Estratégias Didáticas no Ensino de Química: Discutindo Equilíbrio Químico no Ensino Médio pela Perspectiva Epistemológica de Kelly
Palavras-chave:
Ensino de Química, Equilíbrio Químico, Experiência de Kelly.Resumo
O presente estudo investigou as contribuições de uma sequência didática pautada na teoria de Kelly para aprendizagem do conceito de equilíbrio químico. Neste sentido, apresenta algumas das concepções alternativas de estudantes do ensino médio em relação ao conteúdo em destaque. Por conseguinte, aponta as etapas constituintes da experiência de Kelly, a saber, antecipação, investimento, encontro, confirmação ou desconfirmação e revisão construtiva, aplicadas ao ensino da definição de equilíbrio químico e suas característica a partir de uma intervenção didática sequenciada com momentos e atividades consonantes com os respectivos pressupostos. Por fim, os dados coletados em relação à estratégia de ensino adotada convergiram, principalmente, para a melhoria do diálogo professor-aluno e o estímulo à aprendizagem de novos conceitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-04-18
Como Citar
Santos, R. C. S. dos, Santos, V. da S., Vale, W. K. M. do, & Francisco, I. F. da S. (2017). Estratégias Didáticas no Ensino de Química: Discutindo Equilíbrio Químico no Ensino Médio pela Perspectiva Epistemológica de Kelly. Revista Debates Em Ensino De Química, 2(2), 92–101. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1318
Edição
Seção
Artigos de Pesquisa
Licença
A REDEQUIM utiliza da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação;
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.