Utilização do sistema de informação geográfica para identificar solos colapsíveis na região do semiárido brasileiro

Autores

  • Jesce John da Silva Borges Universidade Federal de Pernambuco
  • Silvio Romero de Melo Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Samuel França Amorim Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.24221/jeap.8.2.2023.5681.140-155

Palavras-chave:

Carta, suscetibilidade, clima, Pedologia

Resumo

Os solos colapsíveis são responsáveis por sérios problemas em obras de engenharia. Este artigo tem como objetivo apresentar a carta de suscetibilidade à ocorrência de solos colapsíveis para a Região do Semiárido brasileiro com base nos condicionantes climatológico e pedológico, resultante da utilização do Sistema de Informação Geográfica. Para isto, foi considerada a classificação climática de Thornthwaite e o Sistema Brasileiro de Classificação dos Solos, sendo as unidades de mapeamento categorizadas em três níveis de suscetibilidade à ocorrência de solos colapsíveis: alta, média e baixa. Os resultados apontaram suscetibilidade alta em 50,5%, média em 18,4% e baixa em 30,2% da área do Semiárido. Os corpos de água representam 0,9%. A verificação da metodologia adotada neste estudo atingiu 87,1% de confiabilidade quando comparada aos registros de ocorrência encontrados na literatura. Das obras hídricas presentes na região, 411 reservatórios, 14,8% estão inseridos em área de suscetibilidade alta, 27,7% em área de média suscetibilidade e 57,4% em área de baixa suscetibilidade. O resultado da pesquisa serve para orientar o uso e a ocupação do solo, bem como permitir a formulação de diretrizes para planejamento das obras de engenharia na região do Semiárido brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesce John da Silva Borges, Universidade Federal de Pernambuco

Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco - TCE/PE. Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Especialista em Engenharia de Instalações Prediais pela Universidade Potiguar - UNP, Especialista em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, MBA em Gestão do Ministério Público pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco - FCAP, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, Especialista em Engenharia de Combate a Incêndio e Pânico pela Faculdade de Ciências Humanas - ESUDA, Mestre em Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Doutorando em Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Trabalhou como analista de projeto de proteção contra incêndio no Corpo de Bombeiro do Rio Grande do Norte - CBM/RN, membro de comissão de licitação na Gerência Geral de Licitações e Compras do Estado de Pernambuco da Secretaria de Administração - SAD/PE e analista ministerial, especialidade Engenharia Civil, no Ministério Público de Pernambuco - MPPE. A formação complementar é constituída de 128 (cento e vinte e oito) cursos de capacitação profissional, aperfeiçoamento e atualização. Obteve 20 (vinte) aprovações em concursos públicos, resultando em 7 (sete) nomeações. Em 2017, teve reconhecimento profissional concedido pela Assessoria Técnica em Matéria Criminal do Ministério Público de Pernambuco meditante expedição do Ofício ATMCri/PGJ nº 225/2017. Em 2020, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco emitiu reconhecimento profissional pela contribuição na "Fiscalização de contratações e aquisições Covid-19". Obteve reconhecimento profissional por meio de premiação nos Concursos Auditoria em Destaque 2021 e 2022, resultados publicados em Diário Oficial, em 6 de dezembro de 2021 e 25 de novembro de 2022, respectivamente. (Texto informado pelo autor)

