Análise Crítica do Jogo "Saga Científica"

Autores

  • Beatriz Silva Passos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Gabriela M. de Paiva Andrade Universidade Federal de Ouro Preto
  • Nilmara Braga Mozzer Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Jogo educativo, Natureza da Ciência, Ensino de Química.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma análise crítica do jogo “Saga Científica”, o qual aborda aspectos de Natureza da Ciência no contexto de síntese da amônia. O jogo foi aplicado em uma turma de 15 estudantes de uma escola pública de Ouro Preto. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com alguns dos estudantes que participaram do jogo com os objetivos de avaliar essa ferramenta didática a partir das possíveis visões dos estudantes sobre aspectos de NC; e de apontar possíveis modificações no jogo na tentativa de contribuir para a melhoria do mesmo. Os dados foram categorizados e analisados com base no modelo Science Eye. Os resultados evidenciam que várias ideias, coerentes ou não com as ideias científicas, foram influenciadas pelo jogo. Concluímos que o jogo “Saga Científica” tem potencial para gerar discussões sobre NC. É sugerido que professores invistam em uma formação que possibilite discussões mais profundas sobre esses aspectos.

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Biografia do Autor

Gabriela M. de Paiva Andrade, Universidade Federal de Ouro Preto

Beatriz Silva do Passos1 Gabriela M. de Paiva C. Andrade1 Nilmara Braga Mozzer1 (beatrizp17@yahoo.com.br)

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Passos, B. S., Andrade, G. M. de P., & Mozzer, N. B. (2017). Análise Crítica do Jogo "Saga Científica". Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2 ESP), 55–65. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1298

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa