Comportamento dos Professores Iniciantes de Química Frente à Realidade dos Problemas Educacionais
Palavras-chave:
Comportamento, Professores iniciantes de Química, Dificuldades.Resumo
O ato de ensinar é uma ação complexa, cheia de desafios, dificuldades e superações e por isto compreende-se a preocupação dos docentes em relação a esse ato, principalmente dos professores em início de carreira. Assim, este trabalho teve como objetivo, identificar os problemas, dificuldades e ações que os professores iniciantes de Química sofrem e desenvolvem na fase inicial da carreira, bem como analisar a formação recebida na universidade e sua relação com os obstáculos encontrados no início do magistério. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados a graduandos de licenciatura em Química, que atuam no magistério. Foi verificado que a maioria dos professores iniciantes enfrenta problemas com a indisciplina dos alunos, com a rotina burocrática das escolas, com a falta de infraestrutura das instituições de ensino e de relacionamento pessoal com professores veteranos e gestores pedagógicos. A pesquisa destaca algumas soluções possíveis para os principais problemas encontrados, uma vez que os professores iniciantes buscam a ajuda de colegas mais experientes. Pode-se concluir, então, que é de grande importância um maior acompanhamento por parte dos gestores pedagógicos das escolas, bem como da sensibilização dos professores veteranos em auxiliar os docentes iniciantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Julião, M. S. da S., Pereira, S. S., & Fontenelle, R. O. dos S. (2017). Comportamento dos Professores Iniciantes de Química Frente à Realidade dos Problemas Educacionais. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 79–91. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1317
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.