Silvio Romero de Melo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1979), mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - (1982), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNICAP (1985) e doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Pós Doutor na Universidade de São Paulo - USP (2010). Professor da Universidade Federal de Pernambuco desde 1986 e a partir de 2017 é professor Titular. É líder do Grupo de Pesquisa de Solos não Saturados da UFPE, orientou ou co-orientou quarenta e cinco dissertações e nos últimos cinco anos orientou quatro teses, um pós doutorado e dezenove de dissertações. Foi Professor Titular da UNICAP e Adjunto da UPE. Desenvolveu e ou desenvolve pesquisas financiadas pelo CNPq, FACEPE, FINEP e PADCT que resultou em uma produção científica de mais de 300 artigos completos publicados em livros, capítulos de livros, revistas, congressos nacionais e internacionais, registo de patente de desenvolvimento de equipamento científico. Nos últimos cinco anos publicou 18 artigos em periódicos especializados, 47- em congressos nacionais e internacionais e 7 capítulos de livro. Desenvolveu atividades administrativas como vice-chefe do Departamento de Engenharia Civil da UFPE e assessor de planejamento de avaliação da UNICAP. Consultor científico de revistas especializadas (Ciência do Solo, Soil and Rock e Estudos Ambientais). Consultor Técnico na área de Geotecnia Ambiental e em Engenharia Civil. Consultor ad-loc de projetos de pesquisa. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: solos não saturados, construção civil, solo colapsível, geotecnia ambiental e solo expansivo. (Texto informado pelo autor)

Samuel França Amorim, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil (2000) pela Universidade Federal de Pernambuco - Brasil, mestrado em Geotecnia (2004) pela mesma universidade e doutorado em Geotecnia (2012) na Universidad Politècnica de Catalunya, em Barcelona - Espanha. Na área de pesquisa atua em Engenharia Geotécnica e Sistemas de Informações Geográficas, com ênfase em Cartografia de Riscos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação da Susceptibilidade à Expansão e Colapso dos Solos e ao Deslizamentos de Taludes e Encostas Naturais com métodos heurísticos, bem como com métodos quantitativos, estatísticos e os de inteligência artificial. Atuou junto a FADE na investigação da caracterização de análogos de depósitos de petróleo e na previsão de seu fraturamento e fissuramento, com métodos estatísticos e previsao de resistencia de rochas sinteticas. Na área profissional, atuou como engenheiro consultor geotécnico para diferentes projetos e operação de instrumentação geotécnica de campo, projeto e análise de estabilidades de taludes, acompanhamento de implantação e expansão do sistema de esgotamento sanitário da região metropolitana do Recife, projeto e acompanhamento de barragens de alvenaria de pedra e ensaios de laboratório. Foi professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. (Texto informado pelo autor)

Referências

Agência Nacional de Águas. 2023. Disponível em: https://www.ana.gov.br/sar/nordeste-e-semiarido/nordeste-e-semiarido. Acesso em: 1 de janeiro de 2023.

Aitchison, G. D. 1973. Problems of soil mechanics and construction on soft clays and structurally unstable soils collapsible, expansible and others. Proceedings 8th International Conference on Soil Mechanics and Foundation Engineering, Moscow, Russian, ISSMGE. pp. 161-189.

Al Rawas, A. A. 2000. State-of-the-art review of collapsible soils. Sultan Qaboos University, 5, 115-135. https://doi.org/10.24200/squjs.vol5iss0pp115-135

Alshaba, A. A.; Abdelaziz, T. M.; Ragheb, A. M. 2018. Treatment of collapsible soils by mixing with iron powder. Alexandria Engineering Journal, 57, 3737-3745. https://doi.org/10.1016/j.aej.2018.07.019

Amorim, S. F. 2004. Contribuição à cartografia geotécnica: sistema de informações geográficas dos solos expansivos e colapsíveis do Estado de Pernambuco. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil. 244p.

Andrade, R. F. 2005. Mapeamento Geotécnico preliminar em escala de semi-detalhe (1:25.000) da área de expansão urbana de Uberlândia-MG. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, 114p.

Antunes, F.; Campos, T.; Polivanov, H.; Calderano, S.; Andrade, A. 2013. Desenvolvimento de classes e unidades geo-pedológicas a partir da interação entre a pedologia e a geotecnia. Geotecnia, 127, 61-709. https://doi.org/10.14195/2184-8394_127_3

Antunes, F. S.; Salomão, F. X. T. 2018. Solos em pedologia. In: Oliveira, A. M. S.; Monticeli, J. J. Geologia de Engenharia e Ambiental, 1 ed, 2. ABGE: São Paulo. pp. 71-85.

Aquino, A. E. B. 2020. Contribuição à cartografia geotécnica no município de Teresina-PI: cartas de suscetibilidade à ocorrência de solos problemáticos e prática de fundação com uso de geoprocessamento. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil. 198p.

Aragão, C. J. G.; Melo, A. C. 1982. Fundações rasas em solo colapsível um caso no semiárido de Pernambuco. Anais Congresso Brasileiro de Mecânica de Solos e Engenharia de Fundações, Olinda, PE, Brasil, ABMS, pp. 19-40.

Araújo, A. G. D.; Caldas, G. P.; Ferreira, S. R. M.; Rolim Neto, C.; Silva Neto, A. N. 2018. Identificação de solos colapsíveis da Região de São Bento do Norte/RN através de ensaios de caracterização e provas de carga em placa. Anais. Anais XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Salvador, BA, Brasil, ABMS. pp 1761-1767.

Ayadat, T.; Hanna, A. 2005. Encapsulated stone columns as a soil improvemnet technique for collapsible soil. Ground Improvement, 9, 4, 137-147. https://doi.org/10.1680/grim.2005.9.4.137

Ayadat, T.; Hanna, A. 2012. Assessement of soil collapse prediction methods. International Journal of Engineering, 25, 19-26.

Barbosa, H. T.; Bandeira, A. P. N.; Guilherme, L. C. 2016. Identificação de potenciais de colapso de solos de um trecho da obra do cinturão das águas do Ceará. Anais Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Belo Horizonte, MG, Brasil, ABMS. 8p.

Brindeiro, M. G.; Gusmão, A. D.; Maia, G. B.; Souza, R. J. B.; Farias, H. B. 2018. Melhoramento de solo colapsível com técnica DSM (Deep Soil Mixing) em um parque eólico na Bahia. Anais XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Salvador, BA, Brasil, ABMS. pp 1020-1029.

Burgos, P. C.; Fonseca, E. C.; Campos, L. E. P. 2010. Estudo de laboratório sobre o colapso de alguns solos da cidade de Barreiras-BA. Anais Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Gramado, RS, Brasil, ABMS.

Campos, G. C.; Santos, F. S. 2019. Colapsibilidade de solos em um distrito de Porto Velho – Rondônia: impactos em habitações populares. Revista IPT, Tecnologia e Inovação, 3, 11, 21-34.

Carcedo, F. J. A.; Gijón, M. F.; Mazo, C. O.; Rodríguez, J. L. S. 1986. Mapa previsor de riesgos por expansividad de arcillas en España a escala 1: 1.000. 000. Instituto Geológico y Minero de España. 63p.

Carvalho, M. F. 1994. Estudo de solos colapsíveis no Nordeste do Estado de Minas Gerais. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo, Brasil. 160p.

Chagas, G. S.; Moura, A. S.; Carneiro, A. A. 2019. Avaliação da compactação como melhoramento de um solo silto, argiloso, colapsivel, um partidor da realização de ensaios oedometricos e provas de carga diretas. Revista de Engenharia Civil IMED, 1, 6, 3-19. https://doi.org/10.18256/2358-6508.2019.v6i1.2287

Christ, C. E. 2014. Mapeamento de áreas suscetíveis ao colapso na bacia hidrográfica da Lagoa da Conceição. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, 174p.

Clemence, S. P.; Finbarr, A. O. 1981. Design Considerations for Collapsible Soils. Journal of the Geotechnical Engineering Division, 3, 107, 305-317. https://doi.org/10.1061/AJGEB6.0001102

Custódio, G. S.; Vieira, G. S.; Silva, C. H. C.; Barbosa, P. S. A. 2004. Estudo de fatores que influenciam a curva característica de retenção de água no solo. Anais 5° Simpósio Brasileiro de Solos Não Saturados, São Carlos, SP, ABMS. pp. 223-228.

