Ensino de Química em Espaço Não Formal: A Discussão do Conceito de Tabela Periódica no Grupo Escoteiro Velho Lobo - Goiânia - GO
Palavras-chave:
Movimento Escoteiro, Ensino de Ciências, Educação não formal.Resumo
Este trabalho buscou observar qual o entendimento dos conceitos relacionados à Tabela Periódica dos Elementos Químicos para crianças e jovens (de 7 a 14 anos) participantes do Movimento Escoteiro, assim como mostrar a relação entre aspectos do Escotismo e características da educação não formal. Para isso nos utilizamos de referenciais sobre os jogos calcados na teoria de Piaget (Piaget, 1978). A pesquisa desse trabalho foi qualitativa e para caracterizá-la, utilizamo-nos do estudo de caso. O público alvo foram escoteiros e lobinhos do Grupo Escoteiro Velho Lobo de Goiânia, Goiás. Para coletar os dados foi utilizado um jogo com o intuito de apresentar a Tabela Periódica e, também, observar características e aspectos relacionados às classificações de jogo segundo Piaget. O presente trabalho nos mostrou a importância de trabalhar conteúdos próprios da educação formal em ambientes não formais, aproximando esses conceitos específicos dos indivíduos e buscando uma familiaridade com a Química.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Ferreira, V. R. F., Santos, J. C. A. dos, Sousa, M. V. de, & Soares, M. H. F. B. (2017). Ensino de Química em Espaço Não Formal: A Discussão do Conceito de Tabela Periódica no Grupo Escoteiro Velho Lobo - Goiânia - GO. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 7–16. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1293
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.