Seletividade de fungos entomopatogênicos sobre o predador Marava arachidis (Yersin, 1860) (Dermaptera: Labiidae)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24221/jeap.9.1.2024.6186.050-059

Palavras-chave:

Controle biológico, viabilidade, tesourinhas

Resumo

Marava arachidis (Yersin, 1860) (Dermaptera: Labiidae) possui alta voracidade sobre fases iniciais do ciclo de vida de diversas pragas agrícolas. Assim, é necessário o desenvolvimento de estudos sobre a capacidade seletiva dos agentes de controle visando a conservação dessa espécie nos agroecossistemas. Enquanto os pesticidas são agentes que oferecem o risco da eliminação dos insetos benéficos, os fungos entomopatogênicos surgem como inimigos naturais eficazes na redução de populações de pragas, podendo ter uma boa capacidade seletiva sobre insetos benéficos. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a seletividade dos fungos entomopatogênicos Metharhizium anisopliae (Metschnikoff, 1879) Sorokin, 1883 e Beauveria bassiana (Balsamo) Vuilllemin, 1912 sobre o predador M. arachidis. Para constatar se os fungos eram patogênicos aos indivíduos de M. arachidis, as ninfas e os adultos da espécie foram imersos em uma concentração de 5 g das matrizes de arroz contendo conídios, diluídos em 50 mL de água destilada, sendo as médias comparadas pelo Teste de Tukey (p ? 0,05). Os resultados mostraram que M. anisopliae e B. bassiana são seletivos para M. arachidis, não afetando o seu ciclo reprodutivo, necessitando-se do desenvolvimento de estudos em condições semi-campo, para que esse predador possa vir a ser indicado para liberações in loco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anddreza Maddalena, Universidade Federal da Paraíba

Bacharela em Ciências Biológicas pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2018-2023). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) do CCA/UFPB, atuando atualmente no Laboratório de Invertebrados (LABIN) do Departamento de Biociências do CCA/UFPB. Foi estagiária no LABIN (2019 - 2023). Ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/PETAgroBio) do CCA/UFPB (2020 - 2023). Foi extensionista nos projetos: "Produção de cogumelos comestíveis em escolas como ferramenta para promoção da economia circular e segurança alimentar"; e "UFPB no cultivo de cogumelos comestíveis: transferência de tecnologia e promoção de segurança alimentar em comunidades de agricultores familiares no município de Areia/PB". Foi monitora das disciplinas de Anatomia Vegetal, Zoologia dos Invertebrados I e Zoologia dos Invertebrados II.

Khyson Gomes Abreu, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB). Mestre em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus Areia. Área de concentração em Agricultura Tropical, com atuação na linha de pesquisa em Biotecnologia, Melhoramento e Proteção de Plantas Cultivadas, ênfase em Entomologia Agrícola (2021). Especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Instituto Federal da Paraíba, Campus Monteiro (2023). Graduado em Agroecologia pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sumé (2018). Possui experiência na área de Bioecologia de Insetos, Controle Biológico e alternativo de Insetos-praga e Manejo Integrado de Pragas.

Carlos Henrique de Brito, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Licenciatura Plena e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2000); Mestre em Agronomia/Produção Vegetal pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Doutor em Agronomia/Produção Vegetal pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Trabalhou como pesquisador na Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba, bolsa DTI, FINEP/CNPq, entre os anos de 2007 e 2008. Bolsista DCR/FAPESQ/PB entre os anos 2008 e 2009. Atualmente é pesquisador/professor da Universidade Federal da Paraíba Campus II – Areia – PB, nos componentes curriculares Zoologia e Entomologia. Tem experiência na área de Bioecologia de Insetos, Controle Biológico de Insetos Praga e Manejo Integrado de Pragas.

Rhaldney Felipe de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE e integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Ambiental em Pernambuco (Gampe) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem interesse nas áreas de Gestão Ambiental, Resíduos Sólidos, Conservação dos Recursos Naturais, Ecologia Humana, Educação para a Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável.

João Paulo de Oliveira Santos, Instituto Federal do Tocantins

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2023), Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2019) e Especialista em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Instituto Federal da Paraíba (2023). Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba (2017). Atuou como Diretor de Recursos Humanos da ACJ (Agropecuária Consultoria Junior) do Campus II da UFPB no período de 2012/2013. Durante a graduação participou de Programas de Extensão e Iniciação Científica, tendo recebido em 2016 o Prêmio Jovem Investigador pelo trabalho de Iniciação Científica PIBIC/CNPq desenvolvido na vigência 2014-2015. Finalizado o curso de Agronomia, recebeu a Láurea Acadêmica Destaque da Graduação - 1 Lugar, por seu desempenho acadêmico. Atualmente é Engenheiro área - Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins.

Angélica da Silva Salustino, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutorado pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) no programa de Mestrado Profissional em Proteção de Plantas, com foco em Modelagem de dados pelo projeto Machine Learning e Drones no controle de mariposas em grandes culturas-EMBRAPI-IFG, enfatizando a caracterização ecológica de mariposas e a integração de técnicas de modelagem de dados, aprendizado de máquina e uso de drones. Doutora em Agronomia na área de Agricultura Tropical, com linha de pesquisa em Biotecnologia, Melhoramento e Proteção de Plantas Cultivadas Com ênfase em entomologia Agrícola - Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Agronomia na área de Agricultura Tropical, com linha de pesquisa em Biotecnologia, Melhoramento e Proteção de Plantas Cultivadas Com ênfase em entomologia Agrícola - Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (2020). Graduada em Ciências Agrárias Licenciatura Plena pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), da Universidade Federal da Paraíba (2018). Possuindo experiência em Fitossanidade com destaque para Entomologia Agrícola, desenvolvendo trabalhos na área de Manejo Integrado de Insetos-Praga (controle ecológico).

Marília de Macêdo Duarte Morais, Universidade Federal da Paraíba

Graduada no curso de licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no ano de 2016. Estagiou na EMBRAPA Algodão durante quatro anos, sendo dois anos na área de entomologia sob orientação do professor Dr. Carlos Alberto Domingues da Silva com ênfase em resistência à inseticidas e dois anos na área de biotecnologia sob orientação da professora Dra. Roseane Cavalcanti dos Santos com ênfase em melhoramento de plantas de algodão. Mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual da Paraíba/EMBRAPA sob a orientação da Profa. Dra. Roseane Cavalcanti dos Santos tendo desenvolvido pesquisa relacionada a variabilidade genética de Arachis hypogaea L, no ano de 2020. Atualmente, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba sob orientação do prof. Dr. Carlos Henrique de Brito e coorientação do prof. Dr. Carlos Alberto Domingues da Silva desenvolvendo pesquisa relacionada a identificação de himenópteros parasitoides da cochonilha do algodão Phenacoccus solenopsis (Tinsley) (Hemiptera: Pseudococcidae).

Roberto Balbino da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Ciências Biológicas (2011) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialização em Ciências Ambientais (2015) pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa da Paraíba (CINTEP PB). Graduado em Ciências Agrárias (2019) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciências Agrárias Agroecologia (PPGCAG) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorando no Programa de Pós Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Paraíba (UFPB), Técnico em Agronegócio Senar/PB 2022, Professor Voluntário na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) 2023. Supervisor Administrativo na Produção de Bioinsumos na Associação de Plantadores de Cana-da-Paraíba (ASPLAN); responsável pela produção de fungos entomopatôgicos e do parasitoide Cotesia flavipes. Consultor ON FARM, para implantação de Biofábrica para produção de fungos, assistência em campo sobre manejo integrado de pragas (MIP), além de orientar produtores e público em geral sobre manejo de pragas.

Referências

Abreu, K. G. 2021. Seletividade de extratos vegetais utilizados no controle de Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae) sobre o predador Marava arachidis (Yersin, 1860) (Dermaptera: Labiidae). Dissertação de Mestrado (Agronomia), Universidade Federal da Paraíba. Areia, Paraíba, Brasil. 81p.

Alfaro-Valle, E.; Martínez-Hernández, A.; Otero-Colina, G.; Lara-Reyna, J. 2022. High susceptibility of Tetranychus merganser (Acari: Tetranychidae), an emergent pest of the tropical crop Carica papaya, towards Metarhizium anisopliae sl and Beauveria bassiana strains. PeerJ, 10, e14064. https://doi.org/10.7717/peerj.14064

Angelini, M. R.; Freitas, S. 2004. Desenvolvimento pós-embrionário e potencial reprodutivo de Chrysoperla externa (Hagen) (Neuroptera: Chrysopidae), alimentada com diferentes quantidades de ovos de Sitotroga cerealella (Lepidoptera). Acta Scientiarum. Agronomy, 26, 4, 395-399. https://doi.org/10.4025/actasciagron.v26i4.1715

Beukeboom, L. W. 2018. Size matters in insects–an introduction. Entomologia Experimentalis et Applicata, 166, 1, 2-3. https://doi.org/10.1111/eea.12646

Cardoso, E. R.; Freitas, S.; Nunes, H. T.; Pessoa, L. G. A. 2007. Seletividade de Lecanicillium lecanii e Metarhizium anisopliae para larvas de primeiro ínstar de Ceraeochrysa cincta (Neuroptera: Chrysopidae) em laboratório. Acta Scientiarum. Agronomy, 29, 4, 563-568. https://doi.org/10.4025/actasciagron.v29i4.436

Celestino, M. F.; Oliveira, J. A. S. 2022. Métodos de encapsulamento de fungos entomopatogênicos para sua aplicação no controle biológico. Research, Society and Development, 11, 16, e123111638031. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i16.38031

Ferreira, R. R.; Abreu, K. G.; Oliveira Filho, M. C.; Ferreira, R. R.; Salustino, A. S.; Morais, M. M. D.; Brito, C. H. 2022. Avaliação de dietas artificiais no desenvolvimento biológico de Marava arachidis (Dermaptera: Labiidae) e Euborellia annulipes (Dermaptera: Forficulidae). Scientific Electronic Archives, 15, 3. https://doi.org/10.36560/15320221521

Goedel, A. D.; Faita, M. R.; Poltronieri, A. S. 2021. Resistência varietal de milho doce crioulo a Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae). Research, Society and Development, 10, 13, e411101321309. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i13.21309

Hassan, S. A.; F. Bigler, H.; Bogenschütz, E; Boller, J. B.; Calis, J. N. M.; Coremans-Pelseneer, J.; Duso, C.; Grove, A.; Heimbach, U.; Helyer, N.; Hokkanen, H.; Lewis, G. B.; Mansour, F.; Moreth, L.; Polgar, L.; Samsøe-Petersen, L.; Sauphanor, B.; Stäubli, A. Sterk, G.; Vainio, A.; Van de Veire, G.; Viggiani, G.; Vogt, H. 1994. Results of the sixth joint pesticide testing programme of the IOBC/WPRS-Working Group Pesticides and Beneficial Organisms. Entomophaga, 39. 107-119. https://doi.org/10.1007/BF02373500

Kamimura, Y.; Nishikawa, M.; Lee, C. Y. 2016. The earwig fauna (Insecta: Dermaptera) of Penang Island, Malaysia, with descriptions of two new species. Zootaxa, 4084, 2, 233-257. https://doi.org/10.11646/zootaxa.4084.2.4

Leal, M. R.; Castilho, A. M. C.; Aguiar-Menezes, E. L.; Trevisan, H.; Carvalho, A. G.; Souza, T. S. 2022. Letalidade de cinco entomopatógenos à lagarta de Urbanus velinus (Plötz, 1880) em condições de laboratório. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, 15, 1, 1-14. https://doi.org/10.17765/2176-9168.2022v15n1e8914

Lima, R. M. 2020. Caracterização morfológica de Marava arachidis (Dermaptera: Labiidae) e Euborelia annullipes (Dermaptera: Anisolabididae) para identificação do dimorfismo sexual. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas), Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Paraíba. pp. 14-30.

Oliveira, L. V. Q.; Oliveria, R.; Nascimento Júnior, J. L.; Silva, I. T. F. A.; Barbosa, V. O.; Batista, J. L. 2019. Capacidade de busca da tesourinha Euborellia annulipes sobre o pulgão Brevicoryne brassicae (Hemiptera: Aphididae). PesquisAgro, 2, 1, 3-10. https://doi.org/10.33912/pagro.v2i1.209

Oliveira Filho, M. C.; Silva, K. M.; Brito, C. H. 2023. Biologia de Marava arachidis (Yersin, 1860) (Dermaptera: Labiidae) alimentada com Brevicoryne brassicae (Linnaeus, 1758) (Hemiptera: Aphididae). Scientia Plena, 19, 6. https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.060201

Patel, P. N.; Habib, E. M. 1978. Biological and behavioral studies of an ovoviviparous earwig, Marava arachidis (Yersin, 1860) (Dermaptera; Forficulidae). Revista de Biología Tropical, 26, 2, 385-389. https://doi.org/10.15517/rbt.v26i2.25745

Pessoa, L. G. A.; Cavalcanti, R. S.; Moino Júnior, A.; Souza, B. 2005. Compatibilidade entre Beauveria bassiana e o predador Chrysoperla externa em laboratório. Pesquisa Agropecuária Brasileira, 40, 617-619. https://doi.org/10.1590/S0100-204X2005000600014

Pires, L. M.; Marques, E. J.; Oliveira, J. V.; Alves, S. B. 2010. Seleção de isolados de fungos entomopatogênicos para o controle de Tuta absoluta (Meyrick) (Lepidoptera: Gelechiidae) e sua compatibilidade com alguns inseticidas usados na cultura do tomateiro. Neotropical Entomology, 39, 977-984. https://doi.org/10.1590/S1519-566X2010000600020

Poderoso, J. C. M. 2014. Predator versus pathogen: Podisus distinctus (Stal) (Heteroptera: Pentatomidae) challenged by Beauveria bassiana and Metarhizium anisopliae. Tese (Doutorado em Ciência Entomológica), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 83p.

Ramos, Y.; Taibo, A. D.; Jiménez, J. A.; Portal, O. 2020. Endophytic establishment of Beauveria bassiana and Metarhizium anisopliae in maize plants and its effect against Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) larvae. Egyptian Journal of Biological Pest Control, 30, 1-6. https://doi.org/10.1186/s41938-020-00223-2

Rubio, G. O.; Souza, E. C.; Pereira, R. M. 2021. Eficiência da utilização de fungos entomopatogênicos no controle de Euschitus heros na cultura da soja. Anais Colóquio Estadual de Pesquisa Multidisciplinar Congresso Nacional de Pesquisa Multidisciplinar. 12p.

Saldanha, M. A.; Walker, C.; Quevedo, A. C.; Pedron, L.; Muniz, M. F. B.; Costa, E. C. 2022. Caracterização morfofisiológica de fungos entomopatogênicos para o controle biológico de Oncideres impluviata. Ciência Florestal, 32, 776-792. https://doi.org/10.5902/1980509849227

Salustino, A. S.; Oliveira Filho, M. C.; Abreu, K. G.; Ferreira, R. R.; Brito, C. H. 2021. Uso dos dermápteros no cenário agronômico: uma análise bibliométrica sobre a utilização destes predadores. Research, Society and Development, 10, 3. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13611

Shimizu, M. Y.; Mourão, M. A. N. 2022. Gestão ambiental como ferramenta mitigadora de impactos ambientais provocados por pesticidas que afetam populações da espécie de abelha sem ferrão Tetragonisca angustula (Hymenoptera: Apidae). Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 8, 4, 1731-1749. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5190

Soliman, E. P.; Castro, B. M. C.; Wilcken, C. F.; Firmino, A. C.; Pogetto, H. F. A. D.; Barbosa, L. R.; Zanuncio, J. C. 2019. Susceptibility of Thaumastocoris peregrinus (Hemiptera: Thaumastocoridae), a Eucalyptus pest, to entomopathogenic fungi. Scientia Agricola, 76, 255-260. https://doi.org/10.1590/1678-992X-2017-0043

Tejo, D. P.; Fernandes, C. H. S.; Buratto, J. S. 2020. Fitonematoides e estratégias adotadas em seu controle. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, 24, 2, 126-130. https://doi.org/10.17921/1415-6938.2020v24n2p126-130

Thomazoni, D.; Formentini, M. A.; Alves, L. F. A. 2014. Patogenicidade de isolados de fungos entomopatogênicos à Spodoptera frugiperda (Smith) (Lepidoptera: Noctuidae). Arquivos do Instituto Biológico, 81, 126-133. https://doi.org/10.1590/1808-1657001162012

Vila-Verde, G.; Santos, C. R.; Bomfim, G. S. 2021. Insetos (Insecta: Hymenoptera, Lepidoptera e Odonata) e as mudanças climáticas. Terrae Didatica, 17, 00, e021054. https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667377

Zappelini, L. O.; Almeida, J. E. M.; Batista Filho, A.; Giometti, F. H. C. 2010. Seleção de isolados do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. visando o controle da broca da cana-de-açúcar Diatraea saccharalis (Fabr., 1794). Arquivos do Instituto Biológico, 77, 75-82. https://doi.org/10.1590/1808-1657v77p0752010

Publicado

2024-03-31

Como Citar

Maddalena, A., Abreu, K. G., Brito, C. H. de, Santana, R. F. de, Santos, J. P. de O., Salustino, A. da S., Morais, M. de M. D., & Silva, R. B. da. (2024). Seletividade de fungos entomopatogênicos sobre o predador Marava arachidis (Yersin, 1860) (Dermaptera: Labiidae). Journal of Environmental Analysis and Progress, 9(1), 050–059. https://doi.org/10.24221/jeap.9.1.2024.6186.050-059