Dai, A. 2013. Increasing drought under global warming in observations and models. Nature Climate Change, 3, 52-58. https://doi.org/10.1038/nclimate1633

Dudley, J. H. 1970. Review of Collapsing Soils. Journal of the Soil Mechanics and Foundations Division, 96, 925-947. https://doi.org/10.1061/JSFEAQ.0001426

Ferreira, S. R. M. 1988. Solos especiais: colapsíveis, dispersíveis, expansíveis. Relatório Técnico do CNPQ. Recife, Pernambuco, BR. 156p.

Ferreira, S. R. M. 1995. Colapso e expansão de solos naturais não saturados devido à inundação. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil, 379p.

Ferreira, S. R. M. 1999. Mapa de risco a colapsibilidade e expansividade de solos do estado de Pernambuco–Geotecnia Ambiental. Relatório Técnico do CNPQ. Recife, Pernambuco, BR. 100p.

Ferreira, S. R. M.; Fucale, S. P. 2014. Evaluation of the collapsibility of coils in the semiarid region of Pernambuco, Brazil. Journal of Civil Engineering and Architecture, 8, 1285-1292.

Fucale, S. P. 2000. Comportamento de variação de volume devido à inundação em alguns solos colapsíveis do Estado de Pernambuco. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil. 138p.

Gao, C.; Du, G.; Liu, S.; Zhang, D.; Zhang, K.; Zeng, B. 2020. Field study on the treatment of collapsible loess using vibratory probe compaction method. Engineering Geology, 274, 1-11. https://doi.org/10.1016/j.enggeo.2020.105715

Gao, C.; Du, G.; Liu, S.; He, H.; Zhang, D. 2021. The microscopic mechanisms of treating collapsible loess with vibratory probe compaction method. Transportation Geotechnics, 27, 1-15. https://doi.org/10.1016/j.trgeo.2020.100492

Guilherme, L. C.; Bandeira, A. P. N.; Chaves, A. M. M.; Barbosa, H. T. 2016. Avaliação do potencial de colapso de um solo do município de Barbalha-CE. Anais XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Belo Horizonte, MG, Brasil, ABMS. 6p.

Haeri, S. M.; Valishzadeh, A. 2021. Evaluation of Using Different Nanomaterials to Stabilize the Collapsible Loessial Soil. International Journal of Civil Engineering, 19, 5, 583-594. https://doi.org/10.1007/s40999-020-00583-8

Houston, S. L.; Houston, W. N.; Zapata, C. E.; Lawrence, C. 2001. Geotechnical engineering practice for collapsible soils. Geotechnical and Geological Engineering, 19, 333-355. https://doi.org/10.1023/A:1013178226615

Jefferson, I.; Rogers, C.; Evstatiev, D.; Karastanev, D. 2005. Treatment of metastable loess soils: Lessons from Eastern Europe. Elsevier Geo-Engineering Book Series, 3, 723-762. https://doi.org/10.1016/S1571-9960(05)80028-X

Jennings, J. E.; Knigth, K. 1975. A guide to construction on or with materials exhibiting additional settlement due to “collapse” of grain structure. Proceedings Regional Conference for Africa on Soil Mechanics and Foundation Engineering, Durban, Balkema. pp. 99-105.

Lawton, E. C.; Fragaszy, R. J.; Hetherington, M. D. 1992. Review of Wetting?Induced Collapse in Compacted Soil. Journal of Geotechnical Engineering, 118, 1376-1394. https://doi.org/10.1061/(ASCE)0733-9410(1992)118:9(1376)

Leão, H. C. R. S. 2019. PIB do Nordeste cresce acima da média Nacional. Banco do Nordeste do Brasil, Diário Econômico ETENE, 117, 1-2.

Li, P.; Vanapalli, S.; Li, T. 2016. Review of collapse triggering mechanism of collapsible soils due to wetting. Journal of Rock Mechanics and Geotechnical Engineering, 2, 8, 256-274. https://doi.org/10.1016/j.jrmge.2015.12.002

Lollo, J. A. 2012. Revisão dos métodos de cartografia geotécnica de materiais geológicos colapsíveis. Revista Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2, 1, 99-115.

Mahmood, M. S.; Abrahim, M. J. 2021. A Review of Collapsible Soils Behavior and Prediction. IOP Conference Series: Materials Science and Engineering, 1094, 012044. https://doi.org/10.1088/1757-899X/1094/1/012044

Margoto, L. O.; Aparecido Júnior, L. G. 2016. Caracterização e análise de solos colapsíveis na área urbana do município de Campos Gerais. Anais IV Jornada Científica da Geografia. Alfenas, Minas Gerais, MG, Brasil, UNIFAL. pp. 192-195.

Marinho, R. P. 2018. Melhoramento de solo colapsível e expansivo de Santa Maria da Boa Vista-PE. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil. 114p.

Martinez, G. S. S. 2003. Estudo do comportamento mecânico de solos lateríticos da formação barreiras. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 290p.

Medeiros, S. S.; Lima, R. C. C.; Lima, J. P.; Nunes, T. H. C. 2017. Monitoramento dos Reservatórios da Região Semiárida. Instituto Nacional do Semiárido, Campina Grande, Paraíba, Brasil, BR.

Mendonça, M. B. 1990. Comportamento de solos colapsíveis da região de Bom Jesus da Lapa – Bahia. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. 281p.

Mendonça Neto, H. C. 2011. Análise de volume devido à inundação de um solo colapsível utilizado em um canal de irrigação. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil. 134p.

Mendonça Neto, H. C.; Ferreira, S. R. M. 2015. Behavior of volume change due to wetting in a collapsible soil to used in irrigation channel. Journal of Civil Engineering and Architecture Research, 2, 770-778.

Menezes, Y. R.; Bahiano Filho, R. S.; Viana, H. M. F. 2018. Avaliação do comportamento do solo do campo experimental da FTC de Vitória da Conquista - BA frente às variações de umidade. Anais XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, Salvador, BA, Brasil, ABMS. 8p.

Moniz, A.C. 1973. Elementos de Pedologia. USP, São Paulo, 459p.

Opukumo, A. W.; Davie, C. T.; Glendinning, S.; Oborie, E. 2022. A review of the identification methods and types of collapsible soils. Journal of Engineering and Applied Science, 1, 69, 1-21. https://doi.org/10.1186/s44147-021-00064-2

Popescu, M. E. 1986. A comparison between the behaviour of swelling and of collapsing soils. Engineering Geology, 23, 145-163. https://doi.org/10.1016/0013-7952(86)90036-0

Rafie, B. M. A.; Moayed, R. Z.; Esmaeli, M. 2008. Evaluation of soil collapsibility potential: A case study of Semnan railway station. Electronic Journal of Geotechnical Engineering, 13, 1-7.

Reginatto, A. R.; Ferrero, J. C. 1973. Collapse potential of soils and soil-water chemistry. Proceedings International Journal of Rock Mechanics and Mining Sciences & Geomechanics Abstracts, Moscow, Russian, Pergamon. pp. 177-183.

Riani, H. C.; Barbosa, M. C. 1989. Collapsible sand and its treatment by compaction. Proceedings International conference on SMFE, Rio de Janeiro, Brazil, CIMSTF. pp. 643-646.

Rodrigues, R. A.; Vilar, O. M. 2013. Colapso de solo desencadeado pela elevação do nível d’água. Revista Nacional de Gerenciamento de Cidades, 1, 6, 13-27. https://doi.org/10.17271/23188472162013521

Santos, H. G.; Jacomine, P. K. T. Anjos, L. H. C.; Oliveira, V. A.; Lumbreras, J. F.; Coelho, M. R.; Almeida, J. A.; Araujo Filho, J. C.; Oliveira, J. B.; Cunha, T. J. F. 2018. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Embrapa, 5 ed., 356p.

Silva, J. R.; Mota, F. C. M. 2020. A dinâmica econômica do Semiárido brasileiro e suas transformações recentes. Anais XXVIII Congresso (virtual) de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, São Paulo, Brasil, UNICAMP, pp. 1-5.

Silva, L. F. 2022. Solos colapsíveis no semiárido brasileiro: uma visão panorâmica. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, Brasil. 184p.

