Comportamento dos Professores Iniciantes de Química Frente à Realidade dos Problemas Educacionais

Autores

  • Murilo Sérgio da Silva Julião Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Samuel Soares Pereira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Raquel Oliveira dos Santos Fontenelle Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

Comportamento, Professores iniciantes de Química, Dificuldades.

Resumo

O ato de ensinar é uma ação complexa, cheia de desafios, dificuldades e superações e por isto compreende-se a preocupação dos docentes em relação a esse ato, principalmente dos professores em início de carreira. Assim, este trabalho teve como objetivo, identificar os problemas, dificuldades e ações que os professores iniciantes de Química sofrem e desenvolvem na fase inicial da carreira, bem como analisar a formação recebida na universidade e sua relação com os obstáculos encontrados no início do magistério. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados a graduandos de licenciatura em Química, que atuam no magistério. Foi verificado que a maioria dos professores iniciantes enfrenta problemas com a indisciplina dos alunos, com a rotina burocrática das escolas, com a falta de infraestrutura das instituições de ensino e de relacionamento pessoal com professores veteranos e gestores pedagógicos. A pesquisa destaca algumas soluções possíveis para os principais problemas encontrados, uma vez que os professores iniciantes buscam a ajuda de colegas mais experientes. Pode-se concluir, então, que é de grande importância um maior acompanhamento por parte dos gestores pedagógicos das escolas, bem como da sensibilização dos professores veteranos em auxiliar os docentes iniciantes.

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Biografia do Autor

Raquel Oliveira dos Santos Fontenelle, Universidade Estadual Vale do Acaraú

 

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Publicado

2017-04-18

Como Citar

Julião, M. S. da S., Pereira, S. S., & Fontenelle, R. O. dos S. (2017). Comportamento dos Professores Iniciantes de Química Frente à Realidade dos Problemas Educacionais. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 79–91. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1317

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa