjunto das práticas pedagógicas, se apresenta como uma forma de estratégia de engajamento da turma, cuja participação se torna mais ativa de acordo com a preferência didática adotada.

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Biografia do Autor

Armando Dias Duarte, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Engenharia de Produção do Campus Agreste e mestre no programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental/UFPE. Doutorando em Egenharia Civil na área de recursos hídricos e tecnologia ambiental.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

Duarte, A. D., Silva, D. C. S. da, Santos, J. C. C. dos, Sinesio, E. P., & Andrade Filho, F. J. C. de. (2020). Gamificação como ferramenta de apoio no ensino de práticas na Educação Ambiental. Journal of Environmental Analysis and Progress, 5(4), 398–404. https://doi.org/10.24221/jeap.5.4.2020.3192.398-404