Silva, M. J. R. 2003. Comportamento geomecânico de solos colapsíveis e expansivos em Petrolina-PE: cartas de suscetibilidade Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil. 110p.

Silva, T. B.; Bello, M. I. M. C. V.; Ferreira, S. R. M. 2020. Correlações das classes pedológicas com características geotécnicas aplicadas ao uso e ocupação do solo. Journal of Environmental Analysis and Progress, 3, 5, 346-358. https://doi.org/10.24221/jeap.5.3.2020.3327.346-358

Silveira, P. E. M.; Reis, F. A. G. V. 2021. Elaboração de cartas geotécnicas aplicadas a solos colapsíveis em áreas urbanas utilizando o método do detalhamento progressivo. Geologia USP. Série Científica, 21, 2, 91-106. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v21-174359

Sun, P. P.; Zhang, M. S.; Zhu, L. F.; Xue, Q.; Hu, W. 2013. Typical case study of loess collapse and discussion on related problems. Geological Bulletin of China, 32, 847-851.

Tang, C. S.; Zhu, C.; Cheng, Q.; Zeng, H.; Xu, J. J.; Tian, B. G.; Shi, B. 2021. Desiccation cracking of soils: a review of investigation approaches, underlying mechanisms, and influencing factors. Earth-Science Reviews, 216, 103586. https://doi.org/10.1016/j.earscirev.2021.103586

Thornthwaite, C. W.; Mather, J. R. 1955. The Water Balance. Drexel Institute of Technology, New Jersey, 104p.

Vasconcelos, R. P. R. 2001. Mapas de suscetibilidade de solos colapsíveis e expansivos do Estado de Pernambuco. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. 93p.

Vilar, O. M.; Ferreira, S. R. M. 2015. Solos colapsíveis e expansivos. In: Carvalho, J. C.; Gitirana Junior, G. F. N.; Machado, S. L.; Mascarenha, M. M. A.; Silva Filho, F. C. [eds.]. Solos não saturados no contexto geotécnico, 1 ed., ABM, São Paulo. pp. 415-440.

Wang, C.; Zhang, Z. U.; Qi, W.; Fan, S. M. 2018. Morphological approach to quantifying soil cracks: application to dynamic crack patterns during wetting-drying cycles. Soil Science Society of America Journal, 82, 757-771. https://doi.org/10.2136/sssaj2017.03.0088

Wolle, C. M.; Benvenuto, C.; Carvalho, P. A. 1981. Collapsible soil foundation of canals in central Brazil. Proceedings International Conference on Soil Mechanics and Foundation Engineering, Stockholm, Sweden, ICSMFE. pp. 277-280.

Xavier, J. M. 2018. Estudo do comportamento geotécnico de um solo colapsível voltado para fundações superficiais. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil. 175p.

Zaine, J. E. 2000. Mapeamento geológico-geotécnico por meio do método do detalhamento progressivo: ensaio de aplicação na área urbana do município de Rio Claro (SP). Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista. Rio Claro, São Paulo, Brasil. 149p.

Ziani, H.; Abbèche, K.; Messaoudene, O.; Andrade Pais, L. J. 2019. Treatment of Collapsible Soils by Additions of Granulated Slag and Natural Pozzolan. KSCE Journal of Civil Engineering, 23, 1028-1042. https://doi.org/10.1007/s12205-019-0051-0

Zimbardo, M.; Ercoli, L.; Mistretta, M. C.; Scaffaro, R.; Megna, B. 2020. Collapsible intact soil stabilisation using non-aqueous polymeric vehicle. Engineering Geology, 264, 1-10. https://doi.org/10.1016/j.enggeo.2019.105334

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Borges, J. J. da S., Ferreira, S. R. de M., & Amorim, S. F. (2023). Utilização do sistema de informação geográfica para identificar solos colapsíveis na região do semiárido brasileiro. Journal of Environmental Analysis and Progress, 8(2), 140–155. https://doi.org/10.24221/jeap.8.2.2023.5681.140-155