Análise de Experimentos de Química Orgânica sob uma Perspectiva de Química Verde

Autores

  • Samuel Fernandes Pimenta Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Sandra Inês Adams Angnes Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas
  • Marilei Casturina Mendes Sandri Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

Palavras-chave:

Métricas de Verdura, Química Verde, Ensino de Química Verde.

Resumo

Este trabalho apresenta a análise de verdura química de experimentos realizados nas aulas experimentais de Química Orgânica no ensino superior. Para realização dessas análises empregou-se as métricas Matriz Verde, uma métrica qualitativa, e Estrela Verde, uma métrica semi-quantitativa que mostra graficamente o atendimento dos princípios da Química Verde. Foram analisados 03 (três) propostas experimentais realizadas nas aulas de Química Orgânica Experimental no curso de Química do IFPR – Campus Palmas (Experimentos A) e comparou-se com experimentos correlatos, proposto por Pavia et al (2009) (Experimentos B). Os resultados demonstram que os Experimentos A apresentam maiores índice de verdura quando comparados com os experimentos B, no entanto ambos os protocolos experimentais analisados apresentam possibilidades de melhoria do ponto de vista da Química Verde. A utilização da Matriz Verde e Estrela Verde mostrou ser uma importante ferramenta para disseminar o conhecimento da Química Verde, bem como, demonstrar para o acadêmico a importância de conhecer suas práticas e os possíveis resultados negativos que as mesmas podem trazer. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Fernandes Pimenta, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Palmas PR. De 2014 a 2018 atuou como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID. Realizou estudos voltados para o Ensino de Química e aplicações dos Princípios da Química Verde no Ensino de Química. Atualmente atua na educação básica (Ensino Médio) como professor contratado na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Sandra Inês Adams Angnes, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

Graduada em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química, pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas (1999); Especialização em Ciências - Química, pelas Faculdades Integradas Católicas de Palmas (2001); Mestrado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Possui nove (09) anos de experiência docente na Educação Básica e (quinze) 17 anos no Ensino Superior. Professora do Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas desde 2011, onde desenvolve atividades de extensão voltadas para o Ensino de Química como coordenadora dos projetos: Laboratório Dinâmico Interdisciplinar para o Ensino de Ciências (LADIEC) e Monitoria em Laboratório de Química. Colaboradora do projeto de extensão Fábrica escola de Detergentes desde 2011. Foi coordenadora dos Estágios e do Subprojeto PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) do Curso de Licenciatura em Química e atualmente é coordenadora Institucional do PIBID-IFPR.

Marilei Casturina Mendes Sandri, Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), mestrado em Química Aplicada pela mesma universidade (2008) e doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Química Verde, Formação de Professores e experimentação.

Downloads

Publicado

2018-07-15

Como Citar

Pimenta, S. F., Adams Angnes, S. I., & Mendes Sandri, M. C. (2018). Análise de Experimentos de Química Orgânica sob uma Perspectiva de Química Verde. Revista Debates Em Ensino De Química, 4(1), 180–207. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/1742